Centro Cultural Miguel de Cervantes

Endereço:
Rua Dr. Carlos de Carvalho, 1238, Praça da Espanha - Bigorrilho

Contato:
(41) 3225-2271
ccmigueldecervantes@fcc.curitiba.pr.gov.br

Horário de funcionamento:
9h às 18h (2ª a 6ª feira) e 10h às 14h (sábado)

Apresentação

O espaço que era ocupado pela Casa da Leitura Miguel de Cervantes foi reformado e inaugurado em junho de 2016,  para abrigar também outras atividades culturais, passando a se chamar Centro Cultural Miguel de Cervantes. Além da biblioteca, o espaço terá o Atelier La Mancha, com uma programação voltada a todas as idades, envolvendo várias linguagens, como dança, música, circo, cinema e teatro.

Uma das peculiariedades da Casa da Leitura que faz parte do Centro Cultural é o acervo de livros em espanhol, contendo obras de referência da literatura espanhola, entre elas a obra-prima de Cervantes, "Dom Quixote de la Mancha", e de autores da literatura íbero-americana, como Federico García Lorca, Jorge Luis Borges e Isabel Allende.


Histórico:

A Fundação Cultural de Curitiba investe em ações inovadoras, como o programa Curitiba Lê, para deixar o livro mais próximo do leitor. A política implantada na área de literatura tem por objetivo derrubar as barreiras que, no Brasil, deixam índices muito baixos de leitura. Além da criação de novos espaços, outras atividades de incentivo ao hábito de ler estão presentes nas Casas da Leitura, entre elas as oficinas literárias e os ciclos de leitura, que mostram os livros como fonte de lazer e reflexão.

Com um acervo de livros e periódicos para pesquisas e empréstimos, esta biblioteca também desenvolve atividades ligadas à literatura, entre elas a hora do conto. O local ainda abriga exposições, exibição de vídeos e troca de gibis.

Inaugurada em 26 de julho de 1979, na Praça Espanha, a biblioteca recebeu o nome de Miguel de Cervantes, em homenagem ao importante escritor espanhol. Em janeiro de 1989, a biblioteca foi parcialmente destruída por um incêndio, sendo recuperada e reaberta em 9 de junho do mesmo ano.

Agenda

Nenhum evento cadastrado no momento.

Cursos e Oficinas

Nenhum curso cadastrado no momento.

Quero Utilizar este Local

A utilização de um espaço cultural público, de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, para eventos, sessões de fotos, filmagens, atividades artísticas ou para outras demandas, requer procedimentos que se iniciam a partir da solicitação de agendamento. Caso seja de seu interesse fazer uso de algum dos equipamentos, preencha todos os campos do formulário abaixo e aguarde o contato da Fundação Cultural de Curitiba.

Mas ATENÇÃO! Este formulário é apenas de solicitação e não vale como reserva. A partir das informações fornecidas, o pedido será avaliado pela comissão responsável e a liberação da utilização do espaço só será feita mediante assinatura de contrato.