Casa Romário Martins

Largo Coronel Enéas, 30, Largo da Ordem - São Francisco

9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado)

A Casa Romário Martins segue a tradição de divulgar e promover a história de Curitiba, por meio de exposições e outras atividades orientadas pelas pesquisas sobre a cidade.

Inaugurada em 14 de dezembro de 1973, a Casa Romário Martins passou a sediar o primeiro núcleo voltado à preservação dos suportes da memória de Curitiba, base inicial da Casa da Memória e da Diretoria de Patrimônio Cultural do município.

Último exemplar da arquitetura colonial portuguesa no centro de Curitiba, a edificação foi utilizada como moradia até o início do século passado, quando passou a abrigar o armazém de secos e molhados de propriedade de Guilherme Etzel e, a partir de 1930, o armazém do Roque. Manteve atividades comerciais até sua desapropriação, em 1970, pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Restaurada conforme projeto do arquiteto Cyro Ilídio Corrêa D'Oliveira Lyra, recebeu na inauguração o nome de Casa Romário Martins, em homenagem ao historiador e pesquisador Alfredo Romário Martins, autor de inúmeras obras referenciais sobre Curitiba. Como legislador, criou a Lei que define o dia 29 de março como a data oficial de comemoração do aniversário da cidade.

AÇÃO EDUCATIVA

Promover a Educação Patrimonial por meio de mediações realizadas em diferentes roteiros, oportunizar o acesso da comunidade à Arte e ao Patrimônio, bem como colaborar com o processo de integração cultural, valorização da memória e construção do conhecimento é o trabalho da equipe de Ação Educativa da FCC.
As mediações são gratuitas e acontecem de 3ª a 6ª feira, das 9h as 12h e das 14h as 17h, por meio de agendamento através do telefone (41) 33213275 ou pelo e-mail: educativa@fcc.curitiba.pr.gov.br

Nenhum evento cadastrado no momento.

Nenhum curso cadastrado no momento.