Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural

Contato:
portaocultural@fcc.curitiba.pr.gov.br

Horário de funcionamento:
10h às 19h (3ª feira a domingo)

Apresentação

Integrando o complexo do Portão Cultural, antigo Centro Cultural Portão, o MuMA - que foi inaugurado em 5 de maio de 1988 - tem o objetivo de preservar, conservar, guardar e divulgar o acervo de arte do Município, reunindo aproximadamente 3.800 obras das coleções Poty Lazzarotto, Andrade Muricy, Mohamed Ali El Assal, Cleusa Salomão, Jorge Carlos Sade e Ben Ami. Em 2000, o acervo foi enriquecido com a aquisição, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, de 94 obras de 12 artistas paranaenses - Dulce Osinski, Edilson Viriato, Eliane Prolik, Fábio Noronha, Geraldo Leão, Yiftah Peled, Jarbas Schünemann, Karina Weidle, Laura Miranda, Luciano Buchmann, Rogério Ghomes e Newton Goto -, que enfatizam a fase contemporânea, nos anos de 1980 e 1990, período no qual a produção do Paraná obteve reconhecimento nacional.

A Sala Célia Neves Lazzarotto abriga a exposição permanente intitulada "Coleção Célia e Poty Lazzarotto", com obras pertencentes à coleção pessoal do casal e que passou a fazer parte do acervo da Fundação Cultural de Curitiba em 1986, mediante doação efetuada por Poty. São trabalhos de artistas de renome nacional e internacional como Picasso, Guignard, Portinari, Di Cavalcanti, Pancetti e muitos outros. O MuMA também recebe, em mais duas salas, exposições temporárias de nomes consagrados no cenário das artes plásticas.

O acervo está resguardado nas salas da reserva técnica, batizadas com o nome da artista plástica Guilmar Maria Vieira Silva, um dos expoentes da cultura paranaense, falecida em 2008. Nos anos de 1990, Guilmar foi responsável pelo acervo municipal, quando coordenou projetos de estruturação da reserva técnica, catalogação e acondicionamento das coleções. Por sua importância como bem cultural, o MuMA é cadastrado pela Prefeitura de Curitiba como Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP).

AÇÃO EDUCATIVA
Desvendar a importância de construções no centro histórico de Curitiba ou saber detalhes de uma obra de arte no museu pode ficar mais fácil se você estiver acompanhado por mediadores que transmitam informações sobre esses temas durante as visitas. É esse o trabalho do grupo de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba.

Agende uma visita mediada:

VISITAS MEDIADAS
Museu Municipal de Arte – MuMA
Agendamento: (41) 3321.3275
Data: 3ª a 6ª feira
Horário: 10h às 12h e 14h às 18h
educativamuma@fcc.curitiba.pr.gov.br

Cursos e Oficinas

DESENHO - ILUSTRAÇÃO

Criação de personagens: (mangá, humor, infantil, super-heróis). Desenhos: (luz e sombra, volume, perspectiva, composição, arte-final).

Data(s): Toda 4ª feira

Valor: R$ 75 (mensalidade)

TEATRO

Data(s): Todo sábado

Valor: R$ 50 (mensalidade)

Quero Utilizar este Local

A utilização de um espaço cultural público, de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, para eventos, sessões de fotos, filmagens, atividades artísticas ou para outras demandas, requer procedimentos que se iniciam a partir da solicitação de agendamento. Caso seja de seu interesse fazer uso de algum dos equipamentos, preencha todos os campos do formulário abaixo e aguarde o contato da Fundação Cultural de Curitiba.

Mas ATENÇÃO! Este formulário é apenas de solicitação e não vale como reserva. A partir das informações fornecidas, o pedido será avaliado pela comissão responsável e a liberação da utilização do espaço só será feita mediante assinatura de contrato.