Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural

Endereço:
Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão - Portão

Contato:
(41) 3221-2535
portaocultural@curitiba.pr.gov.br

Horário de funcionamento:
10h às 19h (3ª feira a domingo)

Apresentação

Integrando o complexo do Portão Cultural, antigo Centro Cultural Portão, o MuMA - que foi inaugurado em 5 de maio de 1988 - tem o objetivo de preservar, conservar, guardar e divulgar o acervo de arte do Município, reunindo aproximadamente 3.800 obras das coleções Poty Lazzarotto, Andrade Muricy, Mohamed Ali El Assal, Cleusa Salomão, Jorge Carlos Sade e Ben Ami. Em 2000, o acervo foi enriquecido com a aquisição, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, de 94 obras de 12 artistas paranaenses - Dulce Osinski, Edilson Viriato, Eliane Prolik, Fábio Noronha, Geraldo Leão, Yiftah Peled, Jarbas Schünemann, Karina Weidle, Laura Miranda, Luciano Buchmann, Rogério Ghomes e Newton Goto -, que enfatizam a fase contemporânea, nos anos de 1980 e 1990, período no qual a produção do Paraná obteve reconhecimento nacional.

A Sala Célia Neves Lazzarotto abriga a exposição permanente intitulada "Coleção Célia e Poty Lazzarotto", com obras pertencentes à coleção pessoal do casal e que passou a fazer parte do acervo da Fundação Cultural de Curitiba em 1986, mediante doação efetuada por Poty. São trabalhos de artistas de renome nacional e internacional como Picasso, Guignard, Portinari, Di Cavalcanti, Pancetti e muitos outros. O MuMA também recebe, em mais duas salas, exposições temporárias de nomes consagrados no cenário das artes plásticas.

O acervo está resguardado nas salas da reserva técnica, batizadas com o nome da artista plástica Guilmar Maria Vieira Silva, um dos expoentes da cultura paranaense, falecida em 2008. Nos anos de 1990, Guilmar foi responsável pelo acervo municipal, quando coordenou projetos de estruturação da reserva técnica, catalogação e acondicionamento das coleções. Por sua importância como bem cultural, o MuMA é cadastrado pela Prefeitura de Curitiba como Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP).


AÇÃO EDUCATIVA

Promover a Educação Patrimonial por meio de mediações realizadas em diferentes roteiros, oportunizar o acesso da comunidade à Arte e ao Patrimônio, bem como colaborar com o processo de integração cultural, valorização da memória e construção do conhecimento é o trabalho da equipe de Ação Educativa da FCC.
As mediações são gratuitas e acontecem de 3ª a 6ª feira, das 9h as 12h e das 14h as 17h, por meio de agendamento através do telefone (41) 33213275 ou pelo e-mail: educativa@curitiba.pr.gov.br

Mapa

Cursos e Oficinas

Nenhum curso cadastrado no momento.