Conservatório de MPB de Curitiba

Rua Mateus Leme, 66, Largo da Ordem - São Francisco

secretariacmpb@fcc.curitiba.pr.gov.br

Cursos: 9h às 12h e 13h às 22h (2ª a 6ª feira) e 9h às 13h (sábado). Secretaria: 9h às 12h e 14h às 18h (2ª a 6ª feira)

O Conservatório de Música Popular Brasileira dedica-se ao ensino, à pesquisa e à produção de eventos artístico-culturais na área da música brasileira, popular autoral e folclórica. O Conservatório oferece cursos semestrais nas áreas de instrumento, canto, estruturação musical, história da música, didática e prática de conjunto. Promove workshops sob a orientação de importantes artistas da música brasileira e organiza programas musicais com o objetivo de incentivar e divulgar o trabalho dos músicos curitibanos. O Conservatório possui uma fonoteca, com acervo sonoro com mais de 4.500 títulos, entre elepês, CDs, fitas cassete e de vídeo, e conta também com uma biblioteca especializada em música popular brasileira.

O Conservatório também é a sede dos grupos de MPB mantidos pela Fundação Cultural de Curitiba – Orquestra À Base de Cordas, Orquestra À Base de Sopros, Vocal Brasileirão e Coral Brasilerinho (infantil). Mantém uma programação variada de eventos como a Roda de Choro, que acontece às quintas-feiras, o Afina-se, que promove apresentações dos alunos ao término de cada semestre, o Sinfonética Comunitária Flutuante, entre outros.

O prédio que abriga o Conservatório de MPB é uma das unidades históricas do centro de Curitiba. O antigo Sobrado dos Guimarães foi construído em 1897 para servir de residência à família de Manoel Antonio Guimarães Neto. Depois foi utilizado para atividades comerciais. Entre 1905 e 1979 abrigou a Casa Ivaí, a tipografia da família Locker, o Hotel São José e o Hotel do Machado. Adquirido pela prefeitura de Curitiba na década de 1980, o imóvel passou por obras de restauração que tiveram início em 7 de julho de 1992, data oficial da inauguração do Conservatório.

O Conservatório de Música Popular Brasileira surgiu com a revitalização do Setor Histórico da cidade de Curitiba. O objetivo desta restauração era reciclar e valorizar prédios históricos que estavam sem uso. Um destes prédios era o antigo sobrado dos Guimarães, construído em 1897 para servir de residência à família de Manoel Antonio Guimarães Neto. O último uso do prédio foi quando abrigou o Hotel do Machado que sofreu um incêndio em 1979. Adquirido pela prefeitura de Curitiba na década de 80, o imóvel passou por obras de restauração que tiveram início em 7 de julho de 1992, data oficial de inauguração do Conservatório. O uso do casarão reciclado como conservatório de música é elemento importante na animação do setor histórico de Curitiba.

Cursos: Acordeom, Arranjo Instrumental, Baixo Elétrico, Bandolim, Bateria, Bateria para crianças, Canto, Cavaquinho, Clarinete, Flauta Doce, Flauta Doce para crianças, Flauta Transversal, Guitarra, Harmonia, Linguagem e Estruturação Musical, Percussão, Piano, Piano para crianças, Prática de Conjunto de Choro, Prática de Conjunto de MPB, Ritmo e Som, Musicalização para crianças, Saxofone, Trompete, Viola Caipira, Violão, Violão para crianças.

Professores: Abigail Rodrigues (Piano), Alex Figueiredo (Percussão), Alexandre dos Santos Zultanki (Trombone), Ana Cascardo (Canto Popular), André Dittrich (LEM), Antonio Antoniacomi Neto (Bateria), Carlos Eduardo de Andrade S e Ramos (Flauta Doce), Claudio Menandro (Violão), Daniel R. Fagundes (Violão crianças), Douglas Chiullo (Trompete), Fabiano Silveira - Tiziu (Violão), Guilherme Campos (Violão), Joaquin Rebollo (LEM), Jackson Franklin (Harmonia), Jacson Elomar Vieira (Clarinete), Joubert de Paiva Guimarães (Canto Popular), Julião Boêmio (Cavaquinho), Lucas Mello (Conj. De Choro), Luiz Rogério Gulin (Viola Caipira e Violão), Marcelo Pereira Athaides (Baixo Elétrico), Marcus Lacerda - Vina (Percussão), Marina Sebben Camargo (Acordeon), Mario Conde (Guitarra), Nilza Merlim Backes (Piano para Crianças), Nilton Sérgio Tolotti - Edi (Bateria para crianças), Raul A. Valente Chiqueto (Saxofone), Reginaldo Nascimento (Piano), Rodrigo Simões (Bandolim & Conj.MPB), Suzie Franco (Canto Popular), Thayana da Silva Barbosa (LEM), Zélia Brandão (Flauta Transversal).

*Próximas inscrições:

INSCRIÇÕES PARA 1ª FASE DE SELEÇÃO (todos os núcleos - vocal e instrumento)
+ Núcleo de Práticas de Conjunto (somente candidatos que já tocam algum instrumento)
16 a 27 de junho de 2014 - 9h às 17h

2ª FASE DE SELEÇÃO - teste prático/entrevista
10 a 15 de julho de 2014 - Os candidatos devem neste período acompanhar no portal e também no hall do Conservatório de MPB, a relação com os nomes do candidatos, que vão sendo selecionados em cada FASE.

MATRÍCULAS
14 a 18 de julho de 2014

INÍCIO DAS AULAS - 2º Semestre de 2014
28 de julho de 2014

As inscrições serão feitas pelo site da Fundação Cultural de Curitiba e pelo portal: www.conservatoriodempb.com.br

Nenhum curso cadastrado no momento.