Agenda de Música

Cursos e Oficinas

Oficina inclusiva Alunos cegos estrelam aula inaugural da Oficina de Música 2020

 O auditório do Instituto Paranaense de Cegos (IPC) foi palco, nesta terça-feira (10/12), da aula inaugural dos cursos da 37ª Oficina de Música de Curitiba. O evento acontecerá de 15 a 26 de janeiro e homenageará os 250 anos do nascimento compositor erudito alemão Ludwig van Beethoven, que ficou surdo na vida adulta e compôs parte de sua obra baseado na memória auditiva.

Foi a primeira vez que a Oficina de Música destacou as pessoas com deficiência em seu lançamento. “Isso é motivo de grande orgulho e legitima os profissionais de música com deficiência”, observou o violinista e professor com deficiência visual Luiz Amorim. Licenciado em Música pela Universidade Federal do Paraná, Amorim dá aulas no IPC e voltará a ministrar cursos no evento. Ele participou como professor na edição de 2019.

Aperitivo

Na aula inaugural, os alunos receberam partituras em braille do Hino à Alegria (Ode to Joy), de Beethoven, e acompanharam o estudante Magnos Balen Janke interpretar a composição no teclado. Segundo os professor, “foi uma degustação” do que seus alunos farão na Oficina. Além dos cursos, eles também farão apresentações públicas.

O presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Júnior, destacou a importância da 37ª edição da Oficina. “Conforme planejou o prefeito Rafael Greca, teremos a mais inovadora e inclusiva etapa da história do evento”, disse.

Também participaram da aula inaugural a diretora da Oficina de Música, Janete Fernandes, e o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Pascoal Zani. O banco é o patrocinador master do evento.

Oficina da inclusão

Há vagas abertas nos cursos de “Fundamentos do Sistema Braille e da Musicografia Braille” e “Monitoria Voluntária”.

O primeiro se destaca por conteúdos como História da Grafia Braille, Lógica das Claves, Sinais de Intensidade e Alterações, Barras de Compasso e de Repetições.

Com duas vagas, o segundo apresenta noções sobre convivência com pessoas com deficiência visual, sistema de escrita e partitura em relevo.

Inscrições facilitadas

As oficinas inclusivas serão isentas do pagamento de taxa para pessoas com deficiência. As inscrições devem ser feitas pelo site www.oficinademusica.org.br. A inscrição gerará automaticamente um boleto, que não precisa ser pago. Basta enviar um e-mail (oficinademusica@fcc.curitiba.pr.gov.br) informando a condição da deficiência visual e os dados da inscrição, com o boleto não pago.

Parceiros

A 37ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Ministério da Cidadania, da Secretaria Especial da Cultura e governo federal.

O evento tem patrocínio master da Caixa Econômica Federal, apoio cultural da Família Farinha e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e apoio master do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: FCC

Data(s): Toda 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Local:

[Boa Vista] DANÇA DE SALÃO

 

Data(s): Toda 6ª feira

Local: Av. Paraná, 3600, sala 45 - Boa Vista

Valor: R$55

Classificação: 15 anos

Professor: Maycon Correia

[Santa Felicidade] VIOLÃO

 

Data(s): 01/08/2019 a 12/12/2019 - 4ª e 5ª feira

Local: Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Rua da Cidadania - Santa Felicidade

Valor: 55

Classificação: a partir de 9 anos

[Boqueirão] PROJETO MUSICAR – CURSO DE MUSICALIZAÇÃO

 

Data(s): 05/08/2019 a 12/12/2019 - 3ª e 6ª feira

Local: Rua Marechal Floriano Peixoto, 8430, sala 25 - Boqueirão

Valor: gratuito

Classificação: 7 ~ 17 anos

Professor: Célia Regina Bangozi

[Pinheirinho] PROJETO MUSICAR – CURSO DE MUSICALIZAÇÃO

 

Data(s): 06/08/2019 a 13/12/2019 - 3ª e 6ª feira

Local: Av. Winston Churchill, 2033, sala 25 - Capão Raso

Valor: gratuito

Classificação: 7 ~ 17 anos