Agenda de Música

[Memorial de Curitiba] CONSERVATÓRIO DE MPB 25 ANOS: ORQUESTRA A BASE DE CORDAS

Nesse concerto comemorativo aos 25 anos do Conservatório de MPB, a Orquestra À Base de Corda mostra parte do repertório desenvolvido ao longo de sua trajetória, entre composições próprias e clássicos da Música Brasileira.

Repertório

1 – Baião do Mato (Beth Fadel) Arr.: Beth Fadel
2 – Lusinha (Benedito Nicolau dos Santos) Arr.: João Egashira
3 – O vôo da Mosca (Jacob Bittencourt) Arr.: João Egashira
4 – Santa Morena (Jacob Bittencourt)
5 – Brasileirinho (Waldir Azevedo)
6 – Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu)
7 – Vaidade da Vida (Osiel Fonseca) Arr.: Osiel Fonseca
8 – Ebubu Fulô (Julião Boêmio)
9 – Lamentos (Pixinguinha)
10 – Voa Sabiá (João Egashira) Arr.: João Egashira
11 - Três homens em conflito (Ennio Morricone) Arr.: João Egashira

Direção artística – João Egashira
Assistente de direção – Julião Boêmio

Músicos
Helena Bel – violino
Renan Bragatto – bandolim
Julião Boêmio – cavaquinho
Junior Bier – viola caipira
João Egashira – violão
Vinícius Chamorro – violão 7 cordas
Wagner Bennert – contrabaixo
João Klüber – piano

Equipe de produção da OABCORDA
Produção executiva – Bete Carlos
Contrarregras – Jeferson Silva e Caio Henrique

Biografias

ORQUESTRA À BASE DE CORDA
Orquestra à Base de Corda foi criada por Roberto Gnattali em 1998. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, a Orquestra possui formação instrumental ímpar – desde 2001 conta com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – o que confere ao grupo sonoridade bastante particular. Seu repertório procura abranger diversos períodos da história da música popular brasileira e inclui composições de seus integrantes. Os arranjos são especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão, Josimar Carneiro.
Participou no 8º Festival Brasil Instrumental de Tatuí e no Acorde Brasileiro em Porto Alegre. Em 2008 lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa Instrumental SESC Brasil, em São Paulo. A Orquestra também lançou o CD nosso som onde os músicos prestam a mais que justa homenagem a Osiel Fonseca, músico, arranjador, compositor e tudo mais que a música permite exercer. Entre suas apresentações mais importantes estão às realizadas nas Oficinas de Música de Curitiba, virada Cultural, Corrente Cultural.
Já se apresentou com nomes renomados como, Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andréa Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato, Ná Ozzetti, Renato Borghetti, Renato Borghetti, André Abujamra, Carlos Malta, Dimos Goudarolis, Zeca Baleiro, Paulinho da Viola, Elza Soares, Diogo Nogueira, Paulo Moska, Lenine, Martinho da Vila, Fátima Guedes.

JOÃO EGASHIRA – DIREÇÃO ARTÍSTICA
João Egashira é natural de Santo André, onde deu seus primeiros passos
na música. Ainda na infância mudou-se para Curitiba, onde continuou
desenvolvendo seus estudos musicais. Dedica-se principalmente à pesquisa e
performance em Música Brasileira, tendo realizado diversos projetos, muitos
deles em colaboração com artistas como Roberto Corrêa, Paula Santoro,
André Abujamra, Consuelo de Paula, Nicolas Krassik, entre outros. Dirige
a Orquestra À Base de Corda de Curitiba desde 2001, grupo com o qual já
apresentou ao lado de nomes como Paulinho da Viola, Dominguinhos, Zeca
Baleiro e Renato Borghetti.
É mestre em música pela UFPR e atuou como professor em instituições como
a PUC – PR e Conservatório de MPB de Curitiba. Ministrou aulas também nos
festivais de Antonina, Londrina e na Oficina de Música de Curitiba.
Atualmente é um dos diretores artísticos da Oficina de Música de Curitiba.

mais

[Capela Santa Maria] DUO VANZELLA-SAVYTZKY – PIANO E VIOLONCELO

Nesta quinta-feira, a Capela Santa Maria recebe o recital Duo Vanzella-Savytzky, formado por Patricia Vanzella (piano) e Adriane Savytzky (violoncelo).

No repertório do concerto as musicistas apresentarão sonatas em Ré Menor op 40 do compositor russo Dmitri Shostakovich e em Mi menor op 38 composta pelo alemão Johannes Brahms.

As musicistas

Patricia Vanzella formou-se pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pela Academia Franz Liszt de Budapest. Realizou doutorado em piano e música de câmara na Catholic University of America. Foi professora adjunta no Departamento de Música da Universidade de Brasília e em 2015 implementou e desde então coordena o projeto “Neurociência e Música na UFABC”. Como solista, atuou frente aos principais conjuntos sinfônicos do país e como camerista apresentou-se em concertos na Europa, América e Ásia. Tem desenvolvido projetos de pesquisa na área de Neurociência da Cognição Musical em parceria com pesquisadores da University of Toronto, University of London, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do ABC, Universidade de São Paulo e Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo.

Adriane Savytzky realizou bacharelado em violoncelo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e especializações em violoncelo na Yale University e na Academia Nacional Superior de Orquestra de Lisboa. Atuou como primeiro violoncelo nas orquestras Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica do Paraná e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Durante dez anos atuou como spalla nas orquestras europeias Salzburg Chamber Soloists (Austria) e Deutsche Kammerakademie am Rhein (Alemanha), com as quais realizou turnês na França, Espanha, Dinamarca, Alemanha, Itália, Holanda, Suíça, Líbano, México, EUA, Japão, Finlândia, Chile e Argentina. Atualmente é primeiro violoncelo da Orquestra Sinfonia Brasil. Além de se apresentar como solista e camerista, é professora de violoncelo da Associação do Talento Musical do Paraná, Método Suzuki. Em 2012, recebeu o “Prêmio Cidade de Curitiba” da Câmara Municipal daquela cidade.

mais

Cursos e Oficinas

TÉCNICA VOCAL E PRÁTICA DE CANTO CORAL

Data(s): Toda 4ª feira