Solar do Barão

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro

museudagravura@fcc.curitiba.pr.gov.br

9h às 12h e 13h às 18 (2ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado, domingo e feriado)

Neste complexo cultural estão reunidas importantes unidades da Fundação Cultural de Curitiba, relacionadas às artes gráficas: o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura, o Museu do Cartaz e a Gibiteca. O Solar do Barão conta ainda com salas de exposições, utilizadas para mostras de artistas nacionais e internacionais. Também estão disponíveis ateliês de gravura, com a oferta de cursos de artes visuais para crianças e adultos; a Loja da Gravura, que coloca à venda obras de artes feitas nas diversas técnicas de gravura; o Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro, uma biblioteca especializada em artes; e a Sala Scabi, um auditório destinado a apresentações e discussões culturais.

As obras do Solar do Barão tiveram início em 1880, para servir de residência ao ervateiro Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. O projeto do edifício coube a Ângelo Vendramin e Batista Casagrande, projetistas e construtores italianos que idealizaram o prédio dentro dos padrões dominantes na arquitetura residencial dos ervateiros curitibanos. Em 1894, em razão do ambiente gerado pelo fuzilamento do Barão, durante a Revolução Federalista, foi construída, ao lado do Solar, uma residência para a Baronesa e seus filhos, respeitando os princípios estilísticos da edificação. O Exército Nacional ocupou o imóvel de 1912 a 1975, ano em que o edifício foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Curitiba, que tinha interesse em sua preservação. A reciclagem da obra para o novo uso foi coordenada pelo arquiteto Cyro Correia de Oliveira Lyra, já em 1975. O complexo cultural Solar do Barão foi inaugurado em novembro de 1980 para promover a criação, a experimentação, a preservação e o exercício da arte.

AÇÃO EDUCATIVA
Desvendar a importância de construções no centro histórico de Curitiba ou saber detalhes de uma obra de arte no museu pode ficar mais fácil se você estiver acompanhado por mediadores que transmitam informações sobre esses temas durante as visitas. É esse o trabalho do grupo de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba.

Agende uma visita monitorada:

VISITAS MONITORADAS
Solar do Barão
Agendamento: (41) 3321-3246
Data: 3ª a 6ª feira
Horário: 9h às 12h e 14h às 18h
educativasolar@fcc.curitiba.pr.gov.br

PORTAL DO FUTURO MATRIZ
Desde o mês de maio de 2015 o complexo Solar do Barão está abrigando mais um Portal do Futuro. Dessa forma, ganha uma programação ainda mais abrangente, especialmente para o público jovem. O local passará a oferecer atividades como cursos, oficinas e aulas destinadas principalmente a jovens.

Gerenciado de forma compartilhada, entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, o Portal do Futuro Matriz é o sexto espaço deste tipo em funcionamento na capital. Os outros cinco já funcionam nas regionais Cajuru, Boqueirão, Bairro Novo, CIC e Tatuquara.

telefone: (41) 3321-3334

Nenhum evento cadastrado no momento.

Nenhum curso cadastrado no momento.