Solar do Barão

Endereço:
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro

Contato:
(41) 3321-3334
museudagravura@fcc.curitiba.pr.gov.br

Horário de funcionamento:
9h às 12h e 13h às 18 (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado, domingo e feriado)

Apresentação

Neste complexo cultural estão reunidas importantes unidades da Fundação Cultural de Curitiba, relacionadas às artes gráficas: o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura, o Museu do Cartaz e a Gibiteca. O Solar do Barão conta ainda com salas de exposições, utilizadas para mostras de artistas nacionais e internacionais. Também estão disponíveis ateliês de gravura, com a oferta de cursos de artes visuais para crianças e adultos; a Loja da Gravura, que coloca à venda obras de artes feitas nas diversas técnicas de gravura; o Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro, uma biblioteca especializada em artes; e a Sala Scabi, um auditório destinado a apresentações e discussões culturais.

As obras do Solar do Barão tiveram início em 1880, para servir de residência ao ervateiro Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. O projeto do edifício coube a Ângelo Vendramin e Batista Casagrande, projetistas e construtores italianos que idealizaram o prédio dentro dos padrões dominantes na arquitetura residencial dos ervateiros curitibanos. Em 1894, em razão do ambiente gerado pelo fuzilamento do Barão, durante a Revolução Federalista, foi construída, ao lado do Solar, uma residência para a Baronesa e seus filhos, respeitando os princípios estilísticos da edificação. O Exército Nacional ocupou o imóvel de 1912 a 1975, ano em que o edifício foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Curitiba, que tinha interesse em sua preservação. A reciclagem da obra para o novo uso foi coordenada pelo arquiteto Cyro Correia de Oliveira Lyra, já em 1975. O complexo cultural Solar do Barão foi inaugurado em novembro de 1980 para promover a criação, a experimentação, a preservação e o exercício da arte.

AÇÃO EDUCATIVA

Promover a Educação Patrimonial por meio de mediações realizadas no Setor Histórico da Cidade e no Museu Municipal de Arte (MuMA), oportunizar o acesso da comunidade à Arte e ao Patrimônio, bem como colaborar com o processo de integração cultural, valorização da memória e construção do conhecimento é o trabalho da equipe de Ação Educativa da FCC.

As mediações são gratuitas e acontecem de 3ª a 6ª feira, das 9h as 12h e das 14h as 17h, no Setor Histórico da Cidade e no Museu Municipal de Arte, por meio de agendamento através do telefone (41) 33213275 ou pelos e-mails: educativamuma@fcc.cutitba.pr.gov.br educativasetorhistorico@fcc.curitiba.pr.gov.br

PORTAL DO FUTURO MATRIZ
Desde o mês de maio de 2015 o complexo Solar do Barão está abrigando mais um Portal do Futuro. Dessa forma, ganha uma programação ainda mais abrangente, especialmente para o público jovem. O local passará a oferecer atividades como cursos, oficinas e aulas destinadas principalmente a jovens.

Gerenciado de forma compartilhada, entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, o Portal do Futuro Matriz é o sexto espaço deste tipo em funcionamento na capital. Os outros cinco já funcionam nas regionais Cajuru, Boqueirão, Bairro Novo, CIC e Tatuquara.

telefone: (41) 3321-3334

Agenda

Nenhum evento cadastrado no momento.

Cursos e Oficinas

Nenhum curso cadastrado no momento.

Quero Utilizar este Local

A utilização de um espaço cultural público, de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, para eventos, sessões de fotos, filmagens, atividades artísticas ou para outras demandas, requer procedimentos que se iniciam a partir da solicitação de agendamento. Caso seja de seu interesse fazer uso de algum dos equipamentos, preencha todos os campos do formulário abaixo e aguarde o contato da Fundação Cultural de Curitiba.

Mas ATENÇÃO! Este formulário é apenas de solicitação e não vale como reserva. A partir das informações fornecidas, o pedido será avaliado pela comissão responsável e a liberação da utilização do espaço só será feita mediante assinatura de contrato.