Agenda de Cinema

[Cinemateca] CINECLUBE DO ATALANTE

Descrição:

Dia 09/12/17 - ANJO DO MAL, de Samuel Fuller
(Pick up on South Street: EUA, 1953, 80’)
Com: Richard Widmark, Jean Peters, Thelma Ritter, Murvyn Vye.
Skip McCoy é um batedor de carteiras, que furta uma bolsa de uma passageira no metrô. Dentre os objetos roubados está um microfilme a ser contrabandeado para o exterior por espiões comunistas, o que era desconhecido da mulher, Candy. Agentes americanos que a seguiam para identificar os espiões percebem a ação criminosa mas não conseguem deter a fuga de Skip. O ladrão depois é localizado com a ajuda da informante da polícia chamada Moe. Mesmo pressionado pela polícia e pelos agentes, Skip só pensa em enganar todos e chantagear os comunistas para conseguir um bom dinheiro pelo microfilme.

Dia 16/12/17 - A PONTE DAS ARTES, de Eugène Green
(Le Pont des Arts: FRA, 2004, 121’)
Com: Adrien Michaux, Natacha Régnier, Alexis Loret, Denis Podalydés, Olivier Gourmet, Camille Carraz, Jérémie Renier, Christelle Prot.
Dois jovens conectados pelo tempo: Pascal, um universitário desmotivado, e Sarah, uma cantora lírica com incertezas acerca do seu talento. As duas personagens, apesar de não se conhecerem pessoalmente, encontram-se interligadas devido à paixão pela arte e à forte atenção que lhe dedicam no seu dia-a-dia. Simultaneamente cômico e trágico, o filme aborda as inseguranças e tensões da juventude e a desorientação dos primeiros dias da idade adulta, onde é difícil definir os caminhos a seguir.

mais

[Cinemateca] 2º CICLO DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS

1º série de encontro do curso de extensão sobre temas relativos aos Direitos Humanos na América Latina, através da exibição longas e curtas-metragens, contando com posteriores debates com o convidado do dia. Os encontros permanecem até o começo de julho, toda quarta-feira. Será certificado via UFPR com frequência mínima de 75%, ou 4 encontros.
Inscrições: https://goo.gl/bZiy2p

1º Encontro: 02/05
O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS – Cao Hamburguer, 2006, 110min, Brasil
Temática: Autoritarismo, Golpes e Fragilidades Democráticas
Mediador: Marcos Gonçalves DEHIS-UFPR

2º Encontro: 09/05
EL PATRÓN – Sebastián Schindel, 2015, 99 min, Argentina
Temática: A Precarização do Trabalho no Século XXI
Mediador: Gláucio Araújo de Oliveira (MPT-PR)

3º Encontro: 23/05
TERRA VERMELHA – Marcos Bechis, 2008, 108 min, Brasil
Temática: A Questão Indígena e os Conflitos Agrários
Mediador: a confirmar

4º Encontro: 06/06
LINHA DE PASSE – Walter Salles e Daniela Thomas, 2008, 113 min, Brasil
Temática: Marginalidade e Criminalidade Urbana
Mediador: Altieres Edemar Frei (Escola de Saúde Pública)

5º Encontro: 20/06
QUASE DOIS IRMÃOS – Lúcia Murat, 2005, 102 min, Brasil
Temática: O Estado Penal e o Encarceramento em Massa
Mediador: Camila Caldeira Nunes Dias (UFABC)

6º Encontro: 04/07
NARRADORES DE JAVÉ – Eliane Caffé, 2003, 100 min, Brasil
Temática: Direito ao Passado
Mediador: Clóvis Grunes (UFPR - DEHIS)

mais

WORKSHOP DE ATUAÇÃO

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA O ATOR DE CINEMA

Câmera, técnica Meisner e sistema orgânico

Com Tomás Rezende.
Horário: das 19h às 22h

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO CÊNICA O “NÃO” INCONSCIENTE DO HERÓI: desejo e contradição
Com Tomás Rezende e Marila Velloso

Horário: das 15h ás 18h

Data(s): 16/08/2017 a 20/08/2017 - 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Local: Rua Claudino dos Santos, 58 - São Francisco

Valor: R$ 400,00 (cada workshop) | R$ 700,00 (pacote com os dois)

Informações: (11) 99213-9214 Luciana Barone

Inscrição: lubarone@gmail.com.

VAGAS LIMITADAS.

SEMINÁRIO CINEMA DA ESCOLA – NA PERSPECTIVA DA LEI 13.006

Na perspectiva de fortalecer e ampliar a integração entre as áreas da educação e do audiovisual, a Fundação Cultural de Curitiba/FCC, a Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR e o /Instituto Municipal de Administração Pública/IMAP, promovem uma série de encontros, de junho a novembro de 2017, para reflexão e discussão sobre o tema. Este Programa inicia com o debate sobre as repercussões da Lei 13.006 no ambiente escolar.
“Seminário Cinema na Escola – na perspectiva da lei 13.006”, direcionado para professores da Rede de Educação Básica e para profissionais da Cultura.
O objetivo do Seminário é sensibilizar os profissionais para as relações entre cinema e educação e divulgar e debater a Lei 13.006 sancionada em junho de 2014, que determina a exibição obrigatória de filmes de produção nacional, como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola por, no mínimo, 02h mensais. A exibição regular de obras audiovisuais na escola pública traz consigo a necessidade de formulação de políticas e práticas adequadas de uso desse conteúdo que, ao aproximar os campos da educação e do audiovisual, podem significar um avanço na qualificação e formação continuada do professor.

Solange Stecz e Ana Carolina Porto.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4 horas.

CERTIFICAÇÃO PELO IMAP

VAGAS LIMITADAS

INSCRIÇÕES: de 1º a 12 de junho de 2017. Para se inscrever, faça o login ou o seu cadastro (se ainda não o tiver) no Portal Aprendere: http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/#1
Ou acesse o link : http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/detalhes/10098.

Data(s): 13/06/2017

Local: Av. República Argentina, 3430 - Portão