Agenda de Cinema

12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos - Circuito Difusão

7/11
14h - A BICICLETA DO VOVÔ
(BR, 22’ - Direito da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência)
Curta metragem para crianças e adultos que aborda a relação entre avô e neto. Em um lugar muito distante, O Reino do Sertão Pelejado, homens-morcegos capturam lendas através de televisores. Surgem, então, o Super Tigre e o Mestre Conselheiro para salvar o nosso planeta das forças malignas da Feiticeira Mabá. É contando essas histórias que vô Rui transforma a infância do neto Cauê em um universo de aventuras e fantasias, ressignificando símbolos através de um olhar mais lúdico sobre as coisas da vida.
A CÂMERA DE JOÃO
(BR, 22’ – Infância/ Direito da criança e do adolescente)
Uma faixa de luz passa por uma pequena perfuração, e se faz imagem. João descobriu que fotografias são heranças.
Classificação: livre

8/11
14h - HERÓIS
(BR, 70’ - Direitos Humanos)
A judoca Rafaela Silva foi a primeira atleta da delegação brasileira a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio em 2016, levando toda nação as lágrimas. Popople Misenga, o congolês convidado a participar da delegação composta por refugiados, fez o mesmo. Além disso, como esquecer de Rogério Sampaio e o ouro no mesmo esporte durante as Olimpíadas de Barcelona em 1992. A partir de uma abordagem heroica, a carreira desses desportistas é transformada em filme.
Classificação: Livre

19/11
14h - Sessão especial com recurso de acessibilidade.
ERA UM GAROTO QUE COMO EU AMAVA OS BEATLES E OS ROLLING STONES
(BR, 25’ – Direito da pessoa com Deficiência)
História da criação da Banda “Os Goiabeiras” da qual fazem parte três pessoas com deficiência: um paralisado cerebral e dois autistas.
Classificação: Livre
Recurso de acessibilidade: Closed Caption

A CÂMERA DE JOÃO
(BR, 22’ – Infância/ Direito da criança e do adolescente)
Uma faixa de luz passa por uma pequena perfuração, e se faz imagem. João descobriu que fotografias são heranças.
Classificação: Livre
Recurso de acessibilidade: Closed Caption / Libras

21/11
14h - Sessão especial com recurso de acessibilidade
À ESPERA
(Moçambique, 22’ – Direito da criança e adolescente e Questão de Gênero)
Em Moçambique, 39% de meninas se casam antes dos 15 anos com homens mais velhos que elas, fazendo com que o país se encontra em 10 lugar entre os países mais afetados pelos casamentos prematuros, negando seus direitos como o da Educação e de serem o que elas quiserem.
Classificação: 14 anos
Recurso de acessibilidade: Closed Caption

A RUA É NOIZ
(BR – 14’ - Cultura, Educação e Direitos Humanos)
O documentário trata das realidades enfrentadas dentro da periferia do Grande Bom Jardim, e de como uma mulher que aos 5 anos de idade vendia verduras e aos 35 dirige a maior escola de dança de Fortaleza em número de atendidos.
Classificação: Livre
Recurso de acessibilidade: Closed Caption / Audiodescrição

22/11
14h - Sessão especial com recursos de acessibilidade.
HERÓIS
(BR, 70’ - Direitos Humanos)
A judoca Rafaela Silva foi a primeira atleta da delegação brasileira a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio em 2016, levando toda nação as lágrimas. Popople Misenga, o congolês convidado a participar da delegação composta por refugiados, fez o mesmo. Além disso, como esquecer de Rogério Sampaio e o ouro no mesmo esporte durante as Olimpíadas de Barcelona em 1992. A partir de uma abordagem heroica, a carreira desses desportistas é transformada em filme.
Classificação: Livre
Recurso de acessibilidade: Closed Caption/Audiodescrição/Libras

 

mais

Mostra Entre Línguas: Vídeo Experimental Argentino

Esta mostra reflete sobre as línguas que unem duas comunidades, a brasileira e a argentina, mas também sobre a relação que existe entre as diferentes linguagens, neste caso, a escrita, a literária, a poética, a ensaística e sua relação com as linguagens audiovisual e videográfica.

Dia 21
Projeção 1:Retórica(40')
Vídeos que refletem sobre o estudo e a sistematização dos procedimentos e técnicas de utilização da linguagem escrita e audiovisual.
ESCREVER, LER, ESCUTAR (2003, 6') Direção: Leticia El HalliObeid
LES LUNETTES (2003, 4') Direção: Paulo Pécora
O EFEITO KULESHOV (2011, 9') Direção: JacoboSucari
TEREMOS TRANSMUTADO (2014, 6') Direção: PauliCoton
USOS DO SUPLÍCIO (1995, 10') Direção: Arturo Marinho
INTERESTRATOS (2009, 6') Direção: Juan Bobbio e Andrea Racciatti

Projeção 2: Relatos(47’)
Vídeos que exploram diversas formas de narrar ou onde o ato de narrar em si vira um acontecimento.
RELATOS (2005, 9') Direção: Leticia El HalliObeid
O SUBLIME/BANAL (2004, 12') Direção: Graciela Taquini
CONTAM (2009, 3') Direção: Christian Delgado
STOCK (O ÚLTIMO DIA DE C.) (2007, 6') Direção: Rubén Guzmán
CONVERSATION PIECE (2013, 17') Direção: Gabriela Golder

Projeção 3: Taxonomia(82’)
ENCICLOPÉDIA 2000 (ARG, 2000, versão especial de 82')
Direção: Mariano Cohn, Adrián De Rosa, Gastón Duprat.
Utilizando a estrutura de uma enciclopédia com cenas variadas não conectadas entre si, este filme mostra uma espécie de "radiografia" da sociedade argentina dos anos noventa. Ao mesmo tempo, põe em dúvida o significado aparente das coisas, e nos aproxima, com humor e ironia, a uma singular ideia do mundo moderno.

Dia 22
Projeção 4: Fragmentos de um discurso amoroso(46')
Reflexões sobre o amor, o desamor, e suas formas de enunciá-lo
LAGOA (2012, 7') Direção: Mariela Cantú
OS REFLEXOS FRÁGEIS (2010, 5') Direção: Gustavo Galuppo
A VIDA QUE DEIXO ATRÁS (2011, 4') Direção: Javier Olivera
UYUNI (2005, 8') Direção: Andrés Denegri
FACÃO DE CAMPO (2000, 5') Direção: Dolores Espeja
2050 CARTAS DE AMOR (2004, 9') Direção: Arteprotéica
NEM UMA SÓ PALAVRA DE AMOR (2011, 8') Direção: El niño/O menino Rodríguez

Projeção 5: Adaptações(49')
Vídeos que trabalham intertextualmente com a literatura
ARGUMENTO (1992, 11') Direção: Carlos Trilnick
BOCANADA (1994, 9') Direção: Graciela Sacco
SARDINHAS (1997, 3') Direção: Carlos Essman
NOITE E NÉVOA (1997, 3') Direção: Arturo Marinho e Andrea Ostera
O ALEPH (2005, 1') Direção: Narcisa Hirsch
COMPARTILHAR A PASTAGEM (2007, 6') Direção: Marula Di Como
CHAPEUZINHO VERMELHO (1964, 16') Direção: Juan Fresán

Projeção 6: Ensaio (50’)
Um vídeo que explora, em termos Wittgensteineanos, como “os limites de minha linguagem são os limites de meu mundo”.
A CRIAÇÃO DE UM MUNDO (2015, versão especial de 50’) minutos.
Direção: Gustavo Galuppo& Carolina Rimini
A presença de uma paisagem indiferente e a exposição de dois pontos de vista se desdobram no decorrer de uma viagem para narrar a possibilidade de um encontro amoroso. Transitando um limite algo impreciso entre a intimidade do diário de viagem, o caráter iniciático da roadmovie, e a reflexão poética do ensaio cinematográfico, o filme tenta por em forma a ideia de um encontro possível. O que foi provavelmente visto e o ali pensado substituem as ações de um itinerário incerto no qual duas figuras ensaiam ideias em torno da alteridade, da possibilidade do amor e do nascimento de um mundo compartilhado.

 

mais

Cursos e Oficinas

Nenhum curso com o critério selecionado.