Agenda de Cinema

[Cinemateca de Curitiba] CINECLUBE DA CINEMATECA – 3 ANOS

DÍPTICO INDIANO DE FRITZ LANG

"A cortina se abre. A noite se faz na sala. Um retângulo de luz vibra em sua presença diante de nós, e é logo invadido por gestos e sons. Nós estamos absorvidos por esse espaço e esse tempo irreais. Mais ou menos absorvidos. A energia misteriosa que suporta com alegrias diversas (bonheurs divers) a enxurrada de sombra e de claridade e sua espuma de ruídos se chama mise en scène. É sobre ela que repousa nossa atenção, ela que organiza um universo, que cobre uma tela; ela, e nenhuma outra. Como a correnteza das notas de uma peça musical. Como o escoamento das palavras de um poema. Como os acordos ou dissonâncias de cores de um quadro. A partir de um assunto, de uma história, de “temas”, e mesmo do último tratamento do roteiro, como a partir de um pretexto ou de um trampolim, eis o jorramento de um mundo do qual o mínimo que podemos exigir é que ele não torne vão o esforço que o fez nascer. A mise en place dos atores e dos objetos, seus deslocamentos no interior do quadro devem tudo exprimir, conforme vemos na perfeição suprema dos dois últimos filmes de Fritz Lang, O Tigre de Bengala e Sepulcro Indiano." (Michel Mourlet, Sobre uma arte ignorada).

Dia 20 - O TIGRE DE BENGALA
(Der Tiger von Eschnapur, Alemanha, 1959, 101’)
O arquiteto Harald Berger é chamado para ir à Índia por Chandra, Marajá de Eschnapur e se apaixona pela bela dançarina Seetha. No entanto, ela já está prometida ao Marajá. Essa traição aumenta a ira do vingativo Chandra, que está lutando sozinho contra seu irmão maquinador, em busca de poder. Os amantes são, então, forçados a fugir para o deserto.
Elenco: Debra Paget, Paul Hubschmid e Walter Reyer

Dia 27 - O SEPULCRO INDIANO
(Das indische Grabmal, Alemanha, 1959, 102’)
Na grande tradição da série de histórias de suspense, este filme retoma o ponto final de ''O Tigre de Bengala''. Depois de descoberto o romance, o arquiteto alemão Harald Berger e a bela dançarina Seetha fogem pelo deserto indiano. Nesta segunda parte, o caos toma conta de Eschnapur. Além da caça ao casal, há um plano entre os sacerdotes em depor o marajá.
Elenco: Debra Paget, Paul Hubschmid e Walter Reyer

mais

Cursos e Oficinas

Nenhum curso com o critério selecionado.