Agenda de Cinema

[Cinemateca de Curitiba] MOSTRA DE FILMES JAPONESES

DDD 31 OUT
17h - VOZES DE UMA ESTRELA DISTANTE (Hoshino Koe)

Colorido / animação / 25 min / 12 anos
Direção /roteiro/arte/filmagem: Makoto Shinkai
Ano de 2046, certa província da região central, Mikako Nagamine e Noboru Terao estudam na mesma escola. Os dois participam do mesmo grupo e são muito amigos, no entanto Mikako é escolhida para fazer parte do Exército das Nações.

18h - O JARDIM DAS PALAVRAS (Kotonoha no Niwa)
Colorido / animação / 46 min / 12 anos
Autor /roteiro/direção: Makoto Shinkai
Takao, que está treinando para ser sapateiro, matou aula e está desenhando sapatos em um jardim japonês. Ele conhece uma misteriosa mulher, Yukino, que é mais velha do que ele.

19h - KEY OF LIVE (Kagui-dorobô no mesoddo)
2012 / 128 min / colorido / comédia / legenda português
Direção: Kenji UCHIDA
Sakurai é um ator sem emprego, que fracassou na tentativa de suicídio, se depara com Kondo, quando este cai, bate a cabeça e perde a memória. Assim que presencia o acidente, Sakurai troca sua chave de armário com a de Kondo, tomando seu lugar, sem saber que o desmemoriado é na verdade um assassino de aluguel.

DDD 1 NOV
17h - LA LALA AT ROCK BOTTOM (Misono Universe)

2015 / 103 min / colorido / comédia / legenda português
Direção: Nobuhiro YAMASHITA
Certo dia, durante o show da banda “Akainu” um rapaz rouba o microfone e começa a cantar, deixando todos os espectadores fascinados, no entanto o rapaz desmaia antes mesmo de terminar a música. Quando ele acorda, descobre-se que está totalmente sem memória.

19h - THE MOHICAN COMES HOME (Mohican KokyoniKaeru)
2016 / 125 min / colorido / comédia / legenda português
Direção: Shuichi OKITA
Eikichi Tamura é um músico sem sucesso, seu cabelo moicano é sua marca registrada. Quando sua namorada Yuka engravida, resolve retornar com ela para a casa de sua família depois de sete anos. Lá ele encontra seu pai, sua mãe e seu irmão, e as brigas não demoram para começar.

DDD 2 NOV
17h - THE PROJECTS (Danchi)

2016 / 103 min / colorido / comédia / legenda português
Direção: Junji SAKAMOTO
Um condomínio de apartamentos velhos no interior de Osaka. Seis meses atrás o casal Seiji e Hinako Yamashita mudou-se para o condomínio, após fechar sua farmácia de manipulação. Certo dia um antigo cliente aparece com um grande pedido que Seiji resolve atender.

19h - VOZES DE UMA ESTRELA DISTANTE (Hoshino Koe)
Colorido / animação / 25 min / 12 anos
Direção /roteiro/arte/filmagem: Makoto Shinkai

DDD 3 NOV
17h - KARATE-ROBOZABORGAR (DenjinZaborgar)

2011 / 114 min / colorido / comédia / legenda português.
Direção: Noboru IGUCHI
Filme baseado no programa de heróis que foi ao ar entre 1974 a 1975, conta, em duas partes, a história do herói Yutaka Daimon e do robô, que obedece a suas ordens, “Zaborgar”.

mais

[Cine Guarani] PROGRAMAÇÃO MÊS DAS CRIANÇAS

Dia 24 – 16h - TURMA DA MÔNICA EM UMA AVENTURA NO TEMPO (Brasil, 2007, Animação, 80’, livre)
Direção: Maurício de Sousa, Rodrigo Gava
Franjinha está trabalhando na construção de uma máquina do tempo, que funcionará quando conseguir reunir moléculas dos 4 elementos básicos da natureza: ar, água, fogo e terra. Porém em meio aos trabalhos seu laboratório é invadido por Cebolinha e Cascão, que estão fugindo da Mônica. O coelhinho Sansão é atirado nos garotos, mas acaba batendo no aparelho. O choque faz com que os elementos sejam enviados cada um para uma época distinta. O acidente faz com que o tempo fique cada vez mais devagar na Terra, o que faz com que Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e o cachorro Bidu tenham que partir em busca dos elementos perdidos, usando a própria máquina construída por Franjinha.

Dia 24 – 19h - O PALHAÇO
(BR, 2011, drama/aventura. 90’, 10 anos)
Direção: Selton Mello
Elenco: Paulo José, Selton Mello, Larissa Manoela.
Benjamim e Valdemar formam a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Mas Benjamin decide deixar o circo e mergulhar numa nova aventura para realizar um grande sonho.

Dia 25 – 16h - 31 MINUTOS - O FILME
(Brasil/Chile, 2012, Fantasia, 80’, livre)
Direção: Alvaro Díaz, Pedro Peirano
Elenco: Márcio Garcia, Daniel de Oliveira, Mariana Ximenes
Juanín atua como produtor no famoso noticiário de TV 31 Minutos. Ele é o último de sua espécie, uma raridade que desperta o interesse de uma malvada colecionadora de animais em extinção conhecida como Cachirula. Ela só precisa precisa dele para completar sua exótica coleção. Contando com a ajuda de Tio Careca, ela dá início a uma caçada pelo último membro dos juanines. Juanín acaba raptado e levado até o fantástico castelo de vilão, onde são mantidos todos os animais de sua coleção. A atrapalhada equipe do programa 31 Minutos irá procurar pelo amigo e companheiro de trabalho, sem saber que acabarão enfrentando um verdadeiro exército.

Dia 25 – 19h - O MUNDO EM DUAS VOLTAS
(BR, 2007, aventura, 91’, livre)
Direção: David Schürmann
Em 1519, o capitão português Fernão de Magalhães arriscou-se a viajar e acabou provando que a Terra era redonda. Em 1997, a família Schürmann decidiu realizar uma nova volta ao mundo seguindo esse trajeto.

Dia 26 – 16h - O GRILO FELIZ
(BR, 2001, animação, 80’, livre)
Direção: Walbercy Ribas
Em um pequeno povoado de insetos na floresta, o Grilo Feliz compõe suas músicas e dá lições de cidadania à sua turma, com sua violinha feita de casca de amendoim. Mas a paz será quebrada com a chegada do ambicioso lagarto Maledeto e seu Bando do Brejo, formado por sapos guardiões, e Faz Tudo, um Louva-a-Deus bajulador e atrapalhado. Maledeto não respeita a natureza e odeia música. Ele acaba com a tranquilidade do local e estabelece um reinado de medo, que os habitantes da comunidade terão de combater com muita astúcia.

Dia 26 – 19h - TAPETE VERMELHO
(BR, 2005, comédia, 100’, 10 anos)
Direção: Luiz Alberto Pereira
Elenco: Matheus Nachtergaele, Gorete Milagres, Vinicius Miranda. Continuando uma tradição de família, Quinzinho quer levar o filho Neco para assistir a um filme de Mazzaropi. Sem fazer ideia de onde achar um cinema que ainda exiba Mazzoropi, ele e a família caem na estrada, sem saber da jornada que os aguarda.

Dia 27 – 16h - O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES
(Brasil, 2009, Animação, 86’, livre)
Direção: Walbercy Ribas, Rafael Ribas
Elenco: Rafael Ribas, Rodrigo Andreatto, Julia Duarte
O Grilo Feliz segue compondo suas músicas, para alegria dos habitantes da floresta, e agora deseja gravar um CD. Porém a descoberta de fósseis de insetos gigantes faz com que ele se envolva em uma inesperada aventura, que o obriga a enfrentar um bando de perigosos louva-deuses comandados por Trambika.

Dia 27 – 19h - O CORONEL E O LOBISOMEM
(BR, 2005, comédia, 106’, 10 anos)
Direção: Maurício Farias
Elenco: Diogo Vilela, Selton Mello, Ana Paula Arósio. Ponciano de Azeredo Furtado é um coronel de patente e fazendeiro por herança que luta contra seu irmão de criação, Pernambuco Nogueira, para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração da prima Esmeraldina. Para vencer esta batalha, Ponciano precisa enfrentar feras, agiotas e ladrões, além de se envolver com a vida boêmia da cidade e ainda espantar assombrações.

mais

Cursos e Oficinas

WORKSHOP DE ATUAÇÃO

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA O ATOR DE CINEMA

Câmera, técnica Meisner e sistema orgânico

Com Tomás Rezende.
Horário: das 19h às 22h

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO CÊNICA O “NÃO” INCONSCIENTE DO HERÓI: desejo e contradição
Com Tomás Rezende e Marila Velloso

Horário: das 15h ás 18h

Data(s): 16/08/2017 a 20/08/2017 - 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Local: Rua Claudino dos Santos, 58 -

Valor: R$ 400,00 (cada workshop) | R$ 700,00 (pacote com os dois)

Informações: (11) 99213-9214 Luciana Barone

Inscrição: lubarone@gmail.com.

VAGAS LIMITADAS.

SEMINÁRIO CINEMA DA ESCOLA – NA PERSPECTIVA DA LEI 13.006

Na perspectiva de fortalecer e ampliar a integração entre as áreas da educação e do audiovisual, a Fundação Cultural de Curitiba/FCC, a Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR e o /Instituto Municipal de Administração Pública/IMAP, promovem uma série de encontros, de junho a novembro de 2017, para reflexão e discussão sobre o tema. Este Programa inicia com o debate sobre as repercussões da Lei 13.006 no ambiente escolar.
“Seminário Cinema na Escola – na perspectiva da lei 13.006”, direcionado para professores da Rede de Educação Básica e para profissionais da Cultura.
O objetivo do Seminário é sensibilizar os profissionais para as relações entre cinema e educação e divulgar e debater a Lei 13.006 sancionada em junho de 2014, que determina a exibição obrigatória de filmes de produção nacional, como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola por, no mínimo, 02h mensais. A exibição regular de obras audiovisuais na escola pública traz consigo a necessidade de formulação de políticas e práticas adequadas de uso desse conteúdo que, ao aproximar os campos da educação e do audiovisual, podem significar um avanço na qualificação e formação continuada do professor.

DOCENTES
Solange Stecz e Ana Carolina Porto.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4 horas.

CERTIFICAÇÃO PELO IMAP

VAGAS LIMITADAS

INSCRIÇÕES: de 1º a 12 de junho de 2017. Para se inscrever, faça o login ou o seu cadastro (se ainda não o tiver) no Portal Aprendere: http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/#1
Ou acesse o link : http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/detalhes/10098.

Data(s): 13/06/2017

Local: Av. República Argentina, 3430 - Portão