Agenda de Cinema

[Cinemateca] CINECLUBE DO ATALANTE

Descrição:


Dia 09/12/17 - ANJO DO MAL, de Samuel Fuller
(Pick up on South Street: EUA, 1953, 80’)
Com: Richard Widmark, Jean Peters, Thelma Ritter, Murvyn Vye.
Skip McCoy é um batedor de carteiras, que furta uma bolsa de uma passageira no metrô. Dentre os objetos roubados está um microfilme a ser contrabandeado para o exterior por espiões comunistas, o que era desconhecido da mulher, Candy. Agentes americanos que a seguiam para identificar os espiões percebem a ação criminosa mas não conseguem deter a fuga de Skip. O ladrão depois é localizado com a ajuda da informante da polícia chamada Moe. Mesmo pressionado pela polícia e pelos agentes, Skip só pensa em enganar todos e chantagear os comunistas para conseguir um bom dinheiro pelo microfilme.

 

Dia 16/12/17 - A PONTE DAS ARTES, de Eugène Green
(Le Pont des Arts: FRA, 2004, 121’)
Com: Adrien Michaux, Natacha Régnier, Alexis Loret, Denis Podalydés, Olivier Gourmet, Camille Carraz, Jérémie Renier, Christelle Prot.
Dois jovens conectados pelo tempo: Pascal, um universitário desmotivado, e Sarah, uma cantora lírica com incertezas acerca do seu talento. As duas personagens, apesar de não se conhecerem pessoalmente, encontram-se interligadas devido à paixão pela arte e à forte atenção que lhe dedicam no seu dia-a-dia. Simultaneamente cômico e trágico, o filme aborda as inseguranças e tensões da juventude e a desorientação dos primeiros dias da idade adulta, onde é difícil definir os caminhos a seguir.

 

mais

[Cinemateca] CINECLUBE DO ATALANTE 4 ANOS: MOSTRA FILME B

(SÁBADO 21/04)
16h: MORTALMENTE PERIGOSA, de Joseph H. Lewis
(Gun crazy, 1950 – 86 min)
Desde a infância, Bart Tare é obcecado por armas de fogo. Problemático, já passou por um reformatório. Ele conhece Annie, uma insinuante e misteriosa atiradora, com quem forma uma dupla criminosa.

18h30: SILÊNCIO NAS TREVAS, de Robert Siodmak
(The spiral staircase, 1946 – 83 min)
Há um assassino à solta. Um psicopata livrando-se de jovens mulheres que carregam em comum algum tipo de deficiência. Helen, criada na mansão dos Warren, carrega consigo um trauma que a emudeceu desde a infância. Isso a torna um alvo fácil, e só lhe resta uma noite para fugir e sobreviver...

(DOMINGO 22/04)
16h: ALMAS SELVAGENS, de Jacques Tourneur
(Appointment in Honduras, 1953 – 79 min)
Um mercenário norte-americano desvia cinco prisioneiros que está transportando em um navio na América Central até a selva da Honduras, onde acontece uma revolução civil. Enquanto tenta efetuar sua missão, que mantém sob sigilo de todos, ele e os demais enfrentam os perigos da selva.

18h30: THE BIGAMIST, de Ida Lupino
(The bigamist, 1953– 80 min)
Harry Graham (Edmond O'Brien), um pacato vendedor ambulante de San Francisco, é casado há vários anos com Eve (Joan Fontaine). O casal decide adotar uma criança, mas o comportamento suspeito de Graham durante a entrevista na agência acaba chamando a atenção do responsável pelo processo de adoção (Edmund Gwenn). Ele investiga a vida de Graham e passa a desconfiar de suas repetidas viagens a Los Angeles, até finalmente descobrir que Harry tem uma vida dupla. Um filme belo e sensível que bem representa a curta porém brilhante filmografia de Ida Lupino atrás das câmeras.

(SÁBADO 28/04)
16h: FORÇA DO MAL, de Abraham Polonski
(Force of evil, 1948 – 82 min)
Joe Morse (John Garfield) é um inescrupuloso e ambicioso advogado que, representando o chefe do crime Ben Tucker (Roy Roberts), quer unificar todo o "jogo da tabela" (espécie de "jogo do bicho") em uma única e poderosa organização.Para fazê-lo sem o uso da violência e sem transpor nenhuma lei, Joe precisará acabar com todos os pequenos "bicheiros", sendo que, entre eles, está seu irmão mais velho Leo Morse (Thomas Gómez). Joe agora se encontra encurralado, pois precisará escolher a fortuna ao lado de Tucker ou o bem-estar físico e financeiro de seu irmão.

18h30: MADRUGADA DA TRAIÇÃO, de Edgar G. Ulmer
(The naked dawn, 1955 – 82 min)
Pobre, mas orgulhoso, jovem fazendeiro é instigado a se envolver em um assalto, com um desconhecido. Ele é relutante, mas acaba cedendo, desencadeando uma trama de corrupção e ganância que também envolverá sua esposa e a insatisfação de suas vidas.

(DOMINGO 29/04)
16h: (DOUBLE BILL) O ESTRANGULADOR MISTERIOSO, de Richard Fleischer
(Follow me quietly, 1949 - 60 min)
Um policial obcecado persegue um assassino serial fugaz que estrangula suas vítimas em noites chuvosas ao mesmo tempo que tem que lidar com uma reporter de uma revista sensacionalista, que quer ter a exclusividade sobre o fato.
CAVALGADA TRÁGICA, de Budd Boetticher
(Comanche Station, 1960 - 74 min)
O filme conta a história de um homem cuja esposa foi capturada pelos Comanches. Ele liberta a mulher de outro homem e está levando-a para casa quando encontra três bandidos, que querem devolvê-la em troca de recompensa. Ele deve protegê-la contra esses homens, bem como da ameaça dos saqueadores comanches. Este foi o último filme do ciclo de westerns dirigidos por Budd Boetticher e estrelados por Randolph Scott, na década de 50, chamado "Ranown" (nome da produtora de Randolph Scott e Joe Harry Brown).

18h30: O PODER DO ÓDIO, de Allan Dwan
(Slightly Scarlet, 1956 – 99 min)
A cleptomaníaca (pessoa que tem Impulso mórbido para o furto) Dorothy Lyons está em liberdade condicional sob custódia da irmã June, secretária do candidato a prefeito Frank Jansen. Ben Grace, adjunto do chefe do crime Solly Caspar, vê isso como uma forma de manchar a campanha de Jansen. Mas depois de se desentender com Caspar, Ben tenta ajudar June e começa a se apaixonar por ela.

mais

Cursos e Oficinas

WORKSHOP DE ATUAÇÃO

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA O ATOR DE CINEMA

Câmera, técnica Meisner e sistema orgânico

Com Tomás Rezende. 
Horário: das 19h às 22h

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO CÊNICA O “NÃO” INCONSCIENTE DO HERÓI: desejo e contradição
Com Tomás Rezende e Marila Velloso

Horário: das 15h ás 18h

 

 

Data(s): 16/08/2017 a 20/08/2017 - 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Local: Rua Claudino dos Santos, 58 - São Francisco

Valor: R$ 400,00 (cada workshop) | R$ 700,00 (pacote com os dois)

Informações: (11) 99213-9214 Luciana Barone

Inscrição: lubarone@gmail.com.

VAGAS LIMITADAS.

SEMINÁRIO CINEMA DA ESCOLA – NA PERSPECTIVA DA LEI 13.006

Na perspectiva de fortalecer e ampliar a integração entre as áreas da educação e do audiovisual, a Fundação Cultural de Curitiba/FCC, a Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR e o /Instituto Municipal de Administração Pública/IMAP, promovem uma série de encontros, de junho a novembro de 2017, para reflexão e discussão sobre o tema. Este Programa inicia com o debate sobre as repercussões da Lei 13.006 no ambiente escolar.
“Seminário Cinema na Escola – na perspectiva da lei 13.006”, direcionado para professores da Rede de Educação Básica e para profissionais da Cultura.
O objetivo do Seminário é sensibilizar os profissionais para as relações entre cinema e educação e divulgar e debater a Lei 13.006 sancionada em junho de 2014, que determina a exibição obrigatória de filmes de produção nacional, como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola por, no mínimo, 02h mensais. A exibição regular de obras audiovisuais na escola pública traz consigo a necessidade de formulação de políticas e práticas adequadas de uso desse conteúdo que, ao aproximar os campos da educação e do audiovisual, podem significar um avanço na qualificação e formação continuada do professor.

 

DOCENTES
Solange Stecz e Ana Carolina Porto.

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4 horas.

 

CERTIFICAÇÃO PELO IMAP

 

VAGAS LIMITADAS

 

INSCRIÇÕES: de 1º a 12 de junho de 2017. Para se inscrever, faça o login ou o seu cadastro (se ainda não o tiver) no Portal Aprendere: http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/#1
Ou acesse o link : http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/detalhes/10098.
 

Data(s): 13/06/2017

Local: Av. República Argentina, 3430 - Portão

Valor: gratuito

Classificação: adulto