Agenda de Cinema

[Cinemateca] CINECLUBE DO ATALANTE

Descrição:

Dia 09/12/17 - ANJO DO MAL, de Samuel Fuller
(Pick up on South Street: EUA, 1953, 80’)
Com: Richard Widmark, Jean Peters, Thelma Ritter, Murvyn Vye.
Skip McCoy é um batedor de carteiras, que furta uma bolsa de uma passageira no metrô. Dentre os objetos roubados está um microfilme a ser contrabandeado para o exterior por espiões comunistas, o que era desconhecido da mulher, Candy. Agentes americanos que a seguiam para identificar os espiões percebem a ação criminosa mas não conseguem deter a fuga de Skip. O ladrão depois é localizado com a ajuda da informante da polícia chamada Moe. Mesmo pressionado pela polícia e pelos agentes, Skip só pensa em enganar todos e chantagear os comunistas para conseguir um bom dinheiro pelo microfilme.

Dia 16/12/17 - A PONTE DAS ARTES, de Eugène Green
(Le Pont des Arts: FRA, 2004, 121’)
Com: Adrien Michaux, Natacha Régnier, Alexis Loret, Denis Podalydés, Olivier Gourmet, Camille Carraz, Jérémie Renier, Christelle Prot.
Dois jovens conectados pelo tempo: Pascal, um universitário desmotivado, e Sarah, uma cantora lírica com incertezas acerca do seu talento. As duas personagens, apesar de não se conhecerem pessoalmente, encontram-se interligadas devido à paixão pela arte e à forte atenção que lhe dedicam no seu dia-a-dia. Simultaneamente cômico e trágico, o filme aborda as inseguranças e tensões da juventude e a desorientação dos primeiros dias da idade adulta, onde é difícil definir os caminhos a seguir.

[Cinemateca] O DIA MAIS CURTO - 10 ANOS DE MALVALANDA

O Instituto Cervantes vem colaborando com [ED+C] O dia mais curto desde 2014. Trata-se de um programa que celebra a excelência e a singularidade do curta-metragem proporcionando uma quantidade imensa de projeções durante a semana do dia 21 de dezembro. Com esta atividade, e como antecipação ao período de Natal, o curta-metragem se apresenta como um gênero com personalidade própria para contar histórias e para apresentar temáticas e imaginários. Se o curta-metragem costumava estar associado ao início profissional dos cineastas, já no século XXI adquiriu identidade própria evidenciando sua riqueza e sua própria personalidade na cultura cinematográfica.
O Instituto Cervantes participará nesta atividade apresentando uma seleção da produtora Malvalanda, uma das empresas que tem se dedicado especificamente a este gênero e que celebra este ano dez anos de existência e de rigor para utilizar este meio como forma de expressão. Com o título de “10 anos Malvalanda” será celebrado [ED+C] em 2017.

Programa:
Elena Asins – Gênese

(España, 2014. Documental. 17’)
Direção: Álvaro Giménez Sarmiento
Sinopse: Elena Asins viveu durante mais de 20 anos em Azpírotz, uma pequena vila ao noroeste de Navarra. Lá desenvolveu uma das carreiras artísticas mais importantes da arte espanhola contemporânea.
Classificação: Livre

Pulse
(España, 2013. Ficción. Thriller. 14’)
Direção: Álvaro Giménez Sarmiento
Sinopse: Em fins de 2008, nos arredores de Kiev, aparece o corpo sem vida de Anna Skobalski, uma jovem de apenas 14 anos de idade.
Classificação: 16 anos

Lutadoras. Mulheres no México
(España, 2009. Documental. 13’)
Direção: Benet Román
Sinopse: Lutadoras é uma aproximação à realidade atual das mulheres mexicanas no âmbito rural e urbano. Filmado no México, D.F. e no Estado de Zacatecas, narra as principais circunstâncias, dificuldades, desafios e inquietudes que as mulheres desse país enfrentam hoje em dia.
Classificação: 7 anos

Consulta 16
(España, 2008. Ficción. 13’)
Direção: José Manuel Carrasco
Sinopse: Dois estranhos que esperam, duas vidas detalhadas. Uma mulher que foge e um homem disposto a seguir vivendo.
Classificação: 7 anos

Total programa: 57 minutos

[Cinemateca] MOSTRA IMIGRAÇÃO NO CINEMA HISPÂNICO

Dia 26/01/18

19h - CAMBIÉ SU NOMBRE Y SEGUÍ HABLANDO DE ELLA SIN QUE LO SUPIERAS, de João Solda (Ficção. 2016, 17’)

Sinopse: Camilo, um imigrante cubano em Paris decide voltar para a ilha depois de ficar duas décadas longe de casa. Pelas ruas de Havana ele conta para seu amigo Lázaro como estão as coisas na ilha depois desse tempo todo longe.

19h30 - A JAULA DE OURO, de Diego Quemada-Díez (ESP/Guatemala/MEX, 2013, Drama,108’)
Com: Brandon López, Rodolfo Domínguez, Karen Martínez
Sinopse: Juan, Sara e Samuel são três adolescentes que abandonam a sua aldeia na Guatemala e empreendem uma longa e difícil jornada rumo ao desconhecido. O grande objectivo é atravessar a fronteira mexicana e tentar a vida nos EUA. No percurso, conhecem Chauk, um jovem índio de quem se tornam amigos e que decide embarcar na mesma aventura. Confiantes no que o amanhã lhes reserva – e apesar da tristeza de terem deixado tudo para trás – eles fixam-se na ideia do "sonho americano" de que todos falam quando se referem aos EUA. O caminho, apesar de repleto de medo, sofrimento e muitas injustiças, está também cheio de grandes ensinamentos e verdadeiros actos de coragem.
Um "road movie" sobre migração, que marca a estreia na longa-metragem de Diego Quemada- Díez.
Classificação: 12 anos

Dia 27/01/18

19h – DESNORTEADOS (2015, 106’)

Sinopse: Hugo e Braulio, dois jovens com formação universitária, fartos de uma Espanha incapaz de dar trabalho e um futuro, decidem emigrar para Alemanha seguindo os cantos de sereia de um programa de televisão tipo "Espanhois pelo mundo". Mas logo descobrem que perseguir o sonho alemão pode ser um pesadelo
Classificação: 14 anos

[Cinemateca] 1ª. Mostra da Preservação Audiovisual Cinemateca/Unespar

Neste fim de semana acontece na Cinemateca de Curitiba a 1ª. Mostra da Preservação Audiovisual Cinemateca/Unespar. A mostra é organizada pelos alunos da disciplina Cultura da Preservação Audiovisual, do Curso de Cinema e Audiovisual da FAP/Unespar, sob a orientação do professor da disciplina, o cineasta Fernando Severo, ex-diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná e membro da ABPA-Associação Brasileira de Preservação Audiovisual. No sábado, dia 16/12, será realizada uma sessão em homenagem ao colecionador Paulo José da Costa, que tem realizado com recursos próprios um importante trabalho de busca, restauro, preservação e compartilhamento de documentos históricos, fotografias antigas e filmes raros.

Na ocasião vai acontecer a estreia do documentário "Crônicas de um Memorialista", dirigido por Vanessa Leal à frente de uma equipe formada por alunos, que aborda o importante trabalho de Paulo na preservação da memória audiovisual brasileira. Também nessa sessão serão exibidos diversos filmes na bitola 16mm do acervo do colecionador, realizados por Arnaldo Lippmann e Eugênio Hauer Kwasinski, que mostram cenas raras do Paraná e Santa Catarina nas décadas de 1940 e 1950. No domingo, 17/12, a mostra prossegue com diversos filmes preservados no acervo da Cinemateca de Curitiba a partir de sua fundação em 1975. São filmes realizados por pioneiros do cinema paranaense como Annibal Requião, J. B. Groff e Hermes Gonçalves, e pela produtora Botelho Filmes. Dois filmes importantes que não são exibidos há décadas também fazem parte do programa. "Sensibilize-se"(1980), tem direção coletiva e aborda o trabalho inovador de Guido Viaro, o primeiro pintor paranaense a registrar em sua obra cenas da periferia de Curitiba. "Na Santa Felicidade" (1979) foi dirigido pelo idealizador da Cinemateca e seu primeiro diretor, Valêncio Xavier, e registra costumes, tradições e tipos populares entre os descendentes dos imigrantes italianos que se instalaram no bairro Santa Felicidade. A mostra recebeu a assessoria técnica do cineasta Marcos Sabóia, responsável pelo acervo da Cinemateca. A instituição terá seus filmes exibidos em suas bitolas originais, em película 35mm e 16mm.

Cursos e Oficinas

WORKSHOP DE ATUAÇÃO

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA O ATOR DE CINEMA

Câmera, técnica Meisner e sistema orgânico

Com Tomás Rezende.
Horário: das 19h às 22h

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO CÊNICA O “NÃO” INCONSCIENTE DO HERÓI: desejo e contradição
Com Tomás Rezende e Marila Velloso

Horário: das 15h ás 18h

Data(s): 16/08/2017 a 20/08/2017 - 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Local: Rua Claudino dos Santos, 58 -

Valor: R$ 400,00 (cada workshop) | R$ 700,00 (pacote com os dois)

Informações: (11) 99213-9214 Luciana Barone

Inscrição: lubarone@gmail.com.

VAGAS LIMITADAS.

SEMINÁRIO CINEMA DA ESCOLA – NA PERSPECTIVA DA LEI 13.006

Na perspectiva de fortalecer e ampliar a integração entre as áreas da educação e do audiovisual, a Fundação Cultural de Curitiba/FCC, a Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR e o /Instituto Municipal de Administração Pública/IMAP, promovem uma série de encontros, de junho a novembro de 2017, para reflexão e discussão sobre o tema. Este Programa inicia com o debate sobre as repercussões da Lei 13.006 no ambiente escolar.
“Seminário Cinema na Escola – na perspectiva da lei 13.006”, direcionado para professores da Rede de Educação Básica e para profissionais da Cultura.
O objetivo do Seminário é sensibilizar os profissionais para as relações entre cinema e educação e divulgar e debater a Lei 13.006 sancionada em junho de 2014, que determina a exibição obrigatória de filmes de produção nacional, como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola por, no mínimo, 02h mensais. A exibição regular de obras audiovisuais na escola pública traz consigo a necessidade de formulação de políticas e práticas adequadas de uso desse conteúdo que, ao aproximar os campos da educação e do audiovisual, podem significar um avanço na qualificação e formação continuada do professor.

DOCENTES
Solange Stecz e Ana Carolina Porto.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4 horas.

CERTIFICAÇÃO PELO IMAP

VAGAS LIMITADAS

INSCRIÇÕES: de 1º a 12 de junho de 2017. Para se inscrever, faça o login ou o seu cadastro (se ainda não o tiver) no Portal Aprendere: http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/#1
Ou acesse o link : http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/detalhes/10098.

Data(s): 13/06/2017

Local: Av. República Argentina, 3430 - Portão