Agenda de Cinema

Tema: As Grandes Instabilidades Políticas
Filme: UTOPIA E BARBÁRIE (2009) – Silvio Tendler – Documentário – 120 min
Debatedor: Rosane Kaminski – DEHIS/UFPR
Sinopse do Filme: O filme é um roadmovie histórico: para reconstruir o mundo a partir da II Guerra Mundial, passa pela Itália, EUA, Brasil, Vietnam, Cuba, Uruguai, Chile, entre outros países. Em cada um desses lugares, documenta os protagonistas da história. Tão importante quanto o tema é o olhar do autor. Este olhar foi se construindo a partir da elaboração do filme. Por isso, buscou a reconstrução da história de maneira não partidarizada. Ouviu diferentes personagens com abordagens distintas. Juntos compõem um rico painel de nossa época.

2º Encontro
Data: 16/10
Tema: Repressão e Resistência
Filme: AÇÃO ENTRE AMIGOS (1998) – Beto Brant – Drama – 76 min
Debatedor: Rodrigo Czajka – DECISO/UFPR
Sinopse do Filme: Ação Entre Amigos narra a história de Miguel, Paulo, Osvaldo e Elói que, no período entre o final da década de 60 e o início da década de 70, participaram da oposição armada ao regime militar, tendo sido presos e torturados. O filme parte dos dias atuais, mostrando o que é feito de cada um deles. Certo dia, Miguel julga identificar o homem que os torturou, 25 anos antes - o delegado Correia, oficialmente dado como morto em um acidente de avião. Miguel revela aos amigos sua descoberta, provocando reações diversas em cada um e estabelecendo um conflito entre eles. Em paralelo, o filme vai reconstruindo em flash-backs as ações dos quatro durante os chamados "anos de chumbo" da história recente do Brasil, para narrar os dramas e dilemas de cada um deles.

3º Encontro
Data: 25/10
Tema: Memórias e Testemunhos da Ditadura (2007)
Filme: MEMÓRIA PARA USO DIÁRIO (2008) – Beth Formaggini – Documentário – 94 min
Debatedora: Olympio De Sá Sotto Maior Neto – MPPR
Sinopse do Filme: Nosso fio condutor é Ivanilda, que durante 31 anos procurou nos arquivos sinais do seu marido desaparecido político. Suas idas e vindas se trançam com as ações de militantes e parentes das vítimas da ditadura e da violência policial dos dias de hoje que vão desvelando outros fios pelas ruas e cemitérios clandestinos do Rio. Eles pertencem ao Grupo Tortura Nunca Mais /RJ e interagem entre a lembrança traumática e o esquecimento no trabalho de trazer à tona a memória de fatos recentes, revelando a seletividade da história oficial e de construir uma memória política. Pensam o passado para que se possam libertar o futuro dos fantasmas que ainda nos perseguem no presente.

4º Encontro
Data: 08/11
Tema: Ufanismo e Realidade nos Anos Setenta
Filme: IRACEMA, UMA TRANSA AMAZÔNICA (1975) – Jorge Bodanzky e Orlando Senna – Drama – 91 min
Debatedor: Dr. José Carlos Fernandes – DECOM/UFPR
Sinopse do Filme: Em contraste com a propaganda oficial da ditadura militar, que alardeava um país em expansão com a construção da rodovia Transamazônica, uma câmera sensível revela os problemas que a estrada traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo, prostituição infantil. Em uma obra que mistura documentário e ficção, uma pequena equipe de cinema vai à Amazônia rodar um filme com imensa liberdade formal. Um fio de enredo: um caminhoneiro, Tião Brasil Grande (Paulo César Pereio), encontra uma jovem prostituta, Iracema (Edna de Cássia), e juntos percorrem parte da região amazônica, então zona de segurança nacional sob rígido controle militar, contracenando com moradores e interagindo com outros intérpretes.

mais

[Cinemateca] MOSTRA DE FILMES JAPONESES

31 OUT (QUA) 17H / 02 NOV (SEX) 14H
ASAHI DE VANCOUVER
2014 / 132 min/ cor / legendado
O drama descreve a angústia e a esperança de
pessoas que viveram no período turbulento da pré-guerra,
através da realidade vivida por um time de baseball
formado por imigrantes japoneses e seus descendentes, que enfrentaram trabalhos duros, discriminação e dificuldade financeira no início dos anos de 1900, no Canadá. O espírito de luta demonstrado pelo time Vancouver Asahi, que incluía Reggie Kasahara, apontou um raio de esperança na vida das pessoas.
Direção:Yuya ISHII
Roteiro:Satoko OKUDERA
Cinematografia: Ryuto KONDO
Arte: Mitsuo HARADA
Edição: Shinichi FUSHIMA
Música: Takashi WATANABE
Elenco: Satoshi TSUMABUKI, Kazuya KAMENASHI, Ryo
KATSUJI, Yusuke KAMIJI, Sosuke IKEMATSU, Mitsuki
TAKAHATA, Aoi MIYAZAKI

31 OUT (QUA) 19H30
UMA CENTELHA DE VIDA
2013/81 min/ cor / legendado/ livre
A vida de Tae, uma senhora de 77 anos que dedicou 10 anos aos cuidados da saúde de seu marido, fica monótona após se tornar viúva. Em busca de brilho em sua vida, Tae decide procurar um novo companheiro, e consulta uma agência matrimonial que finalmente encontra um candidato ideal, mas sua determinação otimista esbarra na resistência das pessoas a sua volta.
Direção:Bunji SOTOYAMA
Roteiro:Bunji SOTOYAMA
Cinematografia: Shogo UENO
Edição: Hitomi KATO
Música:Sayaka ASAOKA, Asuka MATSUMOTO
Elenco:Kazuko YOSHIYUKI, Akira TAKARADA, GakuYAMAMOTO, Kanami TAGAWA.

1 NOV (QUI) 17H | 3 NOV (SAB) 14H
MINHA VIDA DE CANÇÃO (Ayashii kanojo)
2016 /125 min/ cor / legendado
Katsu, uma senhora de 73 anos de idade, já passou por muitas coisas na vida. E ao visitar um estúdio fotográfico, é transportada para a vida e corpo de uma garota de 20 anos, e recebe a oportunidade de recuperar seus antigos sonhos, como se tornar cantora e levar uma vida mais divertida da que estava acostumada.
Direção:Nobuo MIZUTA
Roteiro:Tomoko YOSHIZAWA
Cinematografia: Kouichi NAKAYAMA
Arte: Toshihiro ISOMI
Edição: Seigo HIRASAWA
Música:Kazunori MIYAKE
Elenco:Mikako TABE, Mitsuko BAISHO, Jun
KANAME, Takumi KITAMURA, Katsuko KANAI,
Eriko MIKAMO.

1 NOV (QUI) 19H20
UMA PROMESSA VIVA (Jinsei no yakusoku)
2015 / 120 min / cor / legendado / livre
O presidente de uma empresa, Yuma Nakahara, vive somente para seu trabalho. Certo dia, recebe a notícia da morte de seu amigo de longa data, mas que também era seu concorrente. Yuma nem desconfiava da grave doença de seu amigo, e então decide cumprir uma promessa que envolve as pessoas de sua terra natal.
Direção: Kan ISHIBASHI Roteiro: Masahiro YOSHIMOTO
Cinematografia: Satoru YAMASHITA / Jun MIZUNASHI
Arte: Hiroshi MIYAZAKI
Edição: Takashi TOMINAGA
Música: Kiyoyuki YOSHIKAWA
Elenco: Yutaka TAKENOUCHI, Yosuke EGUCHI, Tori MATSUZAKA, YUKA, Eiko KOIKE, Jun MIHO.

2 NOV (SEX) 16H30
A TALE OF SAMURAI COOKING – A TRUE LOVE STORY (Bushi no kondate)
2013 / 121 min / cor / legendado
Baseado na verdadeira história dos samurais que cuidavam das cozinhas dos grandes senhores feudais, o filme recria de forma fiel os pratos produzidos na época, mostrando as belezas da culinária japonesa. O chef da cozinha do Clã Kaga, Dennai Funaki, convence Haru, uma divorciada, que tem uma ótima mão para cozinhar, para se casar com seu filho Yasunobu, que também é um Samurai que cozinha, mas é um desastre na arte de culinária. Haru acaba tendo que ensinar seu novo marido a arte da cozinha japonesa...
Direção: Yuzo ASAHARA Roteiro: Yuzo ASAHARA, Michio KASHIWADA, Yukiko YAMAMURO
Cinematografia: Yukihiro OKIMURA
Arte: Tetsuo HARADA
Edição: Kazuhide ISHIJIMA
Música: Taro IWAHISRO
Elenco: Aya UETO, Kengo KORA, Kimiko YO, Riko NARUMI, Toshiyuki NISHIDA

3 NOV (SAB) 16h20
THERMAE ROMAE
2012 / 108 min / cor / legendado
Roma antiga, Lucius é um projetor de banhos que acabou de ser demitido. Quando vai a um banho, para espairecer, acaba se afogando e faz uma viagem no tempo, chegando no Japão atual. Cercado por rostos retos, perdido, Lucius começa a se fascinar pela avançada cultura de banhos do Japão. Quando ele consegue voltar para a Roma antiga, Lucius começa a fazer sucesso com seus projetos inovadores, e acaba sendo convocado para projetar o banho do Imperador...
Direção: Hideki TAKEUCHI
Autor: Mari YAMAZAKI
Roteiro: Shogo MUTO
Cinematografia: Kazunari KAWAGOE
Arte: Mitsuo HARADA
Edição: Hiroshi MATSUO
Música: Norihito SUMITOMO
Elenco: Hiroshi ABE, Aya UETO, Kazuki KITAMURA, Riki TAKEUCHI, Kai SHISHIDO, Katsuya, Midoriko KIMURA, Takashi SASANO, Masachika ICHIMURA.

mais

Cursos e Oficinas

Nenhum curso com o critério selecionado.