Agenda de Cinema

[Cinemateca de Curitiba] Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro

Curitiba vive há décadas sob a promessa da construção do metrô. Chegou a hora: em outubro acontece o Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, evento dedicado à exibição de filmes com até 30 minutos realizados por alunos de ensino superior ou estudantes de cursos livres de cinema. Além das projeções, o festival organizará debates e oficinas sobre temas diversos, como crítica cinematográfica e formatação de projetos para inscrição em leis de incentivo e eventos de mercado.
As inscrições foram abertas no dia 30 de junho e vão até 18 de agosto. O processo, simples, totalmente online, pode ser feito pelo site
www.metrouniversitario.com.br.
Segundo Wellington Sari, diretor artístico do festival, “a ideia de brincar com o nome ‘metrô’ permite pensar em metáforas de viagem, deslocamento, conexão. O evento pode servir como uma grande estação central que recebe e movimenta todo tipo de pessoas e, claro, filmes”.
O Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro ocupa uma lacuna deixada pelo Putz – Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba, que, apesar do sucesso das sete edições, foi descontinuado em 2010. Desde então a cidade não organizou festivais com foco abrangente, que incluísse ficção e documentário, no cinema produzido por estudantes.
“Os festivais de cinema universitário foram fundamentais para nossa formação enquanto estávamos na faculdade, a Unespar. Gostaríamos de proporcionar para novos estudantes as oportunidades e experiências que tivemos”, conta Christopher Faust, diretor do festival que, assim como Sari, é da produtora O Quadro, empresa com largo currículo de obras voltadas ao universo jovem.
O Metrô – Festival do Cinema Universitário acontece do dia 11 a 15 de outubro, na Cinemateca de Curitiba e tem o Estúdio Tijucas como produtora associada e o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

mais

WORKSHOP DE ATUAÇÃO

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA O ATOR DE CINEMA

Câmera, técnica Meisner e sistema orgânico

Com Tomás Rezende.
Horário: das 19h às 22h

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO CÊNICA O “NÃO” INCONSCIENTE DO HERÓI: desejo e contradição
Com Tomás Rezende e Marila Velloso

Horário: das 15h ás 18h

Data(s): 16/08/2017 a 20/08/2017 - 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Local: Rua Claudino dos Santos, 58 -

Valor: R$ 400,00 (cada workshop) | R$ 700,00 (pacote com os dois)

Informações: (11) 99213-9214 Luciana Barone

Inscrição: lubarone@gmail.com.

VAGAS LIMITADAS.

SEMINÁRIO CINEMA DA ESCOLA – NA PERSPECTIVA DA LEI 13.006

Na perspectiva de fortalecer e ampliar a integração entre as áreas da educação e do audiovisual, a Fundação Cultural de Curitiba/FCC, a Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR e o /Instituto Municipal de Administração Pública/IMAP, promovem uma série de encontros, de junho a novembro de 2017, para reflexão e discussão sobre o tema. Este Programa inicia com o debate sobre as repercussões da Lei 13.006 no ambiente escolar.
“Seminário Cinema na Escola – na perspectiva da lei 13.006”, direcionado para professores da Rede de Educação Básica e para profissionais da Cultura.
O objetivo do Seminário é sensibilizar os profissionais para as relações entre cinema e educação e divulgar e debater a Lei 13.006 sancionada em junho de 2014, que determina a exibição obrigatória de filmes de produção nacional, como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola por, no mínimo, 02h mensais. A exibição regular de obras audiovisuais na escola pública traz consigo a necessidade de formulação de políticas e práticas adequadas de uso desse conteúdo que, ao aproximar os campos da educação e do audiovisual, podem significar um avanço na qualificação e formação continuada do professor.

Solange Stecz e Ana Carolina Porto.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4 horas.

CERTIFICAÇÃO PELO IMAP

VAGAS LIMITADAS

INSCRIÇÕES: de 1º a 12 de junho de 2017. Para se inscrever, faça o login ou o seu cadastro (se ainda não o tiver) no Portal Aprendere: http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/#1
Ou acesse o link : http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/detalhes/10098.

Data(s): 13/06/2017

Local: Av. República Argentina, 3430 - Portão