Agenda de Patrimônio Cultural

[Memorial de Curitiba] ÍCONE NEOGÓTICO DA FÉ, CATEDRAL É TEMA DE EXPOSIÇÃO

O Memorial de Curitiba recebe, a partir das 18h desta terça-feira (05/6), a exposição “A Catedral e a Praça, um passeio pela história e arquitetura de Curitiba”. A mostra, instalada no Salão Paraná, apresenta cerca de 130 imagens e 11 maquetes de imóveis do entorno da Praça Tiradentes confeccionadas pelos alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A exposição tem classificação livre e a entrada é franca.

"É uma exposição importante porque o tema principal é a própria catedral, um ícone arquitetônico e religioso da cidade que levou 17 anos para ser construída, até sua inauguração em 1893", conta Aparecida Bahls, coordenadora do projeto e pesquisadora da Casa da Memória, unidade da Fundação Cultural de Curitiba.
Por meio de um acervo documental e iconográfico significativo, na mostra são abordados o período de construção do templo, suas reformas e restauros posteriores, além dos usos pela população desse relevante espaço da cidade. De acordo com a pesquisadora a construção envolveu trabalhadores desde negros libertos e cativos, imigrantes e diversos mestres de obras.
A exposição também conta com a colaboração da arquiteta e professora da Universidade Tecnológica do Paraná, Giceli Portela, que coordenou o restauro da Catedral de 2010 a 2012, e de seus alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo que, com base em estudos dos imóveis do entorno da Tiradentes, elaboraram maquetes sobre eles, ricas em detalhes e informações.
Quem visitar a mostra pode aproveitar para ver também, no primeiro andar do Memorial, a exposição permanente dos altares rétabulos da antiga Matriz, talhados em madeira policromada do século 18, nos quais o Papa João Paulo II celebrou missa quando esteve em Curitiba, além de duas volutas e dois sacrários. Esse espaço, denominado Capela dos Fundadores, exibe também pinturas do artista plástico Sergio Ferro, onde se percebem imagens expressivas da história curitibana, desde a presença de portugueses, índios, mamelucos, tropeiros e imigrantes europeus.

Abertura: 05 de junho, às 18h
Local: Memorial de Curitiba – Salão Paraná (segundo andar)

mais

A POÉTICA DO GESTO AFRO-BRASILEIRO

Curso de formação continuada Lei nº 10.639/3003, com ênfase “À Poética do Gesto Afro-brasileiro: ethos, história e corporeidade”.
Ministrado pelo Prof. Stenio José Paulino Soares (UNESPAR – Campus Curitiba II) – coordenador do Núcleo para Educação das Relações Étnico-Raciais do Centro de Direitos Humanos da UNESPAR (NERA CEDH UNESPAR).

Dirigido aos professores da rede pública de Curitiba, aproximadamente 25 profissionais.

Data(s): 20/09/2017

Local: Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533 - Centro

Professor: Stenio José Paulino Soares

Patrícia Bellé
Gerência Educação em Direitos Humanos
Contato: CEFAR 3350-3655

CULTURA ALIMENTAR

Data(s): 14/06/2017 a 30/08/2017 - 4ª feira

Local: Av. Winston Churchill, 2033, sala 25 - Capão Raso

Valor: $ 55

NÓS E O MEIO AMBIENTE

FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA

Data(s): 09/06/2017

Local: Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro

XADREZ BÁSICO PARA INICIANTES

Aprendizado por meio de metodologia simples e atrativa, com uma hora de aula por semana, fechando o primeiro nível em quatro aulas.

Data(s): 01/05/2017 a 31/07/2017 - 2ª, 3ª, 4ª e 5ª e 6ª feira

Local: Travessa Nestor de Castro, s/nº, Galeria Júlio Moreira - Centro

Valor: gratuito (agendamento prévio)