Agenda de Patrimônio Cultural

[Casa Romário Martins] Exposição “A.Weiss, pioneiro da fotografia paranaense”

Composta por 60 imagens históricas realizadas pelo fotógrafo, no período entre 1890 a 1950. O conjunto faz parte de um dos acervos mais ricos da fotografia paranaense, pelo registro de inúmeros aspectos da sociedade da época.

A curadoria é do fotógrafo Orlando Azevedo, que adquiriu o acervo há cerca de 20 anos, quando muitas imagens estavam prestes a se perder. Foram resgatadas quase 3 mil chapas de vidro originais, em diversos formatos, entre retratos em estúdio, residências e localidades rurais.

Pioneiro - Augusto Weiss nasceu na Áustria e chegou ao Brasil em 1890 com seu irmão José Weiss. Aprendeu o ofício com A. Volk, destacado fotógrafo do século XIX na cidade de Curitiba. Inicialmente em sociedade com seu irmão, e depois com seu filho Alberto, montou a Foto Progresso, localizada na Rua São Francisco. Posteriormente, os irmãos tomaram rumos diferentes, seguindo carreiras solo por conta de divergências. Seu filho Alberto prosseguiu com o ofício no Foto Moderno, na Rua Marechal Deodoro, numa casa que existe até os dias de hoje em frente à agência dos Correios.

Vários aspectos tornam relevante o acervo e a exposição, como o registro da colonização de imigrantes italianos, poloneses e ucranianos no Brasil, e a formação de novas vilas e povoações na paisagem de mata de araucárias. Casamentos, ritos e retratos também foram uma constante em sua obra, de extrema qualidade técnica e rigor profissional. Weiss viajava duas vezes ao ano para comprar chapas de vidro e químicos na Alemanha. Naquela época, levava-se quatro dias de carroça até Paranaguá para, então, embarcar em um navio.

O projeto da exposição foi realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Curitiba.

mais

A POÉTICA DO GESTO AFRO-BRASILEIRO

Curso de formação continuada Lei nº 10.639/3003, com ênfase “À Poética do Gesto Afro-brasileiro: ethos, história e corporeidade”.
Ministrado pelo Prof. Stenio José Paulino Soares (UNESPAR – Campus Curitiba II) – coordenador do Núcleo para Educação das Relações Étnico-Raciais do Centro de Direitos Humanos da UNESPAR (NERA CEDH UNESPAR).

Dirigido aos professores da rede pública de Curitiba, aproximadamente 25 profissionais.

Data(s): 20/09/2017

Local: Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533 - Centro

Professor: Stenio José Paulino Soares

Patrícia Bellé
Gerência Educação em Direitos Humanos
Contato: CEFAR 3350-3655

CULTURA ALIMENTAR

Data(s): 14/06/2017 a 30/08/2017 - 4ª feira

Local: Av. Winston Churchill, 2033, sala 25 - Capão Raso

Valor: $ 55

NÓS E O MEIO AMBIENTE

FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA

Data(s): 09/06/2017

Local: Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro

XADREZ BÁSICO PARA INICIANTES

Aprendizado por meio de metodologia simples e atrativa, com uma hora de aula por semana, fechando o primeiro nível em quatro aulas.

Data(s): 01/05/2017 a 31/07/2017 - 2ª, 3ª, 4ª e 5ª e 6ª feira

Local: Travessa Nestor de Castro, s/nº, Galeria Júlio Moreira - Centro

Valor: gratuito (agendamento prévio)