Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural

Horário de funcionamento:
terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 19h; sábado, das 10h às 19h

Apresentação

No Portão Cultural, a transformação da biblioteca do antigo Centro Cultural Portão em Casa da Leitura homenageia Wilson Bueno, um dos mais importantes escritores paranaenses, falecido em 2010, e torna-se um centro de estudos e pesquisas voltado à leitura. Seis mil livros estão disponíveis para empréstimo, que é feito de forma bastante simples, gratuitamente e sem burocracia. Basta apresentar um documento de identificação e informar o endereço. O sistema não utiliza carteiras de usuários.

À promoção do hábito de ler juntam-se ações que englobam cursos, seminários e conferências voltados a agentes multiplicadores e incentivadores, como é o caso dos professores da rede municipal de ensino, contadores de histórias, arte-educadores e voluntários. Contações de histórias e rodas de leitura também fazem parte da programação da Casa da Leitura, que é mais uma unidade integrada ao programa Curitiba Lê da Fundação Cultural de Curitiba. Sucesso da política municipal nessa área, o programa, por meio de seus espaços e ações, dissemina o acesso ao universo simbólico da Literatura, atingindo todas as regiões e chegando a todas as classes sociais.

O espaço de leitura disponibiliza diversos serviços culturais e literários, como empréstimos de livros, rodas de leitura, oficinas de criação literária, oficinas de contação de histórias, laboratório de leitura e contação de histórias.
O cadastro para empréstimo de livros é realizado mediante apresentação de comprovante de endereço, RG e autorização dos pais, quando menor de 15 (quinze) anos.

Cursos e Oficinas

Nenhum curso cadastrado no momento.

Quero Utilizar este Local

A utilização de um espaço cultural público, de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, para eventos, sessões de fotos, filmagens, atividades artísticas ou para outras demandas, requer procedimentos que se iniciam a partir da solicitação de agendamento. Caso seja de seu interesse fazer uso de algum dos equipamentos, preencha todos os campos do formulário abaixo e aguarde o contato da Fundação Cultural de Curitiba.

Mas ATENÇÃO! Este formulário é apenas de solicitação e não vale como reserva. A partir das informações fornecidas, o pedido será avaliado pela comissão responsável e a liberação da utilização do espaço só será feita mediante assinatura de contrato.