Agenda de Literatura

Cursos e Oficinas

Bonsai 1 - Teorias da Narrativa

O primeiro módulo traça uma viagem por importantes reflexões sobre a narrativa ao solidificar bases para análise e escrita criativa. Desmontar e remontar uma narrativa, investigando suas peças, suas engrenagens, seus componentes, para que seus participantes possam construir seus seus contos, novelas e romances.

Otto Winck é doutor e mestre em Estudos Literários pela UFPR. Em 2006, foi vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia com o romance Jaboc. Entre diversas obras, atualmente leciona na PUCPR e no programa de pós-graduação stricto sensu da Uniandrade.

Data(s): 10/05/2022 a 14/06/2022 - 3ª feira

Local: R. Claudino dos Santos, 142 - São Francisco

Valor: Gratuito

Classificação: Acima de 18 anos

Professor: Otto Winck

Bonsai 2 - Leitura, Análise e Criação

Essa seção propõe a leitura de ficção de autores reconhecidos sob diferentes teorias e também exercícios de escrita criativa em formato de narrativas curtas.

Paulo Sandrini é mestre e doutor em Estudos Literários pela UFPR. Autor de vários livros, entre eles “O estranho hábito de dormir em pé”, “O Rei era assim”, “Exposição das tripas”, “Osculum obscenum” e “Peixes coloridos de alto-mar”. Participou de coletâneas no Brasil, Argentina, Peru e México. É editor da Kafka Edições e músico compositor no duo Gabardine. Foi premiado nos concursos Paulo Leminski, Luiz Vilela e Outras Palavras.

Data(s): 25/06/2022 a 10/09/2022 - sábado

Local: Rua Batista Ganz, 453, Parque Barigui - Santo Inácio

Valor: Gratuito

Classificação: 18 anos ou mais

Professor: Paulo Sandrini

Bonsai 3 - Da literatura ao cinema: processo de adaptação

O terceiro módulo traz à tona o processo de escolhas, de inspirações e transformações. É, também, um processo de desapego, de olhar para a própria obra (no caso, a criação literária) e ser capaz de abandonar as palavras para encontrar as imagens que elas escondem.

Juliana Sanson é roteirista, diretora e produtora audiovisual, graduada em Letras e especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens pela PUC-PR. Sua formação em cinema vem de cursos livres realizados em Cuba, Argentina, Chile e Brasil. Dirigiu e roteirizou os curtas de ficção “Fabulário Geral de um Delírio Curitibano” (2007), “Coração Magoado” (2012) e “Prato do Dia” (2014), e o longa-metragem “Uma Morte Qualquer” (2019). Dirigiu videoclipes para diversos grupos, e é sócia da Fabulário Filmes.

Data(s): 17/09/2022 a 22/10/2022 - sábado

Local: Rua Batista Ganz, 453, Parque Barigui - Santo Inácio

Valor: Gratuito

Classificação: Acima de 18 anos

Professor: Juliana Sanson