Agenda de Artes Visuais

[Museu Municipal de Arte] IMAGEM EM PROFUSÃO: INTERSECÇÕES DA COLAGEM EXPANDIDA

No momento congelado entre o real e o falso, em meio à enxurrada cotidiana de ícones e representações, entre camadas de imagens espontâneas e identidades fabricadas, existe uma lacuna entre a arte e a vida. É um vulto no canto do olho durante uma transação financeira, escutamos seu eco na balada da propaganda de cigarro e no silêncio do cinema mudo memético. É a auréola do artista retirada da sarjeta e colocada num pedestal, ainda enlameada. É o espectro materializado pelo carro possante na auto-estrada, simultaneamente concreto enquanto bolha de separação urbana e abstrato como estilo de vida. A tautologia daquilo que é bom porque aparece, e aparece porque é bom. É a reificação, é o fetiche, é o espetáculo. É a imagem de um rosto humano sendo sobreposta à imagem de um rosto humano sendo sobreposta à imagem de um rosto humano - para sempre. Nesse excesso sem fim de cópias e simulacros encontramos a Colagem na curiosa posição de linguagem oficial da comunicação fragmentada e assíncrona da contemporaneidade. Enquanto ferramenta de desconstrução e ressignificação de poéticas, ela sintetiza contextos visuais de naturezas diversas com seus processos de criação, traduzindo recortes de cultura em transgressão subjetiva. Enquanto metodologia de aglomeração
de conceitos, ela preenche o hiato entre pintura e escultura, entre vídeo e performance, entre artista e audiência. A fotografia se torna a catalogação de narrativas que se fragmentam na exuberância das cores plásticas de rótulos de produtos aglomerados e objetos encontrados que emolduram vídeo-sequências em loop. Com o objetivo de vislumbrar o potencial da Colagem como linguagem intermediária entre as demais formas de expressão artística, o Clube da Colagem de Curitiba convida essa seleção de artistas para investigar a área cinza da intertextualidade e abordar suas pesquisas individuais através da perspectiva da Colagem em Campo Expandido.

Artistas participantes:
Adriana Tabalipa
Amorim
Beatriz Oliveira e Marcos Hadlich
Bomju Coelho
Catenzaro
Cintia Ribas
Eliane Prolik
Fabio Noronha
Guita Soifer
Manuela Eichner
Mariana Barros
Marcelo Romero
Mario de Alencar
Rafael Schwab
Pierre Lapalu
Vantees

[Museu Municipal de Arte] JOVENS ARTISTAS CHINESES

Com o crescimento da China e a crescente abertura de sua sociedade, os jovens artistas chineses – imersos em um contexto global e capacitados pela sua própria percepção dos tempos, conhecimento e liberação espiritual individual – estão libertando-se de certos tipos de gêneros ou escolas de arte e mostrando um tom mais pesado de experiência pessoal, criando, assim, seu próprio espaço semântico. Com seus olhos apurados, estão redescobrindo, recebendo e processando as varias mensagens da sociedade.

Estes artistas estão capturando, com símbolos e visuais, uma interpretação completamente nova dos valores humanos referentes ao tempo, vida, regras e ambiente, juntamente com realidades sociais, expressando-se através de uma linguagem artística contemporânea e internacional baseada nos valores tradicionais e culturais chineses acoplados a diferentes contextos, perspectivas e modos de representação.

A mostra exibe obras de uma nova geração de jovens artistas chineses que expressam sua visão sobre o homem e a natureza com a mais autentica lógica visual e inspiração artística. Diante do novo cenário histórico da Rota Marítima da Seda do século XXI, esperamos com esta mostra construir uma ponte de comunicação, estimular a compreensão e amizade mutua entre os novos artistas contemporâneos chineses e o mundo, inspirar o publico através de diferentes formas de interações e vínculos e, assim, melhorar o nível de troca cultural entre os jovens para que possam sentir o pulsar dos tempos e a ressonância do espírito.

Curador Zhang Zikang

mais

[Gibiteca] Dia do Quadrinho Nacional Representatividade Feminina | debate e lançamento

Debate
Representatividade Feminina nos Quadrinhos, produção e os desafios das mulheres que produzem quadrinhos. Participam da mesa: Raphaela Corsi (Revista Capitolina / A revolução das narrativas feministas nas histórias em quadrinhos), Márcia Macedo d´Haese (Smilinguido, Mig & Meg), Pryscila Vieira (Amelie, Uma mulher de verdade), Celina Pacheco (Calafrio/ Mestres do Terror), Mylle Silva (A Samurai), Bianca Pinheiro (Mônica Força, Dora, Bear ), Ma Matiazzi (Morte Branca / Loira Fantasma de Curitiba), Amanda Barros (Ursereia).

Lançamento da HQ: “A Samurai – Primeira Batalha”
A publicação foi idealizada por Mylle Silva, roteirista da HQ que convidou cinco quadrinistas, todas mulheres, que contam a história sob o olhar feminino. São elas Renata Nolasco, Mary Cagnin, Chairim Arrais, Má Matiazi e Jéssica Lang. Cada artista desenhou cerca de 10 páginas da história.

“A Samurai” é Michiko, uma jovem que foi vendida ainda bebê para o Okiya (a casa das gueixas) para ser treinada como uma delas. No entanto, seu maior sonho é encontrar a verdadeira família e, para realizá-lo, ela decide quebrar as regras da sociedade japonesa, estratificada e machista, para tornar-se uma samurai. Nesta terceira HQ da personagem, encontraremos uma Michiko adolescente e inexperiente, que acabou de ingressar para o exército do daimyou (senhor feudal) Toyotomi. E, antes mesmo que ela pudesse refletir sobre como agir, a samurai iniciante é colocada em uma arriscada batalha que trará consequências irreversíveis para a sua vida.

FIGURA CONTEMPORÂNEA

Anatomia e modelo vivo