Casa da Leitura Manoel Carlos Karam

Rua Batista Ganz, 453, Parque Barigui - Santo Inácio

clkaram@fcc.curitiba.pr.gov.br

8h30 às 17h30 (2ª a 6ª feira)

A Fundação Cultural de Curitiba investe em ações inovadoras, como o programa Curitiba Lê, para deixar o livro mais próximo do leitor. A política implantada na área de literatura tem por objetivo derrubar as barreiras que, no Brasil, deixam índices muito baixos de leitura. Além da criação de novos espaços, outras atividades de incentivo ao hábito de ler estão presentes nas Casas da Leitura, entre elas as oficinas literárias e os ciclos de leitura, que mostram os livros como fonte de lazer e reflexão.

A proposta da Casa da Leitura Manoel Carlos Karam é funcionar como um centro de estudos e pesquisas voltado à leitura, não só do ponto de vista da promoção do hábito de ler, mas abrangendo discussões teóricas sobre os mecanismos e as formas de incentivo. No local são realizados rodas de leitura, contações de histórias e oficinas dirigidas aos agentes multiplicadores e incentivadores, como os professores da rede municipal de ensino, contadores de histórias, arte-educadores e voluntários, além de ações com estudantes e com a comunidade. Localizada no Parque Barigui, a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam também fornece cadeiras e espreguiçadeiras àqueles que desejem emprestar um livro para ler no parque.

A Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, que ocupa o antigo Centro Cultural Maria Fumaça, foi inaugurada em 13 de novembro de 2006, no Parque Barigui. O espaço recebeu este nome em 2 de dezembro de 2008, em homenagem ao jornalista e escritor que marcou a literatura paranaense, com a publicação de sete romances e 20 peças teatrais. Embora nascido em Santa Catarina, Karam viveu desde a juventude em Curitiba e, ao falecer em dezembro de 2007, teve parte de seu acervo bibliográfico incorporado pela biblioteca da Casa da Leitura.

Nenhum evento cadastrado no momento.

Nenhum curso cadastrado no momento.