Solar dos Guimarães

Contato:
letisilva@fcc.curitiba.pr.gov.br

Horário de funcionamento:
13h às 19h (2ª a 6ª feira)

Apresentação

O prédio histórico da Rua 13 de Maio foi totalmente recuperado para abrigar um dos mais modernos centros de formação em música eletrônica e mídias digitais - o Ponto de Cultura Solar dos Guimarães - Centro de Estudos Multimeios, inaugurado em 26 de agosto de 2009.

Em parceria com o Ministério da Cultura, o projeto tem como objetivo ampliar as opções de aprendizado e cultura e dar oportunidades profissionais para a comunidade, oferecendo cursos de música eletrônica, fotografia digital, software livre e hip hop. Uma outra realidade do Solar dos Guimarães é a produção de pesquisas, resgates e preservação da técnica e dos conhecimentos nas diversas áreas trabalhadas.

O prédio do Solar dos Guimarães foi construído no século 19 como residência da alta burguesia da época. No início do século 20 transformou-se em ponto comercial, tendo servido a várias atividades. Em 1979 o casarão sofreu um incêndio, restando apenas as paredes perimetrais, que constituem importante testemunho da arquitetura eclética alemã.

Desapropriado, passou para a Prefeitura em 1981 e, após obras de recuperação, foi destinado à Casa da Memória, unidade da Fundação Cultural de Curitiba que ali permaneceu de 1985 a 1993.

Em 1992, uma parte do imóvel, com entrada pela Rua Mateus Leme foi totalmente reconstruída e destinada ao Conservatório de Música Popular Brasileira, recebendo continuamente obras de manutenção. A outra parte da edificação, entretanto, com entrada pela Rua Treze de Maio, teve que ser interditada por problemas estruturais. As recentes reformas foram financiadas pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva.

O solar e o casarão de esquina, que abriga o Conservatório de Música Popular Brasileira, integrados, formam significativo conjunto arquitetônico do Setor Histórico de Curitiba.

Nenhum evento cadastrado no momento.

Cursos e Oficinas

Nenhum curso cadastrado no momento.

Quero Utilizar este Local

A utilização de um espaço cultural público, de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, para eventos, sessões de fotos, filmagens, atividades artísticas ou para outras demandas, requer procedimentos que se iniciam a partir da solicitação de agendamento. Caso seja de seu interesse fazer uso de algum dos equipamentos, preencha todos os campos do formulário abaixo e aguarde o contato da Fundação Cultural de Curitiba.

Mas ATENÇÃO! Este formulário é apenas de solicitação e não vale como reserva. A partir das informações fornecidas, o pedido será avaliado pela comissão responsável e a liberação da utilização do espaço só será feita mediante assinatura de contrato.