Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento

Rua Claudino dos Santos, 58 - São Francisco

danca@fcc.curitiba.pr.gov.br

(seg ~ sex) 9h ~ 18h | (sáb) somente expediente interno para ensaios e grupos de pesquisa.

A Casa Hoffmann é a sede do Centro de Estudos do Movimento, que se destina à exploração de novas estéticas do movimento, sendo um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e pensadores renomados, com abordagem de temas variados, entre eles a crítica da dança, estética, filosofia e design cênico.

Construída pela família Hoffmann, em 1890, a casa é símbolo da prosperidade de uma família de tecelões austríacos que se mudou para o Brasil no final do século XIX. O imóvel também constitui marco arquitetônico da transformação urbana que Curitiba viveu na virada para o século XX. Habitada pelos Hoffmann até 1974, a casa depois foi alugada e sofreu diversas adaptações, até ser destruída por um incêndio, em 1996. Apenas as paredes externas e a fachada foram mantidas. O imóvel, catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e desde 23 de março de 2003 abriga o Centro de Estudos do Movimento.

[Casa Hoffmann] CO MOVER

Aulas continuadas de dança contemporânea, destinadas a artistas, dançarinos, estudantes de arte e interessados no estudo do movimento. Para participar, o interessado deve retirar senha na portaria da Casa Hoffmann 30 minutos antes do início de cada aula. Através de suportes imagéticos, sensoriais e biográficos, a oficina visa sensibilizar e potencializar diversas camadas do movimento. Propõe também reconhecer, intensificar e sustentar padrões musculares de forma ativa na busca de um re...

Data(s): 07/08/2019 a 08/10/2019 - 3ª e 5ª feira

Valor: gratuito

Classificação: A partir de 14 anos

Professor / Orientador: Patrícia Machado

[Casa Hoffmann] OFICINA DE DANÇA DE RODA MEDIEVAL

As danças de roda — carolas — foram o tipo mais popular de danças na Idade Média, tanto nas ruas quanto nos salões de baile da alta sociedade. A oficina oferece o aprendizado dessas danças e gestos elegantes, com seus diferentes passos e variações. Com o dinamarquês PoulHøxbro, músico e professor de danças medievais.

Data(s): 22/09/2019

Valor: gratuito