Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento

Rua Claudino dos Santos, 58 - São Francisco

danca@fcc.curitiba.pr.gov.br

(seg ~ sex) 9h ~ 18h | (sáb) somente expediente interno para ensaios e grupos de pesquisa.

A Casa Hoffmann é a sede do Centro de Estudos do Movimento, que se destina à exploração de novas estéticas do movimento, sendo um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e pensadores renomados, com abordagem de temas variados, entre eles a crítica da dança, estética, filosofia e design cênico.

Construída pela família Hoffmann, em 1890, a casa é símbolo da prosperidade de uma família de tecelões austríacos que se mudou para o Brasil no final do século XIX. O imóvel também constitui marco arquitetônico da transformação urbana que Curitiba viveu na virada para o século XX. Habitada pelos Hoffmann até 1974, a casa depois foi alugada e sofreu diversas adaptações, até ser destruída por um incêndio, em 1996. Apenas as paredes externas e a fachada foram mantidas. O imóvel, catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e desde 23 de março de 2003 abriga o Centro de Estudos do Movimento.

[Casa Haffmann] MANUAL BÁSICO DAS DANÇAS URBANAS

Concebida como MANUAL BÁSICO DAS DANÇAS URBANAS com uma linguagem simples e divertida, exploramos os mais variados estilos de danças urbanas (freestyle, breaking, popping, locking, housing, wacking, voguing, hiphop dance), preenchida por músicas energéticas, buscando promover uma experiência de troca, socialização, felicidade e bem estar. Abordaremos também os elementos de composição coreográfica de danças urbanas (CORPO, ESPAÇO, FORMAÇÕES, DESLOCAMENTOS, DESENHOS ESPACIAIS), su...

Data(s): 21/01/2019 a 14/02/2019 - 3ª e 5ª feira e sábado

Valor: gratuito

Classificação: 13 anos

Professor / Orientador: RAPHA ALPHA

[Casa Hoffmann] A EVOLUÇÃO DO MOVIMENTO – OFICINA DE ALEXANDER TECHNIQUE E KLEIN TECHNIQUE ™ COM FAB

Nessa oficina exploraremos os princípios básicos da evolução do corpo humano e sua relação com a locomoção (movimento) e a importância do despertar da consciência para o uso melhorado do corpo na era em que vivemos. Seja ela pra arte ou pra vida. Afinal de contas somos nada mais do que animais terrestres, bípedes, cilíndricos e com uma habilidade ímpar de dobrar, girar e criar. *Bolsas para residentes em Curitiba: 10 vagas *Vagas: 25

Data(s): 21/01/2019 a 25/01/2019 - 2ª, 3ª, 4ª e 5ª e 6ª feira

Valor: R$150,00

Classificação: 18 anos

[Casa Hoffmann] CO MOVER – ESTAR JUNTO, ESTAR NA DANÇA DO OUTRO, OUTROS ESTADOS DE DANÇA

Através de suportes imagéticos, sensoriais e biográficos a oficina visa sensibilizar e potencializar diversas camadas do movimento. Propõe também reconhecer, intensificar e sustentar padrões musculares de forma ativa na busca de um refinamento poético no mover. Serão abordados processos de criação em dança tendo o corpo como discurso expressivo e lugar de pulsão criativa.

Data(s): 21/01/2019 a 14/02/2019 - 2ª e 4ª e 6ª feira

Valor: gratuito