Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento

Contato:
danca@fcc.curitiba.pr.gov.br

Horário de funcionamento:
(seg ~ sex) 9h ~ 18h | (sáb) somente expediente interno para ensaios e grupos de pesquisa.

Apresentação

A Casa Hoffmann é a sede do Centro de Estudos do Movimento, que se destina à exploração de novas estéticas do movimento, sendo um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e pensadores renomados, com abordagem de temas variados, entre eles a crítica da dança, estética, filosofia e design cênico.

Construída pela família Hoffmann, em 1890, a casa é símbolo da prosperidade de uma família de tecelões austríacos que se mudou para o Brasil no final do século XIX. O imóvel também constitui marco arquitetônico da transformação urbana que Curitiba viveu na virada para o século XX. Habitada pelos Hoffmann até 1974, a casa depois foi alugada e sofreu diversas adaptações, até ser destruída por um incêndio, em 1996. Apenas as paredes externas e a fachada foram mantidas. O imóvel, catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e desde 23 de março de 2003 abriga o Centro de Estudos do Movimento.

Nenhum evento cadastrado no momento.

Cursos e Oficinas

[Casa Hoffmann] TRANSFORMING MOVEMENTS

Orientação Barsha Prática dos movimentos, “Danças Sagradas” de Gurdjieff, exige para sua prática o desenvolvimento de uma “especial atenção”, fazendo com que o aluno trilhe um percurso de voltar o olhar para si mesmo através do contato com seus centros motor, intelectual e emocional. (Vagas:40)

Data(s): 07/07/2018 a 01/12/2018 - sábado

Classificação: 16 anos

Professor / Orientador: Barsha

[Casa Hoffmann] PONTES MÓVEIS EM TRAVESSIAS AFRO CONTEMPORÂNEAS

É um projeto que tem como interesse central o fomento a pesquisa e difusão de referências negras no campo dança. Busca promover a circulação de saberes oriundos deste universo plural e diverso, bem como a visibilidade das produções e presenças negras na cidade de Curitiba-PR.

Data(s): 25/11/2018

Classificação: livre

[Casa hoffmann] PERCEPÇÃO DO CORPO NO PROCESSO CRIATIVO

Data(s): 28/11/2018 a 30/11/2018 - 4ª e 5ª e 6ª feira

Classificação: 16 anos

Professor / Orientador: ALESSANDRA LANGEE MAIRA LOUR

Quero Utilizar este Local

A utilização de um espaço cultural público, de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, para eventos, sessões de fotos, filmagens, atividades artísticas ou para outras demandas, requer procedimentos que se iniciam a partir da solicitação de agendamento. Caso seja de seu interesse fazer uso de algum dos equipamentos, preencha todos os campos do formulário abaixo e aguarde o contato da Fundação Cultural de Curitiba.

Mas ATENÇÃO! Este formulário é apenas de solicitação e não vale como reserva. A partir das informações fornecidas, o pedido será avaliado pela comissão responsável e a liberação da utilização do espaço só será feita mediante assinatura de contrato.