Museu de Arte Sacra – MASAC

Contato:
malara@fcc.curitiba.pr.gov.br

Horário de funcionamento:
Terça a domingo. De terça a sexta 09h às 12h das 13h às 18h e sábado e domingo das 09h às 14h

Apresentação

O Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – MASAC possui em seu acervo mais de 800 peças classificadas como objetos de culto, paramentos litúrgicos, obras raras, mobiliário, fotografias, pinturas, imagens e objetos de uso pessoal. Entre as peças, destaca-se a imagem do Bom Jesus dos Pinhais, em terracota, de fins do século XVII. Além da exposição permanente do acervo, são organizadas exposições temporárias com temas pertinentes à arte religiosa.

Inaugurado em 12 de maio de 1981, o MASAC está instalado no anexo da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga edificação de Curitiba, localizada no Setor Histórico. O acervo inicial do Museu foi recolhido pelos Arcebispos Dom Manuel Silveira D’Elboux e Dom Pedro Fedalto. Um movimento popular, por meio da primeira Festa de São Francisco da Ordem, possibilitou a restauração da Igreja da Ordem e a criação de um espaço adequado para preservação e exposição do acervo. A obra foi executada mediante convênio entre a Mitra Arquidiocesana, a Fundação Cultural de Curitiba e a Fundação Roberto Marinho. Além das peças pertencentes à Cúria Metropolitana de Curitiba, convênios firmados entre colecionadores locais contribuíram para a ampliação do acervo do Museu.

AÇÃO EDUCATIVA

Promover a Educação Patrimonial por meio de mediações realizadas em diferentes roteiros, oportunizar o acesso da comunidade à Arte e ao Patrimônio, bem como colaborar com o processo de integração cultural, valorização da memória e construção do conhecimento é o trabalho da equipe de Ação Educativa da FCC.
As mediações são gratuitas e acontecem de 3ª a 6ª feira, das 9h as 12h e das 14h as 17h, por meio de agendamento através do telefone (41) 33213275 ou pelo e-mail:  educativa@curitiba.pr.gov.br

Nenhum evento cadastrado no momento.

Cursos e Oficinas

Nenhum curso cadastrado no momento.