Centro Cultural Casa Kozák

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

Apresentação

A Casa Kozák, unidade da Fundação Cultural de Curitiba, retomou suas atividades em setembro de 2016. Fechada desde 2011, foi reformada e ampliada para funcionar como centro cultural e casa da leitura. O Centro Cultural é destinado a cursos e atividades culturais visando atender as demandas da comunidade. O imóvel foi residência do pesquisador indigenista e cineasta Vladimir Kozák, que nasceu em 19 de abril de 1897, na República Tcheca, e veio ao Brasil em 1924.

Para consultas ao acervo da Casa da Leitura Vladmir Kozák envie mensagem para clvladimirkozak@curitiba.pr.gov.br

Sobre Vladimir Kozák

“Impressionado com a beleza natural do país começou a filmar, fotografar e pintar aspectos urbanos e rurais da nação. Em 1938 passou a residir em Curitiba. Como fotógrafo e cinegrafista do Museu Paranaense e da Universidade do Paraná (atual UFPR), acompanhou as expedições científicas da equipe do professor José Loureiro Fernandes, do Departamento de Antropologia, para o qual produziu vários filmes sobre etnologia indígena e cultura popular no Paraná.” “O acervo iconográfico, filmográfico e textual dos povos indígenas brasileiros produzidos entre os anos 1948 e 1978 por Vladimir Kozák é patrimônio documental da humanidade pelo Programa Memória do Mundo da Unesco.” (fonte: Museu Paranaense)

Por sua própria conta realizou inúmeras expedições a tribos indígenas, especialmente com o intuito de estudar e descrever os índios Xetá, grupo indígena até então desconhecido que habitava a região da Serra dos Dourados (noroeste do Paraná).

Faleceu em 1979 e o acervo que reuniu ao longo de sua vida (artesanato, pinturas, objetos pessoais, fotografias e filmes documentários sobre os índios e a cultura popular brasileira), encontra-se atualmente no Museu Paranaense, em exposição permanente, e na Universidade Federal do Paraná, com acesso para pesquisadores.

Nenhum evento cadastrado no momento.

Cursos e Oficinas

Oficina de Pintura em Tela

Quintas-feiras, horários: 9h às 11h e 14h às 16h (carga horária: 2 h/aula), semanal, em grupo. Valor: R$ 60,00 | Classificação: 7 anos

Data(s): Toda 5ª feira

Classificação: 7 anos

Oficina de Desenho e Ilustração Infantil (com Alessandra Tozi)

A oficina será realizada no CENTRO CULTURAL CASA KOZÁK (R. Padre Júlio Saavedra, 588 – Uberaba). Na Oficina de Desenho e Ilustração Infantil os alunos terão uma visão ampla e profunda do universo do livro ilustrado por meio de exercícios práticos e embasamento teórico; o aluno será guiado por todas as etapas da criação, através de uma série de exercícios e estudos para criar personagens, cenários e composição. Pré-requisito: material por conta do aluno

Data(s): 01/02/2024 a 20/12/2024 - 2ª feira

Classificação: a partir de 7 anos

Professor / Orientador: Alessandra Tozi

Oficina de Teatro Infantil

A oficina será realizada no CENTRO CULTURAL CASA KOZÁK (R. Padre Júlio Saavedra, 588 – Uberaba) O Projeto RespirAção tem por objetivo dar acessibilidade ao teatro através do desenvolvimento do trabalho de ator: expressão corporal, vocal, interpretação, tendo como foco o desenvolvimento pessoal, o trabalho em grupo, o contato com os elementos do teatro, finalizando com a montagem de uma peça teatral.

Data(s): 01/02/2024 a 20/12/2024 - 5ª feira

Classificação: A partir de 6 anos

Professor / Orientador: Lucila de Andrade Seluniaki

Oficina de Violão/Viola

A oficina será realizada no CENTRO CULTURAL CASA KOZÁK (R. Padre Júlio Saavedra, 588 – Uberaba) Estudos de violão e viola partindo do nível iniciante a um nível intermediário, com aula teórica e prática semanal, acompanhada de estudos complementares em casa

Data(s): 01/02/2024 a 20/12/2024 - 3ª e 6ª feira

Classificação: A partir de 7 anos

Professor / Orientador: Luiz Henrique Borges

Oficina de Pintura em Tela

Levar conhecimento sobre pintura em tela, bem como noções de perspectiva, mistura das cores e suas técnicas específicas: proporções, luz e sombra, noções de espaço.

Data(s): 07/02/2024 a 20/12/2024 - 5ª feira

Classificação: a partir de 7 anos

Professor / Orientador: Silvia Regina Carrano Moreira

Anterior Páginas: 1 2 Próxima

Quero Utilizar este Local

A utilização de um espaço cultural público, de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, para eventos, sessões de fotos, filmagens, atividades artísticas ou para outras demandas, requer procedimentos que se iniciam a partir da solicitação de agendamento. Caso seja de seu interesse fazer uso de algum dos equipamentos, preencha todos os campos do formulário abaixo e aguarde o contato da Fundação Cultural de Curitiba.

Mas ATENÇÃO! Este formulário é apenas de solicitação e não vale como reserva. A partir das informações fornecidas, o pedido será avaliado pela comissão responsável e a liberação da utilização do espaço só será feita mediante assinatura de contrato.