Agenda de Teatro e Circo

[Teatro Dr. Botica] JOÃO PESTANA

“Espetáculo de teatro de animação/bonecos que se destina ao público infantil e juvenil que, por se tratar de uma linguagem que se comunica com todas as idades, atenderá, também, as expectativas dos adultos. Um divertido jogo dramático que representa, de forma lúdica, a vida de Hans Christian Andersen, traçando, de forma simbólica, uma relação com a sua obra, provocando o público a mergulhar no fantástico universo do Pai da literatura infantil. O espetáculo traz João Pestana como fio condutor desta história, que é interpretado por Élcio Di Trento – ator e manipulador - que utiliza objetos, adereços, bonecos, efeitos sonoros e o canto. João Pestana é um personagem conhecido por todos nós, mas nem sempre nos damos conta que o conhecemos. É ele que traz o sono. É uma personagem da mitologia infantil portuguesa e dos países nórdicos que, através da literatura de Andersen, ganhou o mundo. “Em todo o mundo não há ninguém que saiba tantas histórias como João Pestana… e como sabe contá-las!”

Ficha técnica:
Direção: Élcio Di Trento e Manoel Kobachuk
Texto: Élcio Di Trento
Elenco: Élcio Di Trento
Cenário: Paulo Vinicius
Bonecos e figurinos: Alyne Rocha
Criação musical: Doriane Conceição
Trilha sonora/sonoplastia: Candiê Marques
Preparação vocal: Edith de Camargo
Preparação corporal: Airton Rodrigues
Iluminação: Rodrigo Ziolkowiski
Criação gráfica: Expressa Design
Fotografia: Alejandro Domingues
Assistente Técnico: Joni Nepomoceno
Vozes: Candiê – Hans; Malu – Mãe; Joni – Pai; Élcio – Patinho Feio e Bichos; Edith – Fada e Sereia; Alejandro – sr. Colins.
Realização: Di Trento Produções

Responsável: Élcio Di Trento
Di Trento Produções

mais

[Teatro Dr. Botica] DIA CLARO, NOITE ESCURA

Para a criação de “Dia claro, noite escura” tivemos como inspiração os Contos dos Irmãos Grimm; histórias como “As moedas-estrelas”, “O mingau doce”, e "A bela adormecida“, são os norteadores da encenação. O espetáculo apresenta na cena uma costureira em seu ateliê, ela canta lindamente e tem como ofício criar bonecas de pano. A costureira é a atriz/cantora que manipula a personagem principal, uma boneca branca e inicialmente sem forma definida, que vai aos poucos despertando e criando vida. Cena a cena as duas vão construindo uma relação quase de mãe e filha (atriz e boneca), pois a costureira é quem lhe dá olhos, boca, cabelo, roupas, como se fosse possível costurar com linha, agulha e afeto, a própria vida. Inspirada nas brincadeiras lúdicas, a ideia é que crianças e adultos se transportem para o mundo do faz de conta e como num passe de mágica todos acreditem que aquela boneca realmente tem vida própria. O despertar da criança para seus desejos, para o brincar, a descoberta do mundo, do outro, e da identidade; também o querer, o ter e o consumir são todos temas abordados de forma poética. A singeleza de um amanhecer, o decorrer de um dia inteiro com o ápice do sol, até o cair da luz com a chegada da noite. É assim que a criança pequena percebe o decorrer de um dia, quando está claro, é dia; quando escuro, noite. Simples assim!

“Dia Claro, Noite Escura” apresenta na cena uma costureira que dá vida à sua criação, uma curiosa boneca de pano, esta boneca representa uma singela história que passa no decorrer de um dia, desde o amanhecer até o anoitecer. A montagem foi inspirada em contos dos Irmãos Grimm, tais como As moedas-estrelas, A bela adormecida e O mingau doce. Voltado à primeira infância “Dia Claro, Noite Escura” foi inteiramente concebido para esta faixa etária.

Ficha técnica:
Direção musical e composição: Ary Giordani e Thayana Barbosa
Direção: Dico Ferreira
Elenco: Thayana Barbosa
Figurinos, cenário e bonecas: Cristine Conde
Produção: Ímã produções
Sonoplastia: Michelle Porto

Responsável: Thayana Barbosa
Imã Produções

mais

Cursos e Oficinas

OFICINA PERMANENTE DE TEATRO

Voltada para iniciantes, é dividida em faixas etárias. A oficina aborda conteúdo específico do fazer teatral como: improvisação, criação de cena e personagem, expressão vocal e corporal, montagem de espetáculo, entre outros.

Mais informações: (41) 99595-2181 | rodrigohayalla@gmail.com

Data(s): 03/02/2018 a 01/12/2018 - sábado

Local: Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão - Portão

Valor: R$ 70

Professor: Rodrigo Hayalla

CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL

Estão abertas as inscrições para o curso de iniciação teatral para adultos, no Portão Cultural. O curso, orientado por Stael Fraga, tem duração de um ano, com aulas às terças-feiras, das 18h30 às 21h.
O curso é gratuito, mas com vagas limitadas a 15 alunos.

De acordo com Stael, o objetivo é possibilitar aos iniciantes vivenciar os diferentes aspectos da linguagem teatral – sensibilização, atuação, improvisação, expressão corporal, dramaturgia e caracterização. Nas aulas os alunos desenvolvem exercícios de expressão corporal, expressão vocal, jogos teatrais e improvisação; aprendem sobre a história do teatro e os princípios básicos da dramaturgia; fazem análise e apreciação de espetáculos teatrais; e escolhem um autor brasileiro para trabalhar a mostra de processo de fim de ano.

As aulas começam no dia 6 de fevereiro e acontecem no Auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural. Inscrições e informações pelo telefone 3345-4050.

Serviço:
Curso de Iniciação Teatral para Adultos
Portão Cultural – Sala Roseli Giglio (Av. República Argentina, 3430)
A partir de 6 de fevereiro, às terças-feiras, das 18h30 às 21h
Faixa etária: a partir de 18 anos
Inscrições gratuitas | Máximo de 15 alunos
Informações: (41) 3345-4050

Data(s): 06/02/2018 a 05/06/2018

Local: Av. República Argentina, 3430 - Portão

Valor: gratuito

Classificação: adultos

Professor: Stael Fraga

OFICINA DE TEATRO LAMBE-LAMBE

O Teatro Lambe-lambe é uma linguagem teatral criada em Salvador (BA) na década de 80, por duas bonequeiras, Ismine Lima e Denise di Santos, que se inspiraram nas antigas caixas de fotografia lambe-lambe que circulavam nas praças de cidades brasileiras. No Teatro Lambe-Lambe, utiliza-se uma caixa, mas que funciona como um teatro. Por um dos lados o bonequeiro/artista manipula os bonecos, e, pelo outro, o espectador o assiste, através de uma pequena abertura, com auxílio de fones de ouvido.

Proposta: Oficina de orientação aberta ao público interessado em desenvolver e concluir um projeto de Teatro Lambe-lambe. A oficina possibilitará aos participantes desenvolver seu projeto, com orientações de todas as fases da montagem: roteirizar, confeccionar personagens, cenário (interno e caixa), iluminar, criar sonoplastia.

Conteúdo: princípios básicos do Teatro Lambe-lambe: roteiro, confecção de personagens, cenografia, iluminação, sonoplastia, ensaio e apresentação. Objetivo: orientar artistas e interessados em geral na arte do Teatro Lambe-lambe. Ao final, os participantes serão convidados para participar de uma mostra aberta ao público.

Ministrantes: Inecê Gomes e Jacques Beauvoir

Cronograma:

Datas: 19/02 a 02/03/2018, segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h | Oficina
              03/03 das 18h às 20h | Mostra de Teatro Lambe-lambe aberta ao público em geral.
Carga horária: 20 horas

Local: Teatro Novelas Curitibanas
Indicação: artistas, educadores e interessados em geral com mais de 16 anos.
Investimento: inscrições gratuitas, vagas limitadas.

Inscrições: de 1º até 7 de fevereiro – enviar para coordenacaodeteatrofcc@gmail.com solicitação de inscrição para a oficina com os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, endereço, telefone, email, profissão, indicar se já participou de oficinas e/ou cursos de Teatro de Formas Animadas e escrever um parágrafo curto sobre suas expectativas em relação a Oficina. A lista com os inscritos será divulgada à partir das 14h de 08/02 no site da Fundação Cultural de Curitiba.
IMPORTANTE: Não serão aceitos participantes ouvintes. Certificado de conclusão da oficina apenas para participantes com frequência acima de 75% e projeto concluído.

CRONOGRAMA/MATERIAL INDIVIDUAL
19/02 – Roteiro e definição de técnica e material. Trazer roteiro ou ideia do projeto definida. Materiais: Papel, caneta, lápis, borracha, laptop (opcional)
21/02 – Confecção de personagens e cenário interno. Material definido no encontro anterior.
23/02: Confecção do cenário externo/caixa/estrutura.
26/02: Sonoplastia, laptop (programa de edição – Audacity). Orientação para iluminação.
28/02: Iluminação – lanternas, material elétrico definido anteriormente.
02/03: Ensaio/ apresentação/Feedback
03/03: Apresentação aberta ao público em geral.
Observação: todo material de responsabilidade dos participantes. A cada aula será solicitado material para o próximo encontro, de acordo com o projeto individual.

Data(s): 19/02/2018 a 03/03/2018 - 2ª e 4ª e 6ª feira

Local: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222 - São Francisco