Cinemateca de Curitiba

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco

9h às 12h e 14h às 22h30 (3ª a 6ª feira) e 14h30 às 22h30 (sábado e domingo). O espaço só abre na 2ª feira quando há programação especial

A Cinemateca de Curitiba tem como atribuições a preservação da memória cinematográfica, a pesquisa e documentação, a formação e a difusão do cinema de arte. Possui um rico acervo de filmes (suportes em película, vídeo e dvd), além de biblioteca especializada em cinema, banco de dados, materiais e componentes cinematográficos, cartazes, equipamentos antigos, câmeras, projetores (parte destes em exposição permanente), que estão disponíveis para pesquisas, consultas e visitas. A Cinemateca também oferece cursos de cinema e uma vasta programação de filmes, com sessões diárias à tarde e à noite, lançamentos com o melhor da cinematografia mundial, nacional e local, mostras, retrospectivas, seminários, palestras, debates e encontros. A Cinemateca se destaca também pelo trabalho de prospecção e preservação do cinema do Paraná - da fase pioneira à atual - e na revelação de novos cineastas.

Criada em abril de 1975, no antigo Museu Guido Viaro, a Cinemateca de Curitiba foi responsável pela formação de uma geração de cinéfilos e cineastas na cidade. Um dos trabalhos que deu projeção nacional à Cinemateca foi o de pesquisa e recuperação de filmes antigos, permitindo resgatar os primeiros filmes paranaenses. A nova sede da Cinemateca, com espaço adequado ao acervo de filmes e à documentação para pesquisa, bem como melhores condições para as mostras de cinema, foi inaugurada em 22 de abril de 1998. As instalações definitivas consolidaram a Cinemateca de Curitiba como uma referência para os amantes do cinema. No início de 2007, passou por uma reforma, com a restauração do prédio, a aquisição de novos equipamentos e a melhorias dos já existentes.

Quer exibir seu filme na Cinemateca?

A Cinemateca de Curitiba recebe eventos nas áreas de cinema e vídeo. A realização de eventos em parceria com entidades solicitantes seguirá orientações específicas. A solicitação deverá ser feita pelo interessado, pessoalmente, no horário comercial, na administração da Cinemateca.

Como contrapartida pela sessão do espaço, as logomarcas da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Fundação Cultural de Curitiba deverão constar em no material de divulgação como apoiadora da exibição.

Anterior Páginas: 1 2 Próxima

Nenhum curso cadastrado no momento.