Cinemateca de Curitiba

Contato:
agendacinemateca@curitiba.pr.gov.br

Horário de funcionamento:
Administrativo: 9h às 12h e 14h às 18h (2ª a 6 feira)

Apresentação

A Cinemateca de Curitiba tem como atribuições a preservação da memória cinematográfica, pesquisa e documentação, formação e difusão do cinema de arte. Possui um rico acervo de filmes (película e digital), além de biblioteca especializada em cinema, banco de dados, cartazes, equipamentos antigos, câmeras, projetores (parte destes em exposição permanente). A Cinemateca também oferece cursos de cinema e uma vasta programação de filmes, mostras, retrospectivas, seminários, palestras, debates e encontros. A Cinemateca se destaca também pelo trabalho de prospecção e preservação do cinema do Paraná - da fase pioneira à atual - e na revelação de novos cineastas.
Criada em abril de 1975, no antigo Museu Guido Viaro, a Cinemateca de Curitiba foi responsável pela formação de uma geração de cineastas e cinéfilos na cidade. Um dos trabalhos que deu projeção nacional à Cinemateca foi o de pesquisa e recuperação de filmes antigos, permitindo resgatar os primeiros filmes paranaenses. A nova sede foi inaugurada em 22 de abril de 1998 e as instalações definitivas consolidaram a Cinemateca de Curitiba como uma referência para os estudiosos da sétima arte. No início de 2007 passou por uma reforma, com a restauração do prédio, a aquisição de novos equipamentos e a melhorias dos já existentes. A sala possui capacidade para 100 pessoas.

Quer exibir seu filme em nosso espaço?
A Cinemateca de Curitiba recebe eventos nas áreas de cinema e vídeo. A realização de eventos em parceria com entidades solicitantes seguirá orientações específicas. A solicitação pode ser feita pelo email agendacinemateca@curitiba.pr.gov.br
Ou ainda através da Central de agendamento pelo link http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/institucional/agendamento

Mapa

Anterior Páginas: 1 2 3 4 Próxima

Cursos e Oficinas

Nenhum curso cadastrado no momento.

Quero Utilizar este Local

A utilização de um espaço cultural público, de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, para eventos, sessões de fotos, filmagens, atividades artísticas ou para outras demandas, requer procedimentos que se iniciam a partir da solicitação de agendamento. Caso seja de seu interesse fazer uso de algum dos equipamentos, preencha todos os campos do formulário abaixo e aguarde o contato da Fundação Cultural de Curitiba.

Mas ATENÇÃO! Este formulário é apenas de solicitação e não vale como reserva. A partir das informações fornecidas, o pedido será avaliado pela comissão responsável e a liberação da utilização do espaço só será feita mediante assinatura de contrato.