Notícias

23.10.2019Últimos dias para inscrições nos editais do Fundo Municipal da Cultura

Encerra na próxima quinta-feira (24), às 12h, o prazo de inscrições para 10 editais do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba. Os editais foram lançados em setembro, representando um investimento de R$ 1.945.000,00 nas diversas linguagens artísticas. As inscrições devem ser feitas na plataforma do sistema Profice, que pode ser acessada pelo site da Fundação Cultural de Curitiba: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/leideincentivo/avisos/

Dos dez editais lançados, dois são inéditos: o de apoio a manifestações de artistas de rua e o de fomento em criatividade e inovação artística para a juventude. Há também editais que contemplam as áreas de teatro, literatura, quadrinhos, patrimônio cultural, dança, além de um edital de circulação nacional e internacional que incentiva a apresentação de projetos culturais curitibanos em outros lugares.

Com esse lote de editais, a Prefeitura contabiliza um total de R$ 5.865.000,00 investidos em cultura este ano, por meio do FMC. Em três anos, foram R$ 13,2 milhões.

Editais com inscrições abertas até 24/10:

Edital de Apoio a Manifestações de Artistas de Rua – O edital é o primeiro do Fundo Municipal da Cultura a fornecer apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos nessa área. O valor total é de R$ 300 mil, para contemplar até 22 projetos relacionados aos artistas de rua, em três modalidades. Uma delas consiste num projeto de Mostra de Arte de Rua, a ser realizada nas Ruínas de São Francisco. A segunda modalidade também é um projeto de Mostra de Arte de Rua, a ser realizada em parques, ambas durante o aniversário de Curitiba. A terceira modalidade contempla 20 projetos de artistas ou grupo de artistas de rua, para apresentações no circuito das regionais de Curitiba durante o próximo ano.

Edital Teatro Universitário de Curitiba – Experimenta 2020 – Fomento em Criatividade e Inovação Artística para Juventude – Destina-se a apoiar projetos criados, produzidos e destinados ao público jovem, que tenham como característica a experiência e inovação no uso das linguagens tradicionais (artes cênicas, música, literatura e grafite) combinadas com novas linguagens, como moda, culinária, design, performance, artes urbana e tecnologias. Os espetáculos farão parte da programação do Teatro Universitário de Curitiba – TUC. Para esse edital serão destinados R$ 100 mil.

Edital Múltiplas Ações em Literatura e Leitura – Destinado a ações que contemplam três eixos programáticos: incentivo à leitura, formação em literatura e realização de leituras públicas. O edital, no valor de R$ 300 mil, selecionará projetos em diferentes modalidades: incentivo à leitura por meio de outras linguagens artísticas, rodas de leitura, contação de histórias, formação de mediadores de leitura, oficinas de análise e criação literária, poesia falada (slam, batalha de rima e repente) e literatura falada (sarau artístico, performance, espetáculo, slam, batalha de rima e repente).

Edital Quadrinhos 2020/2021 – Oferece apoio financeiro, no total de R$ 300 mil, para desenhistas, quadrinistas, curadores, ilustradores, cartunistas, professores e demais profissionais da área de artes visuais que queiram desenvolver propostas no segmento da ilustração e dos quadrinhos. Os projetos devem prever uma publicação impressa ou virtual, uma exposição, um evento de lançamento e um workshop a serem realizados na Gibiteca de Curitiba.

Edital Antônio Carlos Kraide – Temporada 2020 – Difusão em Teatro para Infância e Juventude – No valor de R$ 180 mil, este edital oferece apoio financeiro a grupos ou companhias interessadas em montagens de espetáculos teatrais para o público infanto-juvenil, na faixa etária entre 7 e 17 anos. As apresentações devem acontecer no Auditório Antônio Carlos Kraide, do Portão Cultural.

Edital da Área de Dança – Solar 2020 – consiste em conceder apoio financeiro para a produção de montagens profissionais de solos, dupla ou trio de dança inéditos, e também para apresentações de dança. Os trabalhos selecionados serão apresentados na Mostra Solar 2020, na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento. Serão destinados para esse edital R$ 200 mil.

Edital Patrimônio – Acervos Documentais – Livros do Rocio – Livros do Rocio é uma coleção formada por 38 volumes com informações relevantes sobre o quadro urbano e sua expansão no período compreendido entre a criação da Província e o ano de 1938. São documentos que permitem visualizar a formação urbana de Curitiba. Pertencem à coleção de obras raras da Casa da Memória, que serão indexados e digitalizados para possibilitar o fácil acesso às informações. O edital, no valor de R$ 100 mil, contemplará um projeto específico para trabalho técnico com fontes documentais primárias, para indexação e transcrição em grafia atual de resumos que integram a coleção “Livros do Rocio”. O conteúdo deverá ser disponibilizado em banco de dados aos pesquisadores e público em geral.

Edital Pesquisa Urbana – Publicação de Boletim Casa Romário Martins 2020 – o edital, no valor total de R$ 135 mil, contemplará duas propostas de pesquisas que abordem a temática urbana nas modalidades de história cultural, do cotidiano, história de bairros, territórios culturais, manifestações sociais, arquiteturas, costumes, vida econômica (comércio e indústrias), entre outros temas relacionados à história e à memória de Curitiba. As pesquisas selecionadas serão publicadas como edições do Boletim Casa Romário Martins, da Fundação Cultural de Curitiba.

Edital Patrimônio Imaterial – Manifestações Culturais Imateriais em Geral, Cultura Indígena e Afro-Brasileira – o edital, no valor de R$ 130 mil, volta-se para propostas de pesquisa com produção de artigos inéditos que devem corresponder obrigatoriamente a uma das quatro categorias de patrimônio imaterial: celebrações (religiosas, profanas e cívicas), formas de expressão (tradições orais, linguagem visual e audiovisual, língua, expressões literárias, atividades corporais), saberes (culturas alimentares, ofícios, práticas relacionadas à cura), e lugares (paisagem cultural, sítios arqueológicos).

Edital de Circulação Estadual, Nacional e Internacional – o edital, no valor de R$ 200 mil, contempla todas as linguagens artísticas/culturais e visa dar oportunidade de divulgação, em todo o território nacional e em outros países, dos produtos culturais desenvolvidos em Curitiba. O recurso pode ser utilizado para compras de passagens, hospedagem e transporte de equipamentos, cenários, figurinos, acervos, entre outros.

Para atender os interessados em apresentar projetos, a Fundação Cultural de Curitiba promoveu no dia 7 de outubro uma edição especial da Oficina de Formatação de Projetos Culturais. A oficina lotou o auditório do Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba. Todos os editais, com mais informações sobre o processo de seleção, prazo e links de inscrição, estão disponíveis no site da Fundação Cultural de Curitiba.