Atuação

A dimensão cultural é compreendida em Curitiba como fundamental para o desenvolvimento da sociedade e para o exercício da cidadania plena à medida que contribui para a formação dos valores humanistas, qualifica para a leitura abrangente do mundo e potencializa a interação humana em bases solidárias, democráticas e ilustradas. As mudanças sociais ocorrerão na mesma proporção da dimensão cultural na pauta das políticas públicas.

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) é a responsável pela política pública de cultura da cidade, atuando colaborativamente com artistas, produtores e movimentos culturais, além de organizações privadas, estatais e não governamentais. A FCC atua para atender as demandas sociais, promovendo a produção e o acesso a bens e equipamentos culturais, a preservação do patrimônio cultural material e imaterial e a valorização das manifestações culturais tradicionais ou emergentes. Atua também para que os artistas, os produtores e os movimentos culturais ampliem gradativamente o protagonismo tanto na ação cultural quanto no controle social sobre as políticas públicas.

A melhoria da qualidade de vida das gerações presente e futura, um dos principais objetivos da atual gestão municipal, orienta a construção de políticas públicas estruturantes para a cultura com investimento no desenvolvimento de cinco grandes eixos:

- Universalização, como democratização, descentralização e desconcentração do acesso à cultura – ações de combate às desigualdades no acesso à cultura, envolvendo os aspectos físico-espaciais (acessibilidade e distribuição geográfica dos equipamentos e ações); econômicos (custos de produção, circulação e consumo); intelectuais (ações formativas para a arte e de público), de valorização da diversidade cultural da população e de resgate da memória das manifestações culturais tradicionais.

- Valorização da Cultura Viva e Territórios Culturais locais – fortalecimento da dinâmica cultural curitibana por meio de diferentes mecanismos; utilizando conscientemente o orçamento e a estrutura de equipamentos municipais e respeitando a diversidade cultural da população.

- Conservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural Material e Imaterial –fundamentais para a preservação da identidade e da memória afetiva dos cidadãos: realização de inventários; publicações; exposições; pesquisas; seminários, salvaguarda de acervos e ação educativa (mediadora), pelo poder público ou de maneira compartilhada com a comunidade.

- Desenvolvimento Institucional – modernização dos instrumentos de gestão para cumprir os objetivos da instituição com transparência e qualidade; ampliação das oportunidades de formação continuada e qualidade de vida dos servidores; manutenção e aprimoramento da infraestrutura física, de logística e tecnologia, reformulação e maximização do uso das ferramentas de Comunicação Social.

- Gestão Democrática e Controle Social – participação cidadã na construção, implantação e avaliação da política pública para a cultura. Aprimoramento das ferramentas de transparência, fortalecimento e ampliação dos canais de diálogo com os diferentes agentes culturais, com a sociedade e com instituições públicas e privadas.

Em conjunto com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e o Instituto Municipal de Turismo, a Fundação Cultural de Curitiba desenvolve o Programa Viva Mais Curitiba, do qual é coordenadora. A fim de contemplar os objetivos do referido Programa, a FCC investe em ações e programações culturais que incentivem a socialização e o fortalecimento dos processos de fruição cultural e a formação de valores humanistas.

A Fundação Cultural de Curitiba participa, em parceria, de diversos programas de governo, com as demais secretarias municipais, atuando ativamente em dois deles: o Portal do Futuro, realizando ações alinhadas à política para a juventude proposta pela Prefeitura Municipal de Curitiba, que visam a formação profissional, artística e cidadã do jovem curitibano e, o Curitiba Criativa, atuando para o desenvolvimento e promoção da política municipal da economia criativa.