Apresentação

Um dos mais importantes programas de responsabilidade social do Paraná, o Rede Sol é mantido pela Fundação Cultural de Curitiba. Desde 1997, é composto por artistas voluntários de diversas áreas, que proporcionam momentos de fruição artística e descontração para aqueles que estão afastados temporariamente do convívio social seja por motivo de saúde, abandono ou por imposição da justiça. Pessoas em hospitais, lares de idosos, escolas especiais, unidades sociais oficiais, centros de atenção psicossocial, hospitais psiquiátricos e orfanatos recebem espetáculos de música, literatura, teatro, dança e outras atividades graças ao Rede Sol. O programa proporciona a inclusão social por meio da cultura e contribui para o desenvolvimento físico e intelectual da população beneficiada.

O programa vem sendo considerado como um verdadeiro apoio terapêutico. Desenvolve a autoestima e a sensibilidade artística. Para a comunidade de artistas é uma forma de despertar o espírito solidário, criando oportunidades para o exercício do voluntariado social.

De acordo com a disponibilidade do artista e o perfil da instituição, o Programa Rede Sol realiza o agendamento das apresentações e responsabiliza-se pela logística e infraestrutura.

A importância desse trabalho foi reconhecida.  Em 2005, a Rede Sol venceu o Prêmio Zilda Arns – Top Social ADVB-PR (categoria Cultura) que premia as iniciativas de empresas privadas e públicas e entidades do terceiro setor que promovem e fomentam o desenvolvimento social com ações de sustentabilidade solidária. Ainda em 2005, a Rede Sol foi homenageada pela Brasil Telecom com 220 mil cartões telefônicos confeccionados que levaram a impressão da logomarca do programa.

Em 2007, quando o Rede Sol completou 10 anos de atividade, foi lançado o livro “10 Anos de Alegria”, que homenageou todos os artistas integrantes dessa rede. No mesmo ano, o projeto foi homenageado com o Prêmio “Gente que Faz de Verdade“ pela Central de Movimentos Sociais.

Hoje o Rede Sol conta com a solidariedade de 57 artistas. Essa rede de arte solidária precisa do seu apoio. Todo parceiro que queira integrar o Programa é bem-vindo.

A arte de fazer o bem está em suas mãos.
Seja voluntário!

Se você tem um dom artístico e vontade de fazer a diferença na vida de quem precisa de uma atenção diferenciada, faça parte da equipe de voluntariado do programa Rede Sol, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba. Ela é a responsável pela logística e infraestrutura das apresentações e intermedia o contato entre você – artista – e as instituições, de acordo com a sua disponibilidade, no período de segunda a sábado.

Esta rede de solidariedade só acontece com a participação voluntária da classe artística, que disponibiliza seu tempo e seu talento em prol de uma plateia mais que especial.

ACREDITE NESTA IDEIA E SEJA NOSSO PARCEIRO!

Programa Rede Sol
Rua Engenheiros Rebouças, 1732