06.06.2017 Sistema de irrigação é tema de oficina de conscientização ambiental

Na Semana do Meio Ambiente, a Fundação Cultural de Curitiba também desenvolve atividades de conscientização ambiental. Nesta sexta-feira (9), na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, acontece mais um encontro do programa "Nós e o Meio Ambiente". Será promovida a oficina “Horta com sistema de irrigação por capilaridade”, das 14h às 18h, com a gestora ambiental Iracema Bernardes. O objetivo é apresentar medidas ambientais de pouco impacto na natureza e ensinar técnicas inovadoras de irrigação e reaproveitamento de resíduos.

Durante o curso, os participantes farão a montagem da horta capilar usando caixa de isopor e canos de PVC, podendo aplicar os conhecimentos em suas próprias hortas e reproduzir o modelo de horta capilar em suas casas. Serão emitidos certificados pelo IMAP.

Para se inscrever é necessário enviar um e-mail a cursosfcc@fcc.curitiba.pr.gov.br), informando nome, CPF, data de nascimento e telefone.

Iracema Bernardes – Graduada em Gestão Ambiental, arte educadora, gestora de projetos com foco em educação para a sustentabilidade e transformação socioambiental. Ministrante de curso de jardinagem para crianças desde 2008 em escolas, centros de convivências e espaços particulares, articuladora de movimentos de agricultura urbana, proponente do Movimento Jardinagem Libertária, cicloativista e colaboradora na construção da Praça do Ciclista. Participou do projeto Jardinagem, territorialidade, temporalidade e ato político (FUNART-2015). Atualmente desenvolve projetos de educação ambiental em empreendimentos da Companhia Habitacional de Curitiba (COHAB).

O programa – O programa "Nós e o Meio Ambiente" é uma ação permanente da Prefeitura de Curitiba para sensibilizar a população sobre a necessidade da contribuição de todos para diminuir os aspectos negativos do impacto ambiental. As atividades são organizadas em formato de módulos e realizadas ao longo do ano, em equipamentos públicos municipais.

A programação inclui palestras, aulas práticas, visitas orientadas a locais onde se desenvolvem ações para preservação ambiental e, também, exibição de filmes e documentários. Entre os temas tratados estão lixo, reciclagem, mudanças climáticas, sustentabilidade, agricultura orgânica, horta urbana, construções sustentáveis, alimentação saudável. Os módulos são orientados por profissionais da área ambiental, que participam como voluntários.

Nós e o Meio Ambiente é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba, através da Coordenação de Regionais, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e conta com o apoio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

Nós e o Meio Ambiente – Programa de formação continuada em conscientização ambiental da Fundação Cultural de Curitiba
Oficina "Horta com sistema de irrigação por capilaridade"
Ministrante: Iracema Bernardes
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)