Notícias

04.08.2014Seminário discutiu propostas de financiamento para a cultura

O terceiro seminário preparatório da 1ª Conferência Municipal Extraordinária de Cultura, realizado no último sábado (2), reuniu representantes do poder público, da classe artística, da comunidade e de empresas para discutir propostas de aperfeiçoamento do atual sistema municipal de fomento e financiamento à cultura. Os debates aconteceram após as palestras da diretora de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Angélica da Rocha Carvalho, da coordenadora de Marketing e Comunicação da Celepar, Nicole Coradin, do músico e historiador Ulisses Galetto, e do assessor da Ancine, Eduardo Lurnel Gonçalves. O debate foi mediado pelo ator Marino Júnior.

Maria Angélica fez um histórico das recentes reformas no setor e expôs sobre as regras de fomento em vigor, previstas na lei que instituiu o Programa de Apoio e Incentivo à Cultura. Nicole Coradin explicou como é o processo de escolha de projetos para patrocínio, via incentivo fiscal, na Celepar. Um dos pontos levados em consideração, segundo a coordenadora de Marketing, é a abrangência do projeto junto à comunidade. “Temos muito interesse em patrocinar projetos culturais, pois é a oportunidade da Celepar, que é uma empresa que presta serviço ao governo, fazer algo diretamente pela sociedade”, afirmou.

Eduardo Gonçalves apresentou a experiência da Ancine – Agência Nacional de Cinema no fomento de projetos de audiovisual, expondo todas as linhas de financiamento disponíveis. Gonçalves reconheceu que o segmento de audiovisual é um dos que melhor desenvolveu mecanismos de fomento e acredita que outros segmentos artísticos poderiam se basear nesses sistemas para também desenvolver novas possibilidades em suas áreas. Destacou que há ainda desafios a serem enfrentados, como a melhor distribuição dos recursos entre as regiões do país, a redução da burocracia e a diversificação das modalidades de incentivo.

O músico e historiador Ulisses Galetto apresentou dados de suas pesquisas sobre os mecanismos de financiamento da cultura em diversos países e expôs suas considerações sobre os problemas encontrados nos modelos brasileiros. O último seminário acontece no próximo sábado (9), com o tema “Mapeamento Cultural”. O encontro será na sede da Uninter, das 14h às 18h. A segunda etapa da Conferência Municipal Extraordinária de Cultura acontece nos dias 23 e 24 de agosto.

Os interessados também podem participar das discussões pelo site da 1ª Conferência Municipal Extraordinária de Cultura. O espaço oferece uma área para que as pessoas interessadas possam apresentar sugestões aos textos-base elaborados pelos grupos de trabalho. Os textos estão publicados no site cmc.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, no link “textos colaborativos”. Em formato de blog (cmccuritiba.wordpress.com), o espaço criado pela Fundação Cultural de Curitiba tem como moderadores representantes da sociedade civil e do poder público. Esta área do site também disponibiliza os vídeos dos seminários preparatórios da plenária final, marcada para os dias 23 e 24 de agosto.

Seminário da 1ª Conferência Municipal Extraordinária de Cultura
Local: Uninter – R. Luiz Xavier, 103 – Centro – Edifício Moreira Garcez, 7º andar.
09/08 – Mapeamento Cultural.
Sábado, das 14h às 18h
Informações: 3213-7522 e 3213-7566

Os documentos e o espaço para apresentação de sugestões podem ser encontrados em “textos colaborativos”, no link:

http://cmc.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar