Institucional
Notícias
10.05.2016Semana Cultural Literária envolve 18 mil servidores da educação e cultura
Foi com a descontração do rock e releituras de clássicos do swing, pop e soul que a Big Time Orchestra abriu na tarde de segunda-feira (9), diante de uma plateia lotada no Teatro Guaira, a programação da Semana Cultural Literária. O evento é voltado aos servidores da rede municipal de ensino e da Fundação Cultural de Curitiba e segue até 13 de maio com a realização de 366 espetáculos em 59 espaços da cidade.
A programação inclui apresentações teatrais, musicais, de dança, exposições visuais, cinema, encontros com escritores e rodas de conversa. São 28 mil ingressos oferecidos aos servidores da educação e cultura além de profissionais das unidades de educação infantil contratadas e para representantes da comunidade.
No evento de abertura, os oito integrantes da Big Time Orchestra animaram 2,5 mil professores, pedagogos, demais profissionais da educação, profissionais da cultura ao som de sucessos de Elvis Presley, Paralamas do Sucesso, Beatles, Jorge Benjor, Ray Charles, Tim Maia. O repertório teve ainda canções de Barão Vermelho, Brain Setzer, Big Bad Vodoo Daddy, The Police, Frank Sinatra e U2.
“Foi uma tarde para não esquecer”, disse a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Torres, no Prado Velho, Maria Aparecida de Souza. Ela foi ao show com a amiga e colega de trabalho Carla Ribeiro, professora de educação infantil no CMEI. “A arte nos leva para outras dimensões e é isso que aconteceu comigo em cada uma das edições que participei da Semana Cultural, onde pude, além de desfrutar dos espetáculos, conhecer novos espaços da minha cidade”, disse Maria Aparecida.
Para Carla Ribeiro, a Semana Cultural é um momento aguardado no calendário letivo. “A cidade oferece muitas oportunidades para vivenciarmos as artes, mas às vezes nos enchemos de justificativas para não usufruir. O evento acaba com essa desculpa pois nos concede momentos em nossa jornada de trabalho para possamos desfrutar disto”, disse Carla.
A Semana Cultural é uma ação integrante do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba para a ampliação do repertório cultural de quem trabalha nos equipamentos municipais da educação e da cultura. No caso dos profissionais da educação, integra o programa de formação continuada em serviço. A participação nos espetáculos acontece no dia de permanência do profissional da educação, ou seja, no horário em que está fora de sala de aula, dedicando-se à pesquisa e planejamento de novas ações.
O evento acontece desde 2013 e está na sexta edição, contabilizando mais de 260 mil ingressos oferecidos para centenas de espetáculos e ações culturais. O presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli, explica que a parceria entre as duas áreas partiu da determinação feita pelo prefeito Gustavo Fruet, no início desta gestão, para que a cultura fosse fortemente trabalhada entre os profissionais da educação e descentralizada para os bairros. “A cultura é um movimento estratégico dentro das sociedades e a formação cultural dos estudantes e das crianças é diretamente proporcional à formação cultural de seus professores. Por isso é fundamental que professores participem com frequência dos espaços culturais da nossa cidade”, disse Cordiolli.
Escola Pública
O movimento para ampliação do repertório entre os profissionais da educação, segundo a secretária municipal da pasta, Roberlayne Borges Roballo, é uma das ações voltadas à valorização da escola pública e de qualidade. “Trabalhamos para uma educação emancipatória com investimento no capital cultural, que é o que nos permite nos tornamos em cidadão melhores. Temos como função a transformação social, por isso precisamos ensinar as diferentes manifestações artísticas e suas linguagens”, disse Roberlayne.
O repertório do show de abertura agradou ao auxiliar administrativo Gilmar Pereira, da escola Municipal Maria Nicolas, no Portão. “Gosto de música e por isso opto por assistir apresentações de bandas, mas a programação é bastante variada, tem para todos os gostos”, disse. Na edição anterior, Pereira participou de uma atividade no Museu Guido Viaro. “Foi uma oportunidade para eu conhecer um espaço da cidade que eu nunca havia ido”, disse.
Há opções de espetáculos, shows, exposições cursos variados, atendendo a diferentes gostos e os servidores podem optar pelo espetáculo que vão assistir. A participação depende de inscrição feita no Portal Cidade do Conhecimento. A programação desta edição está neste link.
Além de uma semana de imersão em cultura, o evento serve para aproximar os participantes de produtores de arte local, promovendo uma importante interação e movimentando os espaços culturais da cidade. “O teatro é sempre feliz quando tem vida, quando uma plateia lota, pois não há arte sem público”, diz a atriz Claudete Pereira Jorge, da peça "Helena", que integra a programação do evento.
A diretora do CMEI Irati, Marinita Clamas, percebe a motivação que momentos de atividade cultural despertam nas profissionais que trabalham no CMEI. “É uma experiência que enriquece vidas, que promove a diversidade do patrimônio cultural e que faz de nós servidores da educação sujeitos que propagam cultura e conhecimentos”, disse.
Participaram da cerimônia de abertura da Semana Cultural Literária os vereadores Paulo Salamuni e Pedro Paulo. O evento tem a parceria do Shopping Curitiba e da Livraria Cultura, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Federal do Paraná (UTFPR), Colégio Estadual do Paraná, Teatro Guaíra, ICAC, Museu Oscar Niemayer, Biblioteca Pública do Paraná. Também são parceiros o Instituto GRPCOM, Centro de Capacitação em Artes Guido Viaro e Museu Guido Viáro, SESC Paço da Liberdade, Casa da Cultura Polônia Brasil, Livraria Paulinas, RH Criativo da PMC, AEILIJ (Associação de Escritores e Tradutores de Literatura Infantil e Juvenil), Embaixada da Espanha no Brasil, Instituto Cervantes, Espaço Cultural BRDE, UNILEHU, SESI, UNIBRASIL, APPSindicato, UNESPAR eTeatro Lála Scheneider.
Autor: SMCS
Fonte: SME
imprimir voltar- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão