Notícias

27.08.2014Semana Cultural: Balé Cinderela encanta plateia de profissionais da Educação

Mais de 2,1 mil professores, educadores, pedagogos, auxiliares de serviços escolares, secretários escolares e outros servidores da Educação e da Fundação Cultural de Curitiba lotaram o Teatro Guaíra, na tarde desta terça-feira (26) para assistir à pré-estreia de Cinderela, balé montado para comemorar os 45 anos do teatro. O espetáculo terá temporada aberta ao público entre 28 a 31 de agosto. A apresentação antecipada para servidores municipais aconteceu como parte da programação da Semana Cultural da Rede Municipal da Educação.

No balé, o tradicional conto dos Irmãos Grimm foi adaptado e ganhou passos de dança contemporânea associados a músicas dos compositores Rossini, Strauss e Prokofiev. O desempenho do corpo de bailarinas, os cenários e os figurinos encantaram a plateia. “Foi um espetáculo renovador, que encheu meu dia de sonhos e magia”, disse a educadora Sandra Rodrigues Ferreira, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Vitória.

Assistir ao espetáculo representou uma mudança na rotina da profissional, que trabalha  diariamente com uma turminha de dezoito bebês, de menos de dois anos de idade, na unidade localizada no bairro Sítio Cercado. “A Semana Cultural é um brinde que nos oferecem. Só a música deste espetáculo já teria feito com que eu voltasse mais leve e feliz ao trabalho”, disse Sandra.

A secretária escolar Iolanda Gonçalves Pinheiro, da Escola Municipal Caic Bairro Novo, atravessou a cidade para apreciar o espetáculo. “A Semana Cultural é maravilhosa, é a oportunidade de vivenciarmos a arte e ainda reencontrarmos as colegas de profissão que atuam em outras unidades”, disse Iolanda.

Programação

A Semana Cultural seguirá até sexta-feira (30), com espetáculos em diferentes espaços da cidade. O objetivo do evento, promovido em parceria entre Secretaria Municipal da Educação e Fundação Cultural, é promover a ampliação do acervo cultural dos servidores. “A cada edição a adesão dos profissionais aumenta, indicando que o evento, pensado e planejado para este grupo de servidores, tem resultados positivos”, disse o diretor do Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional da Secretaria Municipal da Educação, Marlon Terres.

Para o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, o evento tem duas importantes características. “É o reconhecimento da cidade aos profissionais que atendem as nossas crianças e também uma forma de aproximar nossos formadores da classe artística local, valorizando a nossa cultura”, disse Cordiolli.

São mais de 28 mil ingressos à disposição dos servidores e também da comunidade. Os profissionais é que escolhem os espetáculos a que vão assistir. A programação é variada, com opções de música, teatro, dança, exposição, entre outras linguagens artísticas.

Para muitos servidores, a Semana Cultural foi a oportunidade que faltava para conhecer os espaços cultuais da cidade. “A primeira vez que eu entrei no Guaíra foi para uma peça da programação da Semana Cultural. Foi inesquecível, assim como esse balé de hoje. As imagens ficam para sempre no pensamento”, disse a professora Marcia Dolores Sgarbi da Silva, da Escola Municipal Maria de Lourdes Lamas Pegoraro.

A tarde voltada à formação cultural rendeu também uma nova amizade. Marcia conheceu a professora Clarice Sliessarek, da Escola Municipal Madre Antônia, com quem dividiu as emoções do balé. “Saímos daqui com novas perspectivas e colegas. A arte tem o poder de melhorar nossas vidas”, disse Clarisse.

A história da gata borralheira que venceu a inveja da madrasta e das irmãs malvadas foi acompanhada também por pessoas da comunidade. Como havia a possibilidade de inscrever pessoas de fora da rede, a professora Priscila Trento levou os filhos Alice e Vinicius para o teatro.  “Deveria ter Semana Cultural todos os meses”, disse.

Autor: SME

Fonte: SME | FCC

Compartilhe:

imprimir voltar