Notícias

11.03.2015Secretária do MinC fala sobre Cultura Viva na FCC

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, recebeu nesta quarta-feira (11), na sede do Moinho Rebouças, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Ivana Bentes. Ela veio à cidade na rodada atual do Circuito Cultura Viva - uma série de encontros em várias regiões do país que reúne Pontos de Cultura, redes, coletivos, movimentos e representantes locais. Na FCC também participaram do encontro membros da gestão, agentes e produtores culturais e integrantes do Fórum das Entidades Culturais – Curitiba & Paraná (FEC) e do Fórum de Cultura do Paraná.

"Pude perceber que Curitiba está com um movimento cultural muito ativo e que há uma forte demanda de participação", avaliou. “É bom ver movimentos se articulando dessa forma espontânea, como o dos ciclistas, e também com as pessoas ocupando as ruas e o espaço público”, completou.

Durante a conversa, o presidente da FCC falou sobre o andamento do Sistema Municipal de Indicadores Culturais, que contribui para o mapeamento da cultura local. Apresentou ainda um panorama dos Pontos de Cultura em Curitiba. "Desde o início da gestão, há um grande esforço para a regularização e acompanhamento dos Pontos de Cultura na cidade. Hoje, há 26 deles em Curitiba, metade de todos os que existem no Paraná", afirmou Cordiolli.

Ele também falou sobre novas modalidades de reconhecimento e fortalecimento da cultura viva promovidos pela FCC. "Abrimos Editais específicos para as Regionais e também temos o projeto Sarau Popular. Juntamente com os Pontos, eles têm criado a Teia da Diversidade em Curitiba", afimou.

“É um prazer receber alguém como a Ivana aqui na FCC. Como acadêmica ela tem um conjunto de teorias na área em que trabalha. Portanto, é a pessoa certa no lugar certo. E a visão dela vai na mesma linha que temos adotado em Curitiba, de descentralização, desconcentração e ampliação da cidadania cultural”, disse Cordiolli.

Em Curitiba, a secretária visitou ainda diversos espaços culturais, além de participar de rodas de conversa e debates com agentes e produtores culturais locais.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: FCC

Compartilhe:

imprimir voltar