Notícias

24.07.2020 Projetos selecionados pelo edital FCC Digital são exibidos nas redes sociais

A Fundação Cultural de Curitiba inicia nesta sexta-feira (24) a publicação em suas redes sociais dos conteúdos audiovisuais selecionados pelo edital FCC Digital – 013/2020. Os projetos a serem divulgados nesta primeira semana seguem uma proposta curatorial que visa contemplar todas as áreas artísticas. Serão exibidos dois vídeos por dia.

“Com a exibição dos vídeos nas redes sociais da FCC, cumprimos com êxito a última etapa do edital emergencial que lançamos logo no início do período de pandemia, para auxiliar os trabalhadores da cultura, incentivar a produção cultural mesmo durante a crise e oferecer ao público alternativas para acesso à cultura e ao entretenimento”, disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Foram selecionados 300 projetos e foi efetuado o pagamento no valor de R$ 1.500,00 cada, totalizando um investimento da Prefeitura de R$ 450 mil.
Os primeiros 16 vídeos que serão divulgados nas redes da FCC estão divididos em seis blocos temáticos – infantil, atrações musicais, entrevistas, performance, teatro, literatura, cinema e documentário. A programação abre com a série de histórias para crianças reunidas no DVD “Carruagem de Histórias e Canções”, da compositora, escritora, contadora de histórias e arte-educadora Rosi Greca.

Também já nesta sexta-feira (24) será divulgado o show “Cyrk – O Circo Musical do Trio Quintina”. Neste espetáculo, produzido pelo trio em 2010, o fantástico, o surreal e o mambembe conduzem o público por uma experiência sensorial rica, que traz à memória referências do cinema de David Lynch, das trilhas de Nino Rota e de obras como Os Saltimbancos e A Arca de Noé. O trio é formado por Fabiano Silveira, Gabriel Schwartz e Gustavo Schwartz.

Neste fim de semana, estão programados para as redes sociais da FCC uma adaptação para o teatro do poema lírico “Os dois amores de Colombina”, de Menotti del Picchia (1920), feita pelo dramaturgo curitibano César Almeida; o clipe “Zoiúda”, da cantora e compositora Raíssa Fayet; o lyric vídeo do músico Alexandre Zampier, que apresenta a faixa “O corpo cansou”, do álbum Bob Uilson, lançado em abril de 2020; e o curta-metragem “Em dias de luta poesia”, que revela de maneira lúdica a simplicidade no entendimento de importantes questões por parte das crianças, com roteiro e direção de Roberto Oliveira.

"O aspecto gratificante do resultado deste primeiro Edital FCC Digital foi a constatação do alto nível das propostas e da possibilidade de oferecer obras artísticas cheias de criatividade e excelente conteúdo para a cidade”, afirmou o diretor artístico da Fundação Cultural, Edson Bueno, que preside a Comissão Especial de Chamamento Público.

Ao longo da semana, outras produções serão apresentadas no Facebook (facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba), Instagram (@fcccuritiba) e Twitter (@fcccuritiba).