Notícias

04.09.2013Presidente da FCC faz palestras sobre o Dia do Paraná

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, compareceu, no último dia 29 de agosto à Associação Comercial do Paraná (ACP) e, na última terça-feira (4), ao Centro de Letras do Paraná, onde apresentou a palestra “Paraná, identidades e territorialidades: utopias, lutas e realidades”, em comemoração ao Dia do Paraná.

A data é comemorada em razão do 29 de agosto de 1853, quando D. Pedro II, então imperador do Brasil, sancionou a Lei Imperial nº 704, criando a Província do Paraná.

Cordiolli participou dos eventos a convite do presidente do Centro de Letras, desembargador Luís Renato Pedroso, que também é vice-presidente para assuntos cívicos e Culturais do Movimento Pró-Paraná. Também participou dos encontros a presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Justen.

Na ACP também estiveram presentes o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o presidente do Movimento Pró-Paraná, Jonel Chede, o Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, o consultor jurídico da ACP, Cleverson Marinho Teixeira, o vereador Chico do Uberaba, representando o Legislativo municipal, o presidente da Caixa de Assistência da Ordem dos Advogados do Brasil, José Augusto Araújo de Noronha, a presidente da comissão de Direito internacional da OAB, Alia Haddad e Ana Margarida de Leão Taborda, representando a Universidade Tuiuti do Paraná.

No encontro no Centro de Letras, Pedroso entregou a Cordiolli um livro álbum ilustrando os 100 anos do Centro de Letras e pediu apoio à proposta de se implantar o ensino obrigatório de História do Paraná nas escolas do Estado.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar