Notícias

16.05.2013Prefeitura repassa salas de casarão histórico para a UPE

O prefeito Gustavo Fruet assinou na tarde desta quinta-feira (16), na sede da Prefeitura, o decreto que autoriza a Fundação Cultural de Curitiba a conceder à União Paranaense dos Estudantes (UPE) o uso das salas existentes no casarão histórico, situado na Rua Carlos Cavalcanti, bairro São Francisco.

A Fundação Cultural é a atual administradora do espaço e responsável pela manutenção, fiscalização e segurança do prédio. O decreto também altera a denominação do casarão histórico, que passa a ser chamado “Palácio dos Estudantes”.

O uso compartilhado do Palácio dos Estudantes vai garantir a manutenção do lugar para que não se repita a situação de abandono e degradação do imóvel. “A primeira preocupação é com a segurança da região, evitando que se transforme em um local abandonado. Também queremos revitalizar essa que é uma das casas mais bonitas e tradicionais de Curitiba, que está no bairro São Francisco, região que passa a ter uma atenção especial do poder público. Queremos devolver para a comunidade um espaço bonito, evitando que ele seja degradado, e garantir que a UPE tenha espaço para sua sede estadual”, afirmou o prefeito.

O presidente da UPE, Rafael Bogoni,destacou que a assinatura do decreto representa a consolidação de uma parceria histórica entre a entidade e a Prefeitura de Curitiba. “Iniciamos um ciclo de reconstrução de um polo cultural em Curitiba, que já foi muito forte e também referência para a região do São Francisco e para a capital, que é o casarão da UPE, com toda a sua história. Queremos voltar a ‘bombar’ culturalmente nosso casarão”, disse.

Cursos

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, informou que as atividades promovidas no Palácio dos Estudantes serão voltadas à juventude. “Vamos ter um centro de cultura digital. Transferir para lá uma área de produção de música digital e também o núcleo de processamento de vídeo digital, que será a base para um conjunto de promoções”, explicou Cordiolli. O presidente da FCC lembra ainda que a iniciativa de estabelecer a parceria com a UPE surgiu após o blogueiro Esmael Moraes chamar a atenção para a situação do prédio.

Segundo o presidente, há um entendimento entre Fundação Cultural e UPE para a realização de um trabalho conjunto, com a produção de diversas atividades para o público universitário. Cordiolli também ressaltou que cada entidade terá total autonomia para desenvolver suas próprias programações.

A solenidade de assinatura do decreto contou com a participação da vice-prefeita e secretária municipal do trabalho, Mirian Gonçalves, de secretários municipais, do deputado Anibelli Neto e de representantes da UPE e da União Nacional dos Estudantes.

Foto: Maurilio Cheli/SMCS

 

Autor: Imprensa/FCC

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Compartilhe:

imprimir voltar