Institucional
NotÃcias
24.10.2011Prefeitura e Iphan vão revitalizar setor histórico
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli, e o superintendente do Iphan no Paraná, José La Pastina Filho, firmaram no último dia 24 de outubro acordo de cooperação técnica para revitalizar o setor histórico da capital paranaense. O acordo faz parte do PAC das Cidades Históricas e prevê investimentos de R$56 milhões - R$15,8 milhões de contrapartida do município - em obras de renovação de espaços históricos e culturais do centro.
Entre os projetos listados no plano estão a transformação do antigo quartel militar da rua Riachuelo em cinema, a revitalização do entorno da Igreja do Guadalupe, o Bonde Turístico no eixo Barão-Riachuelo (formado pelas ruas Barão do Rio Branco e Riachuelo), recuperação do Solar do Barão, revitalização e restauro das praças Carlos Gomes e 19 de Dezembro e recuperação das calçadas das ruas Emiliano Perneta, Monsenhor Celso e praça Zacarias, no trecho da avenida Marechal Deodoro até a Pedro Ivo.
"Queremos levar o Cine Ritz e o Cine Luz para o antigo quartel, perto do Passeio Público. Além das projeções de filmes, o espaço será destinado para discussões e estudo sobre cinema", disse Roberta Storelli.
Em grande parte da área de abrangência das obras listadas no plano, a Prefeitura prevê a criação de mecanismos de incentivos fiscais para imóveis que aderirem aos projetos. O mesmo modelo foi aplicado no entorno do Paço Municipal, com redução de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) entre outros.
"Esse acordo que firmamos é um protocolo de intenções para uma série de ações de revitalização e valorização dos setores históricos da cidade", disse José La Pastina Filho superintendente regional do Iphan. Novos convênios serão firmados para garantir recursos para as obras.
Projetos – Os projetos apresentados no PAC das Cidades Históricas para Curitiba são de responsabilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A maioria dos projetos já está pronta, como o Bonde Turístico.
A ideia é criar um novo circuito de turismo colocando em funcionamento antigos bondes que serviram como transporte coletivo em Curitiba e réplicas dos veículos usados na cidade. O trajeto previsto do bonde partirá da Praça Eufrásio Correia, passando pelo Paço da Liberdade, Passeio Público, Teatro Guaíra e retornando à praça.
Outro importante projeto assinado pelo Ippuc é a transformação do antigo quartel do Exército na Rua Riachuelo, esquina com a Presidente Carlos Cavalcanti em cinema. Quando pronto, o cinema terá duas salas de projeção com 120 lugares em cada uma, além de espaço para cursos e laboratório de edição de imagem e de som.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa
- 27/08/2025 - Premiado no Festival de Berlim, O Último Azul estreia no Cine Passeio com presença do diretor
- 26/08/2025 - Feira do Livro do Festival da Palavra cresce e anima pequenas editoras curitibanas
- 20/08/2025 - Academia Paranaense de Letras vai ganhar busto de Machado de Assis
- 18/08/2025 - Cinemateca de Curitiba exibe três filmes raros em formato original de 35mm
- 18/08/2025 - Pioneira da educação, Júlia Wanderley deixou acervo raro da Curitiba do inÃcio do século 20
- 14/08/2025 - Eduardo Pimentel anuncia programação do III Festival da Palavra de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura