Notícias

09.12.2022 Prefeitura e a Fundação Cultural lamentam a morte do arquiteto Alfred Willer, ex-presidente da FCC

A Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba lamentam a morte do arquiteto Alfred Willer, aos 92 anos, ocorrido na noite de quinta-feira (8/12). O arquiteto foi o primeiro presidente da Fundação Cultural de Curitiba, que no próximo dia 5 de janeiro completa 50 anos de existência. O prefeito Rafael Greca decretou luto oficial de três dias.

O arquiteto nasceu na Tchecoslováquia e imigrou para o Brasil aos 16 anos. Fazia parte do grupo de urbanistas que acompanhou Jaime Lerner nas transformações urbanas da cidade na década de 1970. A FCC nasceu desta perspectiva de preparar Curitiba para as décadas seguintes. Neste período, também foram criados o Teatro Paiol, o Centro de Criatividade, o Museu Guido Viário, a Casa Romário Martins e o Calçadão da Rua Quinze de Novembro.

“Notável arquiteto e urbanista, melomano – primeiro presidente da Fundação Cultural de Curitiba. Foi casado com Marly Willer, notável ceramista e pioneira da Feira de Artesanato do Largo da Ordem, da qual ambos foram criadores, inspirados pelo então prefeito Jaime Lerner. Foi grande e foi nosso”, descreveu o prefeito Rafael Greca.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, também manifestou a tristeza da perda de uma personalidade que foi essencial para a cultura da cidade. “Ele orientou os primeiros passos da Fundação Cultural, permitindo que a FCC chegasse aos 50 anos como uma instituição sólida e essencial para a política cultural de Curitiba”, disse Ana Castro.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar