Institucional
Notícias
15.03.2023Prefeito e presidente da FCC recebem homenagem nos 15 anos do Teatro Positivo
No ano em que completa 330 anos, Curitiba celebra também datas importantes na área da cultura, como os 50 anos da Fundação Cultural de Curitiba e os 15 anos do Teatro Positivo, um dos mais importantes da cidade.
Na noite desta segunda-feira (13/3), o prefeito Rafael Greca e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, participaram da abertura das comemorações do teatro. Greca foi homenageado pelo aniversário da cidade e acompanhou a apresentação do pianista curitibano Estefan Iatcekiw, no lançamento de seu primeiro álbum solo.
O prefeito lembrou que a inauguração do teatro, em 2008, também marcou a celebração dos 315 anos de Curitiba, com a apresentação do tenor catalão José Carreras. E que, 15 anos antes, Carreras encantou os curitibanos na Pedreira Paulo Leminski, no aniversário de 300 anos de Curitiba, em 1993. “Sou muito venturoso de ser o prefeito das duas ocasiões (nos 300 e 330 anos de Curitiba)", disse Greca.
A visão do teatro, da captura do processo de produção coletiva, da educação musical e cênica, é a grande visão da construção da cidadania. A ribalta do teatro é o espaço da democracia, lugar onde o povo pode ter voz e vez e onde os artistas exercem sua excelência”, destacou o prefeito.
Greca foi presenteado com um quadro que replica o painel Saber, Ética, Trabalho e Progresso, do arquiteto e artista plástico curitibano Sergio Ferro, cujo original está na fachada do Teatro Positivo. Ferro é também o autor do painel comemorativo aos 300 anos da cidade que está no Memorial de Curitiba.
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, também foi homenageada com uma réplica do painel Saber, Ética, Trabalho e Progresso. “O Teatro Positivo, desde a sua inauguração, no aniversário da cidade, é um presente e um orgulho para Curitiba. Terceiro maior teatro do país, é palco de relevante programação cultural”, disse. Ana Castro lembrou que a Fundação Cultural de Curitiba também festeja um marco importante, os seus 50 anos. “A Fundação Cultural tem importante participação no fomento da economia criativa e contribui significativamente para a movimentação da cadeia produtiva e na geração de emprego e renda”, destacou.
Com 2,4 mil lugares na plateia, o Teatro Positivo também é palco das comemorações dos 330 anos de Curitiba. Na noite do dia 29 de março, recebe um grande espetáculo para celebrar seu aniversário e o da cidade, com a cantora lírica norte-americana Isabel Leonard, três vezes ganhadora do prêmio Grammy Awards.
Inspiração grega
Por vídeo, o senador Oriovisto Guimarães, fundador do Grupo Positivo, enviou uma mensagem ao prefeito e ao público, em que rememorou a criação do teatro, o terceiro maior do Brasil, e sua importância para a cidade. O teatro fica dentro do campus Ecoville da Universidade Positivo, no bairro Campo Comprido.
“Uma universidade precisa de um teatro para falar de humanidades. Este local significa muito para nós e para a cidade. Foi construído para humanizar e trazer cultura a todos, com tantos shows, musicais, palestras, peças teatrais, concertos, tudo o que enriquece o ser humano”, disse Guimarães.
A arquitetura do espaço, lembrou o senador, foi inspirada no Teatro de Epidauro, na Grécia, construído quase 400 anos antes da Era Cristã, que, com seus lugares dispostos em arcos se destaca até os dias atuais por sua visibilidade e acústica. Mais que um local para apresentações no espaço central, o teatro grego era o local das discussões de toda a pólis (cidade).
Em nome da Câmara Municipal de Curitiba, o vereador Tito Zeglin entregou voto de congratulações ao reitor da Universidade Positivo, Roberto Di Benedetto.
Pianista prodígio
Após as homenagens, o público foi contemplado com a apresentação do pianista curitibano Estefan Iatcekiw, com intepretações do seu primeiro álbum, composto por duas sonatas do russo Sergey Rachmaninov. Aos 19 anos, Iatsékiw é considerado prodígio musical, com reconhecimento internacional por seu altíssimo nível de técnica e expressividade ao piano.
Presenças
O evento contou também com a presença do cineasta Bruno Barreto, do vice-prefeito Eduardo Pimentel, do diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Edson Bueno; do presidente do Grupo Educacional Positivo, Lucas Guimarães; da coordenadora administrativa da Universidade Positivo, Eunice Alcântara; da colaboradora do Grupo Positivo e primeira recepcionista do teatro, Soeli Silvestre; do diretor da UP Experience, Eduardo Faria Silva; da presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: SMCS
imprimir voltar- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba