10.03.2020Posse dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura

Tomaram posse nesta terça-feira (10) os novos membros do novo Conselho Municipal de Cultura de Curitiba para o biênio 2020/2021. A cerimônia foi conduzida pela presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, que também preside o colegiado.

O Conselho Municipal de Cultura, órgão que institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade ligados à cultura, instituído pela lei 11.834 de 2006, tem 50 membros entre titulares e suplentes. Os membros são representantes da sociedade civil organizada, da comunidade artística e cultural, do Poder Executivo Municipal e da Câmara Municipal de Curitiba. O mandato é de dois anos.

“O Conselho permite que a sociedade civil e os segmentos culturais sejam ouvidos, cria visibilidade a tudo o que está sendo realizado no âmbito da cultura do município, possibilita reconhecer as práticas culturais realizadas, fortalece o que os artistas e coletivos culturais estão produzindo, recebe demandas locais, enfim, cria uma sinergia muito importante entre o poder público, os setores da sociedade civil e a comunidade artística”, explicou a presidente da Fundação Cultural.

De acordo com Ana Cristina, muitas ações foram implementadas nos últimos três anos. “Destacamos a retomada já no primeiro ano de gestão dos editais do Fundo Municipal da Cultura, que de 2017 a 2019 alcançou o valor total de R$ 14,7 milhões de investimentos que atenderam diversas linguagens artísticas. Enquanto o Mecenato Subsidiado disponibilizou mais de R$ 53,5 milhões, entre 2017 e 2020, na gestão do prefeito Rafael Greca”, destacou.

O produtor Adriano Esturilho, representante do segmento das artes cênicas, lembrou que o Conselho é palco de debates importantes, como a reformulação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que foi um dos temas tratados pela composição anterior. Segundo ele, um dos desafios dos novos conselheiros é ampliar o diálogo com a Câmara dos Vereadores. “Com isso faremos com que nossas demandas se concretizem mais rapidamente”, disse.

Elton Barz, representando o poder público municipal, destacou que o Conselho existe para promover o encontro. “É um conselho valorizado, atuante, que tem uma casa – o Palácio dos Estudantes – para se reunir e debater os aspectos da cultura. Nesse momento em que estamos vivendo, o início das atividades deste novo colegiado significa a continuidade da democracia, a continuidade do encontro e da conversa. Isso tem sido raro no país e por isso precisa ser comemorado”, afirmou.

A primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura está marcada para o dia 24 de março, no Palacete dos Estudantes.

Confira a relação dos novos membros:

Presidente do Conselho Municipal de Cultura
ANA CRISTINA DE CASTRO

Representantes do Poder Executivo Municipal

Titulares:
JOSE ROBERTO LANCA
ELTON LUIZ BARZ
LOISMARY ANGELA PACHE
MARCELO SALDANHA SUTIL
ANDRESSA WOELLNER DUARTE PEREIRA
TATIANA TURRA KORMAN
RICARDO ANTONIO DE ALMEIDA BINDO