Institucional
Notícias
18.02.2023Personagens do mundo da fantasia abrem programação de carnaval na Marechal
O tempo fechado não intimidou super-heróis e outros personagens da cultura pop que abriram, no começo da tarde deste sábado (18/2), a programação do Carnaval de Curitiba 2023 no centro da cidade. Até a madrugada de domingo a folia toma conta da Rua Marechal Deodoro com diversos blocos e bailinho infantil.
A festa na rua começou com centenas de pessoas, especialmente adolescentes e crianças, fantasiadas de elfo, astronauta, batmam, homem-aranha, mulher-maravilha e vários outros personagens que desfilaram na Marechal Deodoro ao som de música eletrônica.
Esta é a segunda edição do Carnaval Nerd dentro da programação da Prefeitura de Curitiba e reúne entusiastas da cultura pop, especialmente do universo dos games e de histórias em quadrinho. A folia do mundo da fantasia atraiu muitas famílias para brincar na rua.
O casal Cristian e Ramanah Kuzma veio do Tatuquara com os filhos gêmeos Thales e Thomas, de 4 anos, especialmente para o Carnaval Nerd. “Eles gostam muito de super-heróis e quando soubemos que ia ter esse carnaval diferente não tivemos dúvidas, preparamos as fantasias deles e vamos ficar aqui até o baile dos curitibinhas”, disse Ramanah.
O baile infantil para crianças é a segunda atração do Carnaval na Marechal Deodoro, e terá mais sessão também no domingo (19/2), às 15h. Ayla Marques veio do bairro Campina do Siqueira com a filha Ana Maria, de 3 anos. A pequena mulher-maravilha participou em 2020 da primeira edição. “É um programa muito legal para as crianças, e vamos participar sempre que der”, disse Ayla.
Blocos e desfiles das escolas
Às 18h deste sábado começa o grande desfile com a apresentação de blocos carnavalescos. Depois é a vez das escolas de samba do Grupo Especial.
Com brilho, Mocidade Azul homenageia ciência e tecnologia em Curitiba
Amor e prosperidade: Imperatriz da Liberdade homenageia Oxum no Carnaval de Curitiba
Acadêmicos da Realeza festeja 25 anos de samba no desfile do Carnaval de Curitiba
Como já é tradição, o primeiro bloco é o Afoxé, que entra com a missão de fazer a “purificação” da passarela do samba. Depois desfilam os blocos Púrpura, Boêmios e Madames e o Rancho das Flores, formado por idosos atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS).
A primeira escola a desfilar, a partir das 20h50, é Os Internautas, seguida pela Imperatriz da Liberdade (21h55), Acadêmicos da Realeza (23h), Mocidade Azul (00h05), que foi vice-campeã em 2020, fechando com a Enamorados do Samba (01h10), que venceu o concurso daquele ano.
No domingo (19/2) é a vez de entrar na “avenida” as escolas do grupo de acesso. São quatro escolas que disputarão uma vaga no grupo especial.
CARNAVAL 2023 – PROGRAMAÇÃO NA RUA MARECHAL DEODORO
Sábado – 18 de fevereiro
18h – Desfile dos Blocos Carnavalescos ( Afoxé, Púrpura, Boêmios e Madames, e Rancho das Flores)
20h50 – Desfile das Escolas do Grupo Especial (Os Internauts, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza, Mocidade Azul e Enamorados do Samba)
Domingo – 19 de fevereiro
13h – Zombie Walk (concentração na Boca Maldita)
14h – Bloco do Polakinho (saída na Travessa da Lapa)
15h – Baile Infantil
18h – Desfile dos Blocos Carnavalescos (Elas Clube, Unidos de Judá, EcoOrquestra, Pretinhosidade e Fogosa)
21h20 – Desfile das Escolas do Grupo de Acesso (Deixa Falar, Unidos de Pinhais, Leões da Mocidade e Embaixadores da Alegria)
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba