Notícias

27.01.2023Paulo Nobre fala sobre mudanças climáticas e oportunidades na Oficina de Música de Curitiba

 A Oficina Verde, parte da programação da 40ª Oficina de Música de Curitiba, invadiu o Memorial de Curitiba na tarde desta sexta-feira (27/1). Foi lá que o renomado climatologista brasileiro Paulo Nobre falou sobre o papel das florestas no equilíbrio do clima global. A palestra Aquecimento Global, Florestas e Clima no Antropoceno abriu a Oficina Verde e tem uma nova edição neste sábado (28/1), na Cinemateca de Curitiba.

O prefeito Rafael Greca esteve entre os presentes na plateia nesta sexta, junto com a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Ippuc, órgãos responsáveis pela promoção de ações contra as mudanças climáticas na cidade, dentro do Planclima. Secretários municipais e administradores regionais também acompanharam a palestra.

“Fiz questão de convocar a minha equipe para ouvir o climatologista. É um tema urgente e de extrema importância para todos nós”, disse Greca, ao lembrar as ações como a Pirâmide Solar do Caximba e outras iniciativas do Curitiba Mais Energia, o plantio de 100 Mil Árvores por ano, e as duas Fazendas Urbanas da cidade.

Com Guairão lotado, Vanessa da Mata encanta público na abertura da MPB na Oficina de Música de Curitiba
Política ambiental de Curitiba vai inspirar ações em cidade do Espírito Santo
Família Folhas encerra programação de férias em Curitiba com ação de sustentabilidade no Parque Tanguá
Nobre parabenizou os presentes “pela linda cidade” e incentivou o prefeito a criar mecanismos legais para que as medidas continuem a ser tomadas em gestões futuras. Entre os destaques, ele elogiou a largura das calçadas, que incentivam as pessoas a caminharem pelo Centro, e a arborização das vias. “O mundo nunca viveu uma crise tão grande, mas ela também é uma excelente oportunidade de ação”, reforçou.

Oficina Verde

A Oficina Verde tem programação extensa, majoritariamente na Cinemateca de Curitiba, com uma série de cursos e atividades gratuitas voltados às práticas e hábitos de sustentabilidade, desde jardinagem até tratamento de resíduos.

 

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.
Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Compartilhe:

imprimir voltar