Notícias

12.06.2023Oficina de Música de Curitiba oferece cursos de asalato e palestras sobre autoria no mundo digital

O núcleo de música popular brasileira da 40ª Oficina de Música – Edição Especial de Inverno traz em sua programação cursos de instrumentos e shows inéditos, além de um ciclo de palestras com artistas, produtores e profissionais da mídia sobre o mundo digital. Entre os novos cursos está o de ensino de asalato, instrumento de percussão ancestral de origem africana, que vem se popularizando graças à internet e às redes sociais.

A oficina ocorre de 25 de junho a 9 de julho. Direitos autorais, gestão de carreira, empreendedorismo com uso de ferramentas digitais, aplicação da inteligência artificial na autoria musical são temas relevantes e atuais que impactam na profissão. “A carreira musical depende muito desse planejamento. É uma obrigação da Oficina oferecer esses conteúdos”, diz o diretor de MPB da Oficina de Música, João Egashira.

O diretor destaca a participação, como palestrantes, de Jacques Figueras, que trabalha auxiliando artistas a navegar e promover seus conteúdos nas mídias sociais, e Luciana Pegoré, que fez a curadoria das palestras e vai falar sobre criação de música em tempos de Chat GPT.

“Esse tema estimula uma reflexão interessante e profunda sobre a questão da autoria e como utilizar essas ferramentas de forma honesta, de maneira que contribua para o desenvolvimento do mercado e da produção musical”, pontua Egashira

Instrumento ancestral
Além de aulas de instrumentos mais tradicionais, a Oficina de Inverno tem como novidade o curso de asalato e voz, que será orientado por Lari Finocchiaro, pioneira na pesquisa desse instrumento de percussão e de sua aplicação na música brasileira e nos cantos de tradição oral.

O asalato é um instrumento portátil e simples, formado por duas pequenas cabaças cheias de sementes, pedrinhas ou contas unidas com uma corda. É de origem africana, mais especificamente da África ocidental, muito encontrado em Gana, Mali e Senegal. Tornou-se muito popular também no Japão e em Singapura. No Brasil, sua inserção na música é bem recente e viralizou durante a pandemia.

Primeira vez
A edição de inverno também inova com músicos que participam da Oficina pela primeira vez. É o caso do Trio Julio, formado pelos irmãos Magno (percussão), Marlon (violão de sete cordas) e Maycon Julio (bandolim). Estrelas do universo do choro, os irmãos farão um show e darão aulas de seus instrumentos.

Alfredo Del-Pegno vem para o curso de canto sincopado, que diz respeito ao ritmo e a uma forma de cantar característica da MPB. Del-Pegno é um dos artistas mais atuantes de sua geração. Foi indicado ao Grammy Latino em 2022, e agraciado duas vezes com o Prêmio da Música Brasileira, o mais importante do gênero no Brasil.

Grandes shows
Ainda como atrações da MPB, os grandes shows da Oficina de Música – Edição de Inverno trazem para Curitiba a cantora Paula Lima, que ao lado da curitibana Rogéria Holz e convidadas fará um tributo a Rita Lee (28/6); o cantor e compositor Lenine com a Orquestra à Base de Corda (2/7) e Carlinhos Brown com a Orquestra à Base de Sopro (5/7). Esses shows acontecem no Teatro Positivo.

Serviço: 40ª Oficina de Música – Edição Especial de Inverno
De 25 de junho a 9 de julho de 2023
Informações e inscrições pelo site oficinademusica.curitiba.pr.gov.br

A Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com o apoio de Família Farinha, Unespar – Escola de Música e Belas Artes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Centro Cultural Teatro Guaira, UP Experience e Teatro Positivo.

 

Compartilhe:

imprimir voltar