26.02.2010Novo espaço cultural vai abrigar duas salas de cinema

A Fundação Cultural de Curitiba já dispõe do pré-projeto de transformação do antigo quartel da Rua Riachuelo em espaço com infraestrutura para a instalação de duas salas de cinema. A proposta apresentada pelo Ippuc – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba possibilita a reabertura dos Cines Ritz e Luz, cada um com capacidade para 113 lugares. A Fundação estima que até setembro estejam concluídos os projetos arquitetônico, hidráulico e elétrico, quando então será aberta a licitação para a adaptação do espaço.

De autoria dos arquitetos Dóris Teixeira e Mauro Magnabosco, o projeto inicial prevê a utilização do local também para outras atividades relacionadas ao cinema, como salas para cursos, biblioteca, salas de edição de imagem e som, além de um café e áreas de convivência. As salas de exibição receberão equipamentos de última geração.

Com essa estrutura, o novo espaço complementa as ações na área de audiovisual já desenvolvidas pela Cinemateca de Curitiba. A reforma do espaço também atende às diretrizes de revitalização da Rua Riachuelo, na região que abriga outras unidades culturais, como o Paço Municipal e o Solar do Barão.

Enquanto aguarda a elaboração dos projetos, a Fundação vai tratar da venda do imóvel onde funcionava o Cine Luz, na Praça Santos Andrade. O pedido de autorização para a venda será encaminhado à Câmara Municipal e os recursos servirão para financiar parte da construção do novo espaço.