Notícias

05.02.2010Novas unidades e revitalização de espaços na agenda de trabalho da Fundação Cultural

Novos endereços para atender várias comunidades e manutenção de locais que já integram a paisagem cultural da cidade exigem investimentos constantes e vultosos da Fundação Cultural de Curitiba.

Uma programação diversificada e de excelente qualidade não é a única atividade desempenhada com êxito pela Fundação Cultural de Curitiba. O cuidado com os espaços que abrigam as promoções culturais do município, e a abertura de novos endereços para a cultura também ocupam a agenda de trabalho desse órgão da administração pública. Em 2010, está prevista a entrega de mais unidades, paralelamente à continuidade das obras já iniciadas em vários locais, além de intervenções em outros imóveis.

Respondendo pela administração de 45 prédios, a Fundação Cultural de Curitiba vai transformar, em 2010, todas as suas 12 bibliotecas em Casas da Leitura, somando-se às duas unidades – Casa da Leitura Augusto Stresser e Casa da Leitura Manoel Carlos Karam – já em funcionamento. Equipamentos modernos e acervo incrementado estão entre os itens a serem implantados. No próximo mês de março, também será inaugurada a Casa da Leitura da CIC, construída nas antigas instalações da biblioteca.

A região da CIC ganhará ainda um Centro Cultural que será construído graças à parceria firmada entre o município e o Ministério da Cultura – MinC. O Ministério destinou a verba de R$ 1 milhão para a obra, sendo que a Fundação Cultural de Curitiba tem uma contrapartida de mesmo valor. A construção, que depende das licitações que estão em andamento, deverá ter início no segundo semestre deste ano, com entrega prevista para 2011. O Bairro Novo, igualmente, terá seu Centro Cultural, definido com base nas reivindicações da comunidade local. O prédio será construído na Praça José Soares Grobe, na esquina das ruas Lupianópolis e Nova Esperança, no bairro Sítio Cercado. Os projetos de arquitetura já foram aprovados pela FCC e a previsão é de que o lançamento da licitação para contratação de serviços seja feito em 2011.

A reforma do Centro Cultural Portão está em fase adiantada, com todas as obras de infraestrutura já em andamento. Nos primeiros cinco meses de trabalho, foi concluída a troca da cobertura. Depois, tiveram início as adequações previstas nas partes elétrica, hidráulica e de segurança, que serão concluídas ainda neste mês de fevereiro. No mês de março, serão iniciadas as obras que envolvem colocação de portas, vidros, esquadrias, calçamento, entre outras. Na sequência, serão abordados os equipamentos e mobiliários, numa fase que dependerá de licitação a ser lançada ainda neste ano.

Outro destaque fica com o Solar dos Guimarães, unidade de interesse de preservação do Setor Histórico da cidade, que depois de ampla reforma foi transformado num dos mais modernos centros de formação em música eletrônica e mídias digitais. A reforma e o projeto de instalação dos cursos de formação profissional foram feitos em parceria com o Ministério da Cultura. O Solar dos Guimarães tornou-se um “Ponto de Cultura”, seguindo o modelo proposto pelo MinC.

Dotado de infraestrutura específica, o Solar dos Guimarães oferece cursos para o público que tem poucas chances de atuar com mídias digitais, justamente pelo alto custo dos equipamentos. Os alunos têm possibilidade de se especializar e aprofundar conhecimentos, de forma a obter a prática necessária para a sua inserção no mercado de trabalho.

Arte e história – Curitiba conta com as novas instalações do Circo da Cidade, que anima os bairros curitibanos há mais de 30 anos. Batizado de “Zé Priguiça”, em homenagem ao palhaço Zé Priguiça – personagem do artista curitibano Pedro Irineu dos Santos, falecido em 2001 –, o espaço é um importante instrumento do município para a valorização da cultura circense.

Com uma tecnologia que permite escurecer o interior, a lona possibilita abrigar, além das atividades circenses, projeções de filmes, apresentações de dança e peças teatrais, também durante o dia. Os 21 metros de diâmetro do espaço oferecem dois camarins, palco e equipamentos de som e luz. Com capacidade para 300 espectadores, o circo mantém a tradição das arquibancadas para acomodar a plateia.

A revitalização do projeto Circo da Cidade tornou-se realidade por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba. O Circo da Cidade cumpre diferentes trajetos, percorrendo todas as Regionais curitibanas e desenvolvendo suas atividades durante um ano em cada endereço.

A Casa Romário Martins, ícone arquitetônico do Setor Histórico, também passa por restauração e os tapumes da obra foram transformados em suporte para uma exposição de charges de Alceu Chichorro (1896-1977), um dos mais importantes chargistas paranaenses. O local será entregue no próximo mês de março, dentro das comemorações do aniversário da cidade.

Mais obras – Em 2010, a Fundação Cultural de Curitiba continuará a investir na manutenção dos espaços que marcam a paisagem cultural da cidade. Aos cuidados permanentes de pintura, encanamento, reposição de equipamentos e mobiliários, serão somadas ações como a reforma das coberturas do Conservatório de Música Popular de Curitiba e do Teatro do Paiol. Graças ao trabalho de seus funcionários, a Fundação Cultural de Curitiba consegue minimizar seus gastos e maximizar seus recursos para atender às reivindicações da população.