07.04.2021 Luto por Roberto Innocente

A Fundação Cultural de Curitiba lamenta a morte do ator, diretor cênico e dramaturgo Roberto Innocente. Ele faleceu nesta quarta-feira (07/4), no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. Ele tinha 63 anos, estava em plena atividade e é mais uma vítima da covid-19.

Nascido em Pádua, na Itália, Roberto iniciou sua carreira em 1987, na Academia Veneta dello Spettacolo. Aluno de nomes das artes cênicas como Checco Rissone, Dario Fo, Nico Pepe e Carlo Boso, veio ao Brasil em 2005. Na ocasião, atendia ao convite do então regente da Orquestra Sinfônica do Paraná, Alessandro Sangiorgi, para uma montagem operística, e ficar na cidade. Aqui deixa os filhos Fernando e Marisa.

Ao lado de Ana Rosa Tezza e Cléber Pereira Borges, criou o grupo de teatro Arte da Comédia e desenvolveu uma série de trabalhos. Entre eles, estabeleceu uma profícua parceria com o coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Artista talentoso, recebeu diversos prêmios. Entre eles se destaca o troféu Gralha Azul de melhor direção da peça “Aconteceu no Brasil enquanto o ônibus não vem”, em 2008.

“ Lamento profundamente a perda de Roberto Innocente, mestre das artes cênicas. Nosso reconhecimento pelo importante legado e trajetória vitoriosa, que certamente irão continuar inspirando a todos nós", disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Roberto Innocente será cremado nesta quinta-feira (08/4), em horário a ser informado, no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo.