Institucional
NotÃcias
25.05.2010Luciano Ducci e Cafu abrem exposição com camisas históricas de todas as Copas do Mundo
O prefeito Luciano Ducci e os campeões mundiais Cafu, Marcio Santos, Felix, Edu e Pepe abriram na noite desta segunda-feira (24), no Memorial de Curitiba, a exposição A Pátria de Chuteiras, com camisas, chuteiras, fotos, filmes e objetos que contam a história de todas as Copas do Mundo. A exposição fica até 18 de julho, com entrada franca.
A exposição está entre as diversas ações preparadas pela Prefeitura para a Copa 2010 e para recepcionar a Seleção Brasileira, que faz pré-temporada em Curitiba até esta quarta, quando embarca para a Copa da África do Sul. O Brasil estreia na Copa no dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte, às 15h30.
"Curitiba será sede da Copa do Mundo Fifa de 2014 e a cidade já está se preparando com entusiasmo e seriedade para este grande evento do futuro próximo", disse o prefeito Luciano Ducci. "A confiança no presente e o entusiasmo para o futuro são valores importantes, mas neste momento de alegria e otimismo, é fundamental também olharmos para o passado, valorizando sempre a história do futebol e os seus protagonistas, principalmente os que vestiram a camisa de nossa Seleção".
"Curitiba está de parabéns por trazer esta mostra. Tenho certeza que os curitibanos vão apreciar muito e vão se emocionar ao ver esta exposição espetacular", disse Cafu.
A exposição, com curadoria de Ana Gonçalves, veio para a capital numa parceria entre Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Fundação Cafu e Associação dos Campeões Mundiais. "A intenção é levar esta exposição para todo o Brasil", disse Marcelo Neves, presidente da Associação e filho de Gilmar dos Santos Neves, goleiro da Seleção nas Copas de 58 e 62.
Além de Cafu, que disputou as Copas de 94, 98, 2002 e 2006, e venceu em 94 e 2002, os outros títulos brasileiros em Copas foram representados no evento por Pepe (58 e 62), Marcio Santos (94), Edu e Felix (ambos da Copa de 70). "É muito legal reencontrar estes campeões e receber este carinho do público curitibano", disse o ex-goleiro Felix.
Entre as atrações da exposição estão a camisa 100% Jardim Irene, que Cafu usou na final da Copa do Mundo de 2002; a camisa da Itália que Roberto Baggio usou quando perdeu o pênalti na final da Copa de 94, contra o Brasil; as chuteiras usadas por Puskas na Copa de 54; a camisa usada por Beckenbauer em 70; camisas usadas por Pelé e Maradona, chuteiras de Robinho, Kaká, Lucio e Luis Fabiano. "Nossa, nem acredito que estou vendo tudo isso ao lado do Cafu", disse Pedro Marins, 10 anos, que conseguiu autógrafo dos cinco campeões na abertura da exposição.
Também participaram da abertura os vereadores Aladim Luciano, Serginho do Posto, Caíque Ferrante, Juliano Borghetti, Mario Celso e Tico Kuzma; o gestor da cidade para a Copa 2014, Luiz de Carvalho; o presidente da Fundação Cultural, Paulino Viapiana; o secretário de Governo, Luiz Jamur; e o secretário do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo . O Coritiba foi representado por Vilson Ribeiro; o Atlético por Glaucio Geara, e o Paraná Clube pelo vereador Roberto Hinça. "Parabéns à Prefeitura por trazer aos curitibanos esta exposição maravilhosa", disse Mario Celso, líder do governo municipal na Câmara.
Essas e outras relíquias estão na cidade também com o apoio de TAM; revista Placar; Abril Coleções; ArtQuality; VIP Serviço Especiais; Affinite Corretora; Band Curitiba; Duet Marketing; One Sports Business; Sport Service Marketing Esportivo, Hotel Pestana e Sociedade Criativa.
Serviço:
EXPOSIÇÃO A PÁTRIA DE CHUTEIRAS
Data: Até 18 de julho
Local: Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 - Largo da Ordem, Centro)
Horário: Terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados e domingos, das 9h às 15h
Entrada franca
Autor: Secretaria Municial da Comunicação Social
Fonte: (c) Prefeitura Municipal de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão