Institucional
NotÃcias
02.06.2022Junho cheio na Cinemateca: Olhar de Cinema, filmes inclusivos e curtas alemães
O mês de junho será agitado na Cinemateca de Curitiba, com uma extensa programação, com festival, inclusão e curtas alemães
Até a próxima quinta-feira (9/6) o destaque são os curtas e longas-metragens do 11º Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba, com ingressos a preço de meia-entrada (R$ 7, compra exclusiva pelo site do festival).
Três cinemas da Prefeitura integram festival internacional de filmes
A Cinemateca exibirá um total de 24 filmes do festival, sendo que sete deles só poderão ser assistidos neste espaço da prefeitura. São eles: Senhoritas em Uniforme, NotÃcias de Casa, Nade ou Afunde e At Land, A Concha e o Clérigo e Pelo rio abaixo e O Trio em Mi Bemol (que faz parte da mostra competitiva, a principal do festival).
No último dia (9/6), a Cinemateca irá reprisar quatro dos filmes premiados durante a cerimônia de encerramento do Olhar de Cinema: os vencedores das mostras Novos Olhares (15h45), Outros Olhares (18h) e Competitiva (20h), além do melhor longa-metragem brasileiro dentre essas três mostras (13h45).
Programação gratuita
Após o festival, a programação terá sequência, sempre com entrada gratuita.
No sábado (11/6), o Cinema de Inclusão, que traz filmes com acessibilidade para o público com deficiência visual, exibirá o clássico nacional O Pagador de Promessas (1962). No mesmo dia, às 19h30, o longa de terror Demência 13, de Francis Ford Coppola, como parte do Cineclube Unihorror.
No domingo (12/6), haverá uma sessão da mostra Arqueologia da Invenção: Pioneiros do Cinema, que envolverá também um debate com os organizadores.
Curtas-metragens alemães
No fim de semana de 18 e 19/6 é a vez da Mostra Short Export, exibindo curtas alemães. Finalmente, dos dias 22 a 26 (quarta à domingo), será realizada a primeira edição do Pan Cinema Experimental: Festival Internacional de Curitiba.
CINEMATECA EM JUNHO
Dias 1º a 9
11º Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba
Programação
Dia 11
15h – O Pagador de Promessas (audiodescrição e legendas)
19h30 – Demência 13 (Cineclube Unihorror)
Dia 12
19h – Arqueologia da Invenção: Pioneiros do Cinema – Experimentos Americanos
Dias 18 e 19
Mostra Short Export
Dias 22 a 26
Pan Cinema Experimental: Festival Internacional de Curitiba
imprimir voltar
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa
- 27/08/2025 - Premiado no Festival de Berlim, O Último Azul estreia no Cine Passeio com presença do diretor
- 26/08/2025 - Feira do Livro do Festival da Palavra cresce e anima pequenas editoras curitibanas
- 20/08/2025 - Academia Paranaense de Letras vai ganhar busto de Machado de Assis
- 18/08/2025 - Cinemateca de Curitiba exibe três filmes raros em formato original de 35mm
- 18/08/2025 - Pioneira da educação, Júlia Wanderley deixou acervo raro da Curitiba do inÃcio do século 20
- 14/08/2025 - Eduardo Pimentel anuncia programação do III Festival da Palavra de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura