30.04.2020 Inscrições para edital FCC Digital começam nesta sexta, 1º de maio

As inscrições para o edital de seleção de conteúdos audiovisuais do programa FCC Digital começam às 18h desta sexta-feira (1º/5) e permanecem abertas até às 12h do dia 7 de maio, no site do Sisprofice (www.sic.cultura.pr.gov.br).

O edital foi lançado no dia 14 de abril e, nesse período de 15 dias, esteve disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba para que os interessados tivessem tempo de preparar o material e a documentação necessária para participar.

O objetivo é apoiar os artistas curitibanos afetados pelo cancelamento de espetáculos e fechamento de espaços culturais e, ao mesmo tempo, oferecer produtos culturais para a população via internet, especialmente durante o período de quarentena de enfrentamento do coronavírus. As propostas selecionadas serão veiculadas nas redes sociais da Fundação Cultural.

Valor

O valor total do edital é de R$ 450 mil, para contemplar 300 projetos no valor de R$ 1.500,00 cada. Os proponentes podem ser pessoas físicas ou pessoas jurídicas enquadradas nas modalidades MEI (micro-empreendedor individual), EI (empreendedor individual) e EIRELI (empresa individual de responsabilidade limitada), domiciliadas em Curitiba.

Quem pode participar

Podem participar artistas que tenham vídeos autorais próprios nas áreas de artes visuais, cinema, dança, literatura, música, patrimônio cultural, teatro, circo e manifestações culturais tradicionais, como curtas-metragens, videoclipes, monólogos, leituras, contação de histórias, clipoemas, videodança ou espetáculos de dança, teatro e música, arte digital, animações, exposições virtuais, documentários, números de circo e comédia filmados, e também vídeo-aulas de técnicos da área da cultura, como produtores, iluminadores, técnicos de som, cenotécnicos, cenógrafos, maquiadores, figurinistas, roadies, entre outros.

Critérios

Considerando as instruções de isolamento social dadas pelas autoridades sanitárias, os artistas podem apresentar propostas de vídeos solo, produzidos a qualquer tempo até o prazo final de inscrição; ou de vídeos coletivos produzidos até 15 de março de 2020, véspera da data em que foi decretada Situação de Emergência em Saúde Pública no Município de Curitiba em razão da pandemia do coronavírus (Decreto Municipal 421 de 16/03/2020). Neste caso, os artistas precisam assinar uma Declaração de Veracidade, atestando que o material coletivo foi produzido antes da data do decreto.

Os vídeos devem ter no mínimo 33 segundos e no máximo aproximadamente 60 minutos de duração, com qualidade de resolução, conforme as orientações e especificações recomendadas pela plataforma Youtube, onde deverão ser disponibilizados por meio de link. Os projetos passarão por duas etapas de validação: a primeira de análise da documentação exigida pelo edital e a segunda de análise do mérito das propostas.

Os vídeos devem ter classificação indicativa livre. Os projetos contemplados serão apresentados nas mídias sociais da Fundação Cultural de Curitiba no período compreendido entre maio de 2020 a maio de 2021.

Confira aqui o edital

Acesse aqui um passo a passo de como se cadastrar como agente cultural no Sisprofice