Notícias

14.04.2023Ilíada em Libras e exposição sensorial ocupam espaços da Fundação Cultural de Curitiba

Em abril, ganham destaque em alguns espaços da Fundação Cultural de Curitiba eventos culturais com propostas de inclusão de pessoas com deficiência. O Museu Municipal de Arte (MuMa), no Portão Cultural, abriga a exposição Imersão, de Daniel Dach, produzida em coautoria com pessoas surdas e cegas.

O Teatro Novelas Curitibanas, no São Francisco, será palco da peça Ilíada, de Homero, interpretada em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Na Gibiteca de Curitiba, haverá ações voltadas à conscientização sobre o autismo.

Imersão

Em cartaz no Museu Municipal de Arte – Portão Cultural até 30 de maio, a exposição Imersão, do artista visual Daniel Dach, é composta por duas videoinstalações. Em uma delas, denominada Papo Reto, o artista utiliza tecnologia e técnicas modernas de comunização para elaborar uma instalação sensorial voltada para pessoas com deficiência auditiva e visual.

Nesta instalação, o Dach grava os movimentos das pessoas conversando em libras, estimulando conversas entre as pessoas com deficiências. “A ideia é apresentar para o público projeções destas pessoas se comunicando, falando a mesma língua de formas múltiplas, ou seja, libras, sinais, códigos auditivos. O propósito é desmistificar as diferenças e mostrar que a arte se comunica com todos independentemente do método da linguagem”, explica o artista.

A outra videoinstalação, denominada Janela Aberta, discute sobre anonimato, inclusão social, relevância presencial e o confinamento. Como parte da obra, foi construído um cubo com duas janelas na altura dos olhos do espectador, para que este visualize sua imagem projetada.

Daniel Dach executou o projeto em parceria com o Instituto Paranaense de Cegos e contou com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba.

Clássico em Libras

Em uma iniciativa inédita, um dos grandes clássicos da Grécia Antiga foi traduzido e interpretado na Língua Brasileira de Sinais. Ilíada em Libras – Canto I estreia na quinta-feira (20/4), no Teatro Novelas Curitibanas, e fica em cartaz até 30 de abril, com sessões gratuitas. A montagem é da Cia Iliadahomero em parceria com a Fluindo Libras, uma produtora cultural que atua na tradução de Libras para cinema e espetáculos teatrais.

Ilíada em Libras tem direção de Octavio Camargo (ouvinte) e Rafaela Hoebel (surda). No palco, o ator Jonatas Medeiros (ouvinte) atua em uma performance ao mesmo tempo em que interpreta em Libras o poema narrado por Fernando Marés.

De acordo com o diretor, foram necessários dez anos de pesquisas e processo criativo para chegar ao espetáculo. A peça também foi realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba.

Autismo

Na Gibiteca de Curitiba continuam as ações do mês de conscientização sobre o autismo. No domingo (16/4), às 14h, a Gibiteca promove em parceria com a Abraça (Associação Brasileira de Autistas) um piquenique de jovens e adultos autistas. A atividade será no Centro de Artes Guido Viaro, no bairro Capão da Imbuia.

Na segunda-feira (17/4), às 19h, será realizada no mesmo local a palestra Autismo e o desenho como forma de comunicação, com Celina Pacheco e Fúlvio Pacheco, coordenador da Gibiteca. Os dois eventos são abertos ao público e não é necessário fazer inscrição.

Serviço
Exposição Imersão
Local: Museu Municipal de Arte – Centro de Arte Digital – Portão Cultural
Endereço: Avenida República Argentina, 3.430
Datas e horários: até 30 de maio, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Grátis

Espetáculo Ilíada em Libras – Canto I
Local: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – Centro
Datas e horários: de 20 a 30 de abril, de quinta-feira a domingo, às 20h.
Classificação: livre
Grátis

Conscientização sobre o autismo – atividades da Gibiteca de Curitiba
Local: Centro de Artes Guido Viaro
Endereço: Rua Francisco Mota Machado, 490 – Capão da Imbuia
Datas e horários: dia 16, às 14h (piquenique) e dia 17, às 19h (palestra Autismo e o desenho como forma de comunicação)
Classificação: livre
Grátis

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar