Institucional
NotÃcias
21.06.2024II Festival da Palavra de Curitiba atraiu um público diversificado de 10 mil pessoas
Mais de 10 mil pessoas circularam pelo centro histórico nesta semana, público que participou do II Festival da Palavra de Curitiba. O evento literário da capital paranaense que começou no domingo (16/6) e vai até este sábado (22/6), atraiu pessoas de diferentes partes do Brasil, tanto dentro quanto fora do mundo da literatura.
O Festival da Palavra vem se consolidando como uma importante semana cultural na cidade, fomentando também a economia criativa local. Promovido pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, contou com a presença de mais de 200 convidados, entre grandes nomes da literatura nacional e internacional, além de oficinas, performances, filmes, espetáculos e uma feira do livro.
Raquel Wandelli e o marido, Moacir Loth, jornalistas culturais, vieram de Florianópolis, Santa Catarina, para aproveitar toda a programação do II Festival da Palavra. O casal está hospedado em um hotel da região central e desde o primeiro dia assiste a todos os bate-papos.
"A forma como o festival foi ofertado é muito democrática, tudo gratuito, em espaços públicos, algumas atividades ao ar livre. Isso é muito bacana, tirar a literatura do altar das academias e trazê-la para a cidade," afirmou Raquel.
Com 15 expositores, a feira do livro dentro do Memorial de Curitiba apresentou editoras e livreiros locais e convidados. Com mais de 200 obras em exposição, a feira contou com livros feitos de forma artesanal, obras de autores locais e incentiva o comércio local.
O curitibano Lucas Matheus, de 22 anos, aproveitou para conhecer a feira do livro no Memorial de Curitiba. O jovem faz mestrado em computação e tem um envolvimento com a literatura desde a infância, com leituras de ficção e atualmente poesia.
Como parte da programação do festival, 16 oficinas gratuitas foram oferecidas. As oficinas, ministradas por artistas e escritores consagrados, ensinaram sobre a palavra transformada em prosa, poesia, imagem, música e teatro.
Em uma atividade de multilinguagem, PatrÃcia Machado Daudt participou da oficina mediada pela artista Miss G, em que apresentou a arte burlesca. "Acho uma forma muito diferente de olhar para a palavra, incluir ela dentro da dança, no que a gente tem de enrustido, e trabalhar o corpo com ela. Essa é a importância do festival, desenvolver essa arte que nós temos dentro de nós", comentou PatrÃcia.
O Festival da Palavra vai até este sábado (22/6), com o show da cantora e atriz Zezé Motta, no Canal da Música, às 21h. O show é gratuito e os ingressos devem ser retirados pelo Guia Curitiba.
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa
- 27/08/2025 - Premiado no Festival de Berlim, O Último Azul estreia no Cine Passeio com presença do diretor
- 26/08/2025 - Feira do Livro do Festival da Palavra cresce e anima pequenas editoras curitibanas
- 20/08/2025 - Academia Paranaense de Letras vai ganhar busto de Machado de Assis
- 18/08/2025 - Cinemateca de Curitiba exibe três filmes raros em formato original de 35mm
- 18/08/2025 - Pioneira da educação, Júlia Wanderley deixou acervo raro da Curitiba do inÃcio do século 20
- 14/08/2025 - Eduardo Pimentel anuncia programação do III Festival da Palavra de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura