Institucional
Notícias
28.01.2025Hélio Ziskind e crianças do MusicaR reúnem famílias inteiras para cantar trilhas infantis
Uma noite de cantoria, diversão e emoção dedicada ao público infantil marcou a 42ª Oficina de Música de Curitiba nesta segunda-feira (27/1). O compositor Hélio Ziskind, conhecido por canções de programas infantis como Rá-Tim-Bum, Glub Glub e Cocoricó, lotou as 2.200 cadeiras do Teatro Guaíra. O evento reuniu crianças e famílias inteiras em uma apresentação que celebrou a infância e a cultura musical.
O show começou com músicas recentes de Hélio, como Nos Dias Quentes de Verão, e gradualmente incorporou sucessos como Banho é Bom, que fez pais e filhos cantarem juntos. A apresentação ganhou um toque especial quando Hélio convidou crianças do programa de musicalização infantojuvenil MusicaR, da Fundação Cultural de Curitiba, para dividir o palco. Entre elas, os irmãos gêmeos Sebastian e Ezequiel David Graffe Machin, de 11 anos, que dividiram o vocal na interpretação de Barquinho de Papel.
Encontro de gerações
Além das performances emocionantes, o espetáculo destacou o protagonismo infantil. Os irmãos gêmeos, alunos do MusicaR na Regional Fazendinha há três anos, também contribuíram nos ensaios, sugerindo ajustes no palco.
“Estou muito feliz e nervoso de me apresentar em um teatro assim e tão cheio de gente”, disse Ezequiel. Já Sebastian relatou orgulhoso. “Eu vi que nós dois estávamos muito perto no palco e nossos gestos iriam se chocar, então sugeri para ficarmos um pouco mais longe”. Todas as sugestões foram acatadas por Hélio.
No encerramento, 89 crianças do MusicaR se uniram a Hélio no palco, emocionando o público e celebrando o poder transformador da música. O educador Leandro Barbosa, que levou alunos do projeto social Avante, destacou a importância de iniciativas como essa. “Nenhuma dessas crianças tinha entrado em um teatro antes. É essencial elevar o nível cultural delas”, disse Leandro.
Angélica Yfa Nadalini, que acompanhou o filho Lucas, de 8 anos, também comemorou o momento. “Foi emocionante compartilhar isso com ele. Esses programas marcaram minha infância e agora vivemos juntos essa experiência cultural”, comentou.
O espetáculo contou com a presença de Marino Galvão Jr., presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Juliana Midori, diretora-executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), e Janete Andrade, diretora artística da Oficina de Música.
A 42ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Hard Rock Cafe e Bicicletaria Cultural.
imprimir voltar
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão