07.08.2017Greca dá posse aos novos membros do Conselho Municipal de Cultura

O novo Conselho Municipal de Cultura de Curitiba toma posse na próxima terça-feira (8), em cerimônia às 17h30, no Salão Brasil (sede da Prefeitura). Serão empossados pelo prefeito Rafael Greca os membros que representam a administração pública, a sociedade civil e a comunidade artística organizada.

O Conselho Municipal de Cultura, órgão que institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade ligados à cultura, é constituído por 50 membros titulares e suplentes. Nove vagas titulares e nove suplentes são reservadas para os representantes da sociedade civil organizada. Aos representantes da comunidade artística e cultural são destinadas sete vagas titulares e sete suplentes. Os demais membros são representantes do Poder Executivo Municipal e da Câmara Municipal de Curitiba. O mandato é de dois anos.

A escolha dos membros do Conselho é um processo democrático. Os membros da sociedade civil foram eleitos pela comunidade. A população votou nos núcleos da Fundação Cultural de Curitiba nas Ruas da Cidadania e cada uma das Regionais elegeu um titular e um suplente. Os integrantes da classe artística foram escolhidos pelas entidades representativas do setor.

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcelo Cattani, que por determinação legal também preside o Conselho, destaca o papel do colegiado na elaboração e fiscalização das políticas públicas de cultura. “É o órgão por meio do qual se dá o exercício da cidadania e o debate produtivo entre o poder público e a sociedade sobre os rumos traçados para a área cultural da cidade”, diz.

Serviço:
Posse do novo Conselho Municipal de Cultura (biênio 2017-2019)
Local: Salão Brasil – Prefeitura de Curitiba
Data e horário: 8 de agosto de 2015 (terça-feira), às 17h30

Membros do Conselho Municipal de Cultura (2017-2019)

Presidente do Conselho Municipal da Cultura:
MARCELO SIMAS DO AMARAL CATANI;

Representantes do Poder Executivo Municipal Titulares:
ANA CRISTINA DE CASTRO;
JOSE ROBERTO LANÇA;
ELTON LUIZ BARZ;
LOISMARY ANGELA PACHE;
SIMONE ZAMPIER DA SILVA;
TATIANA TURRA KORMAN;
MIGUEL ANTONIO LEONI GAISSLER;
Suplentes:
MARCELO SALDANHA SUTIL;
CRISTIANO AUGUSTO SOLIS DE FIGUEIREDO MORRISSY;
ANGELINA NETSKA BALAGUER;
ELI PEREIRA DA SILVA;
MARIA SILVIA BACILA WINKELER;
TAYENE COELHO GONÇALVES DE OLIVEIRA;
LAERCIO LEONARDO DE ARAUJO.

Representantes da Sociedade Civil
Regional Bairro Novo Titular: CLAUDIO ANTONIO DE OLIVEIRA; Suplente: ELAINE SOARES DA SILVA.
Regional Boa Vista Titular: JANDIRA PESSIN; Suplente: MARCELO SIMÕES. Regional Boqueirão Titular: MARCIO ROBERTO GONÇALVES; Suplente: RONALDO CORDEIRO JUNIOR.
Regional Cajuru Titular: JUVENCIO CARDOSO; Suplente: DANIELE NEUSARA MACHADO.
Regional CIC Titular: IGOR MONTEIRO FERREIRA; Suplente: RODRIGO BRITO SOBRINHO PINHEIRO.
Regional Matriz Titular: ADRIANO OLIVEIRA ESTURILHO; Suplente: MARCIA CRISTIANE DALL’OGLIO DE MORAIS.
Regional Pinheirinho Titular: VANINA GIUSTI GALIANO; Suplente: SALETE BENETTE BOING.
Regional Portão Titular: GEHAD ISMAIL HAJAR; Suplente: GILMAR CARLOS DA SILVA.
Regional Santa Felicidade Titular: ANA LUCIA LEITE MORO VIEIRA; Suplente: RODRIGO EDUARDO B. RAIMUNDO.

Representantes da Comunidade Artística
Artes Cênicas Titular: EDUARDO GIACOMINI MARTINS; Suplente: LEONARDO M. BERTOLETTI.
Artes Visuais Titular: JOSÉ AUGUSTO TULIO FILHO; Suplente: MANUELLA DE GODOY E SILVA.
Audiovisual Titular: NELSON HENRIQUE SETTANI.
Folclore, Artesanato, Cultura Popular e demais Manifestações Culturais Tradicionais Titular: BLANCA HERNANDO BARCO; Suplente: ERIKA BERGAMO SANTIAGO. Música Titular: MATHEUS MARCELUS DE OLIVEIRA; Suplente. RODOLFO COSTA DOS REIS.
Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Titular: GESSE FERREIRA LIMA; Suplente: MARCIO DA SILVEIRA MARINS.
Literatura Titular: EVALDO PEDROSO DE PAULA E SILVA.

Representantes da Câmara Municipal de Curitiba Titulares: JULIETA MARIA BRAGA CÔRTES FIALHO DOS REIS; KÁTIA KITTRICH. Suplentes: MARIA DE LOURDES BESERRA DE SOUSA; CRISTIANO SANTOS.