Notícias

26.12.2013Grandes eventos marcaram o calendário cultural em 2013

A 31ª Oficina de Música de Curitiba abriu o calendário de eventos em 2013, antecipando um ano com muitas iniciativas para fortalecer o movimento cultural na cidade. Além da Oficina de Música, o Carnaval, o aniversário de Curitiba e a Corrente Cultural foram alguns desses grandes eventos tradicionais, promovidos pela Fundação Cultural de Curitiba.

A Oficina de Música de Curitiba comemorou muitas conquistas em 2013, a começar pela sua inserção no calendário oficial de eventos da cidade. Considerado o mais importante festival do gênero na América do Sul, a Oficina soma mais de três décadas de existência em edições ininterruptas.

Neste ano, o evento atraiu 19 mil pessoas, que prestigiaram 129 concertos, shows e outras atrações, entre os dias 9 e 29 de janeiro, boa parte com entrada gratuita ou a preços populares. A programação pedagógica ofertou 96 cursos ministrados por 108 professores vindos de 17 países diferentes. Os cursos tiveram 1,9 mil alunos inscritos, vindos de todo o Brasil e de outros países. 

Com bailes pré-carnavalescos nas regionais, abertos à comunidade e animados pelo Cortejo Real (Rei Momo, rainha e princesas do Carnaval) e por blocos tradicionais, como o Garibaldis e Sacis, Curitiba deu início a uma de suas festas mais populares.

O ponto alto foi o desfile dos blocos carnavalescos e das escolas de samba de Curitiba, que este ano fez uma homenagem especial a Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, falecido em dezembro de 2012.  Após um desfile de muito brilho e originalidade, levando para a Avenida Cândido de Abreu o enredo “Salve Jorge, o Santo Guerreiro”, a Escola de Samba Acadêmicos da Realeza ganhou o título pelo segundo ano consecutivo.  

O aniversário de 320 anos de Curitiba foi marcado com muita música e performances teatrais. As Ruínas de São Francisco, no Centro Histórico, foi o palco privilegiado para algumas das principais bandas da cidade. A programação alusiva ao aniversário também ofereceu espetáculos gratuitos de músicos locais em diferentes regiões da cidade, durante o mês de março. As apresentações aconteceram em parques, escolas e Ruas da Cidadania a população.

Sucesso absoluto foi alcançado também na edição 2013 da Corrente Cultural, que em novembro tomou ruas e praças do centro e dos bairros de Curitiba, com diversas atrações. A grande festa ficou reservada para o fim de semana dos dias 9 e 10 de novembro, com os shows com mais de 50 bandas curitibanas e de vários artistas nacionais, como Lenine, Moraes Moreira, Guilherme Arantes, A Cor do Som, Paulinho Moska, Tiago Iorc e Gaúcho da Fronteira.

Oito palcos foram montados no centro da cidade, oferecendo uma sequência de espetáculos que começaram no sábado ao meio-dia e se entenderam até o final da noite de domingo. Segundo estimativas da organização, 300 mil pessoas participaram durante toda a semana do evento.

A Corrente Cultural 2013 rendeu uma homenagem especial ao maestro Waltel Branco, que esteve na abertura oficial e participou de um dos shows no palco da Praça Carlos Gomes. “Foi uma festa maravilhosa. A cidade inteira participou e tudo ocorreu com tranquilidade, alegria e grande presença dos curitibanos”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet.

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, destacou a oportunidade oferecida às bandas locais. “Temos que fortalecer e valorizar a música curitibana, dando oportunidade aos músicos de mostrar o seu trabalho, dando-lhes o devido valor e apoio”, disse.

Cordiolli também enalteceu a parceria entre as instituições que viabilizam o festival, especialmente a Prefeitura de Curitiba, a Secretaria de Estado da Cultura, o Sesi-PR e a Fecomércio-PR/Sesc-PR. “A Corrente Cultural só é possível graças ao empenho e participação dos parceiros, tanto os realizadores quanto os apoiadores, que se unem em prol da cultura da cidade”, completou. 

A Fundação Cultural de Curitiba já se prepara para o ano que vem, antecipando-se na organização da próxima Oficina de Música e do Carnaval. Outro grande evento já está sendo planejado para 2014 – a Fan Fest, que integra a programação da Copa do Mundo de Futebol. A FCC é responsável pela Fan Fest (espaço oficial para a exibição dos jogos, acompanhada de programação cultural) e demais atrações culturais alusivas à Copa.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar