Notícias

10.12.2020 Fundação Cultural divulga resultado final do edital da Lei Aldir Blanc – para manutenção de espaços

A Fundação Cultura de Curitiba, responsável pela execução da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020) na esfera municipal, publicou nesta quarta-feira (09/12) o resultado final do edital 037/2020, beneficiando 126 espaços culturais independentes – com a concessão de subsídios para a sua manutenção. O Edital 037/2020 foi dirigido a teatros independentes, pontos de cultura, circos, escolas de música e dança, museus e bibliotecas comunitárias, cineclubes, produtoras de cinema e vídeo, sebos, editoras e livrarias, galerias de arte, ateliês de moda, entre outros inúmeros espaços e atividades artísticas e culturais relacionadas pela Lei Aldir Blanc.

Confira aqui a relação dos aprovados.

O edital 038/2020 da Lei Aldir Blanc – Fomento, que concede apoio financeiro para a produção de projetos culturais, está em fase de análise de recurso quanto à seleção preliminar e o resultado final deverá ser divulgado nos próximos dias. Destinado a ações emergenciais de apoio ao setor cultural, por meio de fomento à produção e difusão de produtos culturais digitais, o Edital 038/2020 é voltado à manutenção de agentes, espaços, iniciativas, cursos, desenvolvimento de atividades de economia criativa, manifestações culturais, produções audiovisuais, bem como a atividades que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas em redes sociais.

O repasse dos valores aos contemplados nos dois editais será feito ainda neste mês de dezembro. O valor total disponibilizado para o apoio ao setor cultural de Curitiba pela Lei Aldir Blanc é de R$ R$ 11.965.763,82.

O setor cultural foi um dos mais afetados pela crise sanitária e pelas medidas de distanciamento social, sendo, provavelmente, um dos últimos a retomar plenamente suas atividades. Os recursos oriundos da Lei Aldir Blanc, juntamente com os valores disponibilizados por editais próprios da Fundação Cultural de Curitiba e do Fundo Municipal da Cultura, minimizam os impactos da pandemia sobre os trabalhadores da cultura, gerando emprego e renda e contribuem com os demais setores da economia da cidade.

Fonte: Fundacão Cultural de Curitiba