Institucional
Notícias
20.01.2023Fundação Cultural de Curitiba recebe a visita do presidente da Câmara de Vereadores
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, recebeu na manhã desta sexta-feira (20/1) a visita oficial do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, recém-eleito presidente da Casa para o biênio 2023-2024.
No encontro, a presidente da FCC pediu o apoio do vereador para colocar em pauta o projeto de nova redação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, encaminhado no ano passado pelo prefeito Rafael Greca.
“Essa é uma demanda de extrema importância para a classe artística, para fomentar a produção cultural, beneficiando a população. Por isso, solicitamos ao presidente da Câmara atenção a esse projeto, para que sejam convocadas as audiências públicas e que a nova lei seja aprovada o mais breve possível”, disse Ana Castro.
A presidente da FCC destacou que a proposta que chegou à Câmara foi construída democraticamente, em várias reuniões e audiências com o Conselho Municipal da Cultura, a classe artística, os produtores e empreendedores culturais, com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais os mecanismos existentes, em benefício da comunidade artística e de toda a população. Para Ana Castro, a discussão no Legislativo garante mais uma oportunidade de a classe artística levar a sua contribuição.
Fachinello se colocou à disposição para parcerias e para viabilizar a tramitação de projetos da área cultural. “A ideia é colocar a Câmara no processo de discussão dessa nova lei, com a participação dos vereadores, mas também abrindo para a sociedade, para que ela possa opinar e contribuir ainda mais na aprovação dessa lei tão importante para a cultura da cidade”, disse o presidente do Legislativo municipal.
Na reunião também foram discutidas parcerias para as comemorações dos 330 anos de Curitiba, no próximo mês de março e durante todo o ano de 2023. O vereador ainda conheceu trabalhos do artista Rafael Sartori, que atua no ateliê de esculturas do Memorial Paranista, visando parcerias para a confecção de peças artísticas que possam ser utilizadas como troféus em homenagens da Câmara.
Participaram da reunião o diretor geral da Câmara de Vereadores, Glauco Requião, o diretor administrativo-financeiro da Fundação Cultural de Curitiba, Cristiano Morrissy e o escultor Rafael Sartori.
O projeto
O projeto de lei que dá nova redação à Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei Complementar nº 57, de 8 de dezembro de 2005) foi encaminhado à Câmara Municipal de Curitiba pelo prefeito Rafael Greca no dia 6 de setembro de 2022. O texto contém várias mudanças que se ajustam às atuais demandas do setor cultural e atendem a maioria das reivindicações da classe artística.
Com a revisão proposta pela Prefeitura, o Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba (com esta nova denominação), que inclui as modalidades do Fundo Municipal da Cultura de Curitiba e o Mecenato Subsidiado, terá inúmeras melhorias.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa
- 27/08/2025 - Premiado no Festival de Berlim, O Último Azul estreia no Cine Passeio com presença do diretor
- 26/08/2025 - Feira do Livro do Festival da Palavra cresce e anima pequenas editoras curitibanas
- 20/08/2025 - Academia Paranaense de Letras vai ganhar busto de Machado de Assis
- 18/08/2025 - Cinemateca de Curitiba exibe três filmes raros em formato original de 35mm
- 18/08/2025 - Pioneira da educação, Júlia Wanderley deixou acervo raro da Curitiba do início do século 20
- 14/08/2025 - Eduardo Pimentel anuncia programação do III Festival da Palavra de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura