Institucional
NotÃcias
07.07.2017 Fundação Cultural de Curitiba lamenta a morte do artista plástico Jair Mendes
A Fundação Cultual de Curitiba lamenta a morte do artista Jair Mendes, ocorrido nesta quinta-feira, reconhecendo seu importante legado para a instituição e para as artes plásticas paranaenses.
Jair Mendes trabalhou na Fundação Cultural até o final da década de 1980, orientou ateliês do Centro de Criatividade de Curitiba e dirigiu o Museu Guido Viaro de 1975 a 1988, enquanto o museu ainda era mantido pela FCC. Sob sua coordenação, o museu mantinha uma intensa programação de atividades, exposições e mostras, tanto de nomes reconhecidos nacionalmente como de novos talentos. Foi uma importante referência para toda uma geração de artistas curitibanos.
Pintor, desenhista e gravador, Jair Mendes se formou na Escola de Música e Belas Artes e na Universidade Católica do Paraná. Fez estágios no Centro Georges Pompidou, em Paris, e na Academia di Belle Arti di Brera, na Itália. Suas obras estão em acervos públicos e particulares do Brasil e exterior. Jair Mendes foi também diretor da Fundação Cultural de Joinville e do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (2003-2005).
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 16/04/2025 - Nota de Solidariedade à PUCPR
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão